Minha Conexão

Saiba quais são as vantagens e benefícios da conexão HPNA

Confira aqui quais são todas as vantagens e benefícios da rede HPNA, e por que você deve fazer um teste de velocidade da sua internet.

A tecnologia de acesso Home Phoneline Network Alliance, ou HPNA, é uma rede que possibilita a transmissão de dados, imagens e voz pelo mesmo cabeamento de telefone ou coaxial.

Este padrão vem sendo desenvolvido desde a década de 1990, inicialmente pensado para conectar dispositivos via interface Ethernet. Logo no começo, alcançava velocidade de transmissão muito baixa, de 1 Mbps.

Com seu desenvolvimento, a velocidade chega a 160 Mbps e, com isso, é possível estabelecer serviços de banda larga e voz com a mesma tecnologia. A transmissão de TV, por outro lado, não usa a banda de dados, pois se encontra em frequências mais altas.

Confira aqui mais afundo quais os benefícios e vantagens de se usar a tecnologia HPNA:

comparar

A sua internet está travando muito?

Teste sua velocidade e veja se você está recebendo a velocidade contratada!

TESTE DE VELOCIDADE

Tecnologia HPNA: Vantagens e Benefícios

Além de permitir alta velocidade de internet, a tecnologia que estamos tratando consegue tornar um provedor ainda mais forte e competitivo.

A rede HPNA conta com menores custos, seja com os equipamentos, com os cabos ou com a instalação, quando comparada à tecnologia de fibra óptica.

Levando um condomínio como exemplo: Os cabos que distribuem o sinal de TV de antenas coletivas podem ser bem reaproveitados com a HPNA.

Nesses mesmos lugares, a estabilidade do sinal de dados também é beneficiada: a frequência do sinal de TV não causa interferência.

Além disso, levando em consideração o fato de que a estrutura é distribuída via cabeamento coaxial ou de telefonia já existente, há maior proteção contra roubo de sinal e mais confiança (quando fazemos uma comparação com uma rede via rádio ou wi-fi, por exemplo).

Como dissemos anteriormente, a rede HPNA apresenta menores custos em relação à tecnologia de fibra óptica, considerando equipamentos, como cabos, e também a instalação.

Em prédios e condomínios existe uma facilidade ainda maior para instalação do cabeamento, já que os cabos existentes de distribuição de sinal de TV da antena coletiva podem ser reaproveitados.

A frequência do sinal de TV não tende a causar interferências no sinal de dados da HPNA e, por ser distribuída via cabeamento já existente, ou coaxial, existe toda uma questão de segurança envolvida, que é maior do que em outras opções de rede.

É possível também conciliar o uso da tecnologia HPNA com outras. Por exemplo, provedores que utilizam da tecnologia via rádio para disponibilizar internet aos condomínios são clientes em potencial para a rede HPNA, pois podem usar o rádio como ponto de acesso de dados e utilizar a HPNA para distribuir seu sinal até os clientes.

O ponto de acesso de dados também consegue ser feito via fibra óptica até a entrada do condomínio e a distribuição interna via HPNA. Dessa forma, o provedor não necessariamente tem que investir em uma rede toda de fibra, que é muito mais caro.

Faça o teste de conexão e descubra tudo sobre a sua internet!

O teste do MinhaConexão é fácil, rápido, sem custos e com ele você descobre a real velocidade dos dados que estão chegando na sua casa. Faça o teste várias vezes por dia e confira se a sua internet oscila muito, ou salve um arquivo em PDF com as informações dos seus dados e envie para a operadora, a fim de pedir esclarecimentos.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...