Minha Conexão

Entenda o que é traffic shaping

Você sabe o que é traffic shaping? Entenda aqui o significado dessa expressão e como influencia na sua navegação no dia-a-dia.

Você já notou que em determinados horários, realizar certas ações na internet fica mais difícil graças à lentidão? Veja aqui como isso está ligado ao traffic shaping, e como testar a velocidade de internet ao longo do dia.

A maioria dos usuários muitas vezes nem percebe isso, ou não liga, mas só quem faz grandes downloads na rede sabe como em certos horários, ou para determinadas funções, a internet fica bastante lenta.

Estima-se que por volta de 10% dos internautas no Brasil são responsáveis por cerca de 80% do tráfego de dados nas redes de todo o país, isto é, sobra aproximadamente menos e 20% de banda larga para a maior parte dos usuários.

Isso acabou se tornando um problema para as operadoras, que começaram a investir em algumas formas de “moldar” o acesso à internet para limitar o tamanho da banda em certos casos quando há transferência de arquivos considerados muito grandes.

São os chamados protocolos P2P, ou os Torrents, que são usados em larga escala por muitas pessoas.

Alguns provedores buscam limitar ainda a transmissão de arquivos via FTP, um outro protocolo, utilizado para fazer transferências entre os servidores.

Mas afinal, o que é traffic shaping?

Essa prática de modelação de tráfego citada acima é o que chamamos de traffic shaping.

Os provedores não admitem a prática já que se trata de algo ilegal, e sabem como camuflar o uso para lidar com isso.

O traffic shaping acontece para garantir que a maior fatia de seus usuários, que não usa tais protocolos de transferência ou não costuma fazer downloads tão grandes, possa ter uma navegação tranquila em suas redes sociais, e-mails, blogs e sites de streaming, como o Youtube.

E por que os provedores agem assim?

Quem usa da internet compartilhada sabe que existem inúmeras pessoas conectadas ao mesmo tempo a um mesmo provedor, e por isso a velocidade de internet acaba sendo reduzida, já que a capacidade da rede é dividida entre inúmeros computadores.

Isso acontece com o acesso à internet de uma forma geral. Quando nos conectamos, existe um sistema, uma rede que é oferecida pelo provedor de acesso, e quando há muita gente usando essa rede ao mesmo tempo, a capacidade total fica abalada.

O fato é que as operadoras precisam cumprir seus contratos com os usuários contratantes. Quando elas vendem pacotes de 10MB, por exemplo, o cliente espera ter essa velocidade ao abrir uma página ou um vídeo no YouTube.

A maioria esmagadora dos contratantes não chega a utilizar protocolos de transferência de arquivos e, por isso, pode usar a velocidade quase completa de acesso sem prejuízos para a quantia de dados transmitidos.

comparar

Teste sua velocidade no Minha Conexão!

Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.

TESTE SUA CONEXÃO

E como saber se a sua conexão é afetada pelo traffic shaping?

Para saber se a sua internet está sofrendo com traffic shaping, basta fazer o teste de conexão.

Com o MinhaConexão você pode observar os dados da sua internet várias vezes ao longo do dia, procurando limitações. Para tal, basta fazer o teste. É rápido, simples e sem custos. Confira!

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...