Minha Conexão

Entenda o que é largura do canal no roteador de internet

No caso de uma conexão WiFi, fatores como velocidade de download e upload recebem influências diretas da largura de canal do roteador. Por isso, se sua internet está apresentando baixo desempenho, vale a pena observar esse fator.

Porém, antes de discorrer especificamente sobre esse assunto, é essencial descobrir mais informações sobre o que é largura de canal do roteador e como ela funciona. Confira abaixo:

O que é largura de canal do roteador?

Também conhecido como bandwidth, a largura de canal do roteador refere-se a dois tipos de configuração de um sistema: 20MHz ou 40MHz. Dependendo do item escolhido, a capacidade de transferência poderá ser maior, assim como a interferência de outros canais também. Para compreender melhor o assunto, vale ressaltar que uma frequência é dividida em canais. Numa banda de 2,4 Ghz.

Dessa forma, já é possível destacar que essa simples informação pode fazer uma grande diferença no desempenho e velocidade do WiFi.

Sendo assim, como escolher?

De modo geral, o mais indicado é que – numa frequência de 2,4 GHz, o bandwidth esteja configurado em 20 MHz. Afinal de contas, uma largura de 40 MHz pode causar transferências, comprometendo o sinal da rede e fazendo com que a transmissão de dados fique muito fraca.

Diferentemente, se o roteador trabalha numa faixa de 5 GHz, o mais indicado é investir no canal em 40 MHz. Um teste de velocidade simples irá comprovar que – a partir dessa mudança – a capacidade do fluxo de informações poderá dobrar.

Porém, fique atento: vamos supor que você tem um tablet fabricado para operar apenas em 20 MHz. Se o seu roteador estiver com uma configuração de 40 MHz, o aparelho não irá conseguir receber o sinal WiFi.

Por isso, fique atento quanto ao manual de todos os seus aparelhos que acessam a internet, pois dessa forma será possível compreender sob quais condições ele funciona de maneira satisfatória.

comparar

Teste sua velocidade no Minha Conexão!

Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.

TESTE SUA CONEXÃO

Como realizar a mudança?

Primeiramente, digite seu número IP na barra de endereço do seu navegador. Com a página do roteador aberta, insira o nome e senha do aparelho (que, geralmente, é “admin” nos dois campos). Faça login e, logo depois, prossiga para o menu do roteador. Clique em “Sem fio” (ou “Wireless”). Em seguida, será aberto um menu com a opção “Avançado” (ou “Advanced”). Clique.

Na página, você irá encontrar “Bandwidth” e a possibilidade de escolher 20 MHz ou 40 MHz; Pressione o botão “Aplicar/Salvar”.

Velocidade da internet

Por fim e não menos importante, a velocidade da internet cumpre um papel fundamental. Você já fez um teste de velocidade para verificar se ela de fato funciona bem na sua casa?

Se ficou curioso para realizar uma verificação completa, acesse agora mesmo o MinhaConexão – um portal que conta com a maior rede de provedores associados no Brasil. Além de contar com precisão no resultado, o site ainda salva o relatório dos testes e funciona sem a instalação de nenhum programa ou aplicativo.

Faça agora mesmo o teste de velocidade no MinhaConexão! Clique aqui e descubra.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...