Entenda como o MTU do roteador afeta velocidade da internet

Se você está sempre preocupado com a velocidade da internet e procura ferramentas para ajudar a aumentá-la, temos uma dica. Já ouviu falar numa ferramenta chamada MTU? Ela ajuda a manter a sua conexão estável e livre de engasgos.

O que é MTU?

Esse recurso é responsável por informar o tamanho dos pacotes da sua internet, afetando diretamente na velocidade e qualidade da conexão. A sigla MTU, em inglês, significa Maximum Transmission Unit – em português, quer dizer “Unidade Máxima de Transmissão”.

Dessa forma, MTU representa um parâmetro que aponta qual o tamanho de cada pacote de dados a ser transferido dentro da sua rede, seja ela conectada via cabo (ethernet) ou sem fio (WiFi).

Caso o número seja muito baixo, sua velocidade da internet pode ficar comprometida. Por outro lado, um valor alto pode causar perda de pacotes. Sendo assim, é importante saber o valor correto deste dado para que a sua conexão seja a melhor possível.

Para uma rede com cabo, ou seja, ethernet, o valor do MTU deve ser de 1500 bytes. Já para a conexão via WiFi, o número exato deve ser 1492 bytes. Em ambos os casos, vale ressaltar que caso uma informação ultrapassar esses dados estabelecidos, ela será dividida em mais pacotes para facilitar o seu envio.

Portanto, se esta configuração estiver errada no seu computador, ela pode ser a responsável por vários problemas, que incluem queda de Internet, diminuição da velocidade e também o não reconhecimento de alguns equipamentos, como o Chromecast.

Se você deseja garantir a velocidade da internet da sua casa ou escritório, faça o teste MTU agora mesmo.

Como instalar um roteador D-Link:

  1. Primeiramente, abra o seu navegador de internet e digite o número IP de seu roteador. Vale lembrar que esse número pode ser encontrado no manual de instruções do aparelho.
  2. Depois, digite o nome de usuário e senha de administrador. Caso não possua essa informação, verifique no manual de instruções do roteador ou com sua operadora de internet.
  3. No sistema de configuração do modem, clique em “Configuração” e em seguida vá para “Configurações da Internet”.
  4. Acesse a “Tabela Atual ATM VC” e clique no lápis para fazer uma edição.
  5. No campo MTU, coloque o valor 1500 se você estiver em uma rede com uso de cabos ou 1492 se você estiver em uma rede WiFi

O que achou dessa dica? A partir dessa simples configuração, será possível evitar alguns problemas comuns com a velocidade da internet.

Contudo, vale ainda lembrar que nem sempre problemas com a sua conexão são por conta de um MTU desconfigurado. Para ter certeza da qualidade da sua conexão, acesse agora o Minha Conexão – um portal que conta com a maior rede de provedores associados no Brasil.

Além de contar com precisão no resultado, o site ainda salva o relatório dos testes e funciona sem a instalação de nenhum programa ou aplicativo.

Posts Relacionados