Minha Conexão

Como resolver problemas de internet lenta?

Fez um teste de velocidade e percebeu que sua internet está lenta? A velocidade de upload ou download está sempre muito demorada? Veja abaixo alguns motivos que podem estar causando esse problema:

Quantidade excessiva de acessos simultâneos na sua rede

O motivo da sua internet lenta pode ser causado porque muitas pessoas estão congestionando sua conexão. Se você não tem uma senha para o seu WiFi, provavelmente outras pessoas estão usando sua banda larga agora mesmo! Por isso, estabeleça uma senha pouco previsível agora mesmo.

Vírus e malwares no seu computador

Tome cuidado! Uma internet lenta tem grandes chances de ser resultado de vírus. Além de sempre mostrarem propagandas indesejadas, esses programas nocivos podem roubar até mesmo seus dados pessoais.

Seu roteador pode estar numa posição inadequada

Essa questão está longe de ser um mito. Se você deixar o roteador num lugar ruim, a internet lenta será inevitável. Sendo assim, verifique se o aparelho está instalado em um local central em relação aos dispositivos que irão se conectar a ele. Além disso, acredite: quanto mais alta estiver a antena do roteador, melhor será o seu WiFi. Por isso, prefira deixa-la a pelo menos uma altura de 1,5 metros de distância do chão.

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Seu MTU pode estar desconfigurado

Já ouviu falar numa ferramenta chamada MTU? Ela ajuda a manter a sua conexão estável e livre de engasgos. Esse recurso é responsável por informar o tamanho dos pacotes da sua internet, afetando diretamente na velocidade e qualidade da conexão. Para uma rede com cabo, ou seja, ethernet, o valor do MTU deve ser de 1,5 mil bytes. Já para a conexão via WiFi, o número exato deve ser 1492 bytes. Em ambos os casos, vale ressaltar que

Deixar aparelhos Bluetooth ativos

Você sabia que utilizar dispositivos Bluetooth no espaço onde está o roteador pode deixar sua internet lenta? Atualmente, essa interferência é um pouco menor do que era antes, mas ainda existe. Sendo assim, se deseja evitar problemas, deixe essa função do seu celular desabilitada.

Ficar longe do roteador quando conectado ao WiFi

Se puder, prefira sempre ficar mais próximo do aparelho. Afinal de contas, quanto mais longe dele, menor será o sinal da sua conexão. E vale ainda ressaltar: caso estiver fazendo alguma atividade que exige mais da sua internet, como por exemplo jogando um game online, conecte o fio azul (ethernet) ao seu computador e pare de usar o WiFi.

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Problemas com a provedora de internet

Muitas vezes, sua internet lenta pode ser por conta de problemas na empresa provedora de internet. Afinal de contas, muitas delas vendem um certo pacote de velocidade, mas o fato é que na casa do usuário ela está reduzida. Você tem dúvidas em relação à velocidade da sua internet banda larga? Faça o teste de velocidade agora mesmo com o MinhaConexão - um portal que conta com a maior rede de provedores associados no Brasil. Além de contar com precisão no resultado, o site ainda salva o relatório dos testes e funciona sem a instalação de nenhum programa ou aplicativo.

Teste a velocidade da sua internet no MinhaConexão!

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...