Como melhorar o sinal do seu roteador de Wi-Fi

Se você está sofrendo com um Wi-Fi lento, talvez tenha algo de errado com o seu roteador. Neste artigo, você confere algumas formas de melhorar essa situação e pode também fazer um teste de velocidade para ver como anda o serviço da sua operadora!

Mantenha os equipamentos de internet sempre atualizados

Todos os dias são lançadas novas tecnologias, tanto no que se refere aos roteadores, quanto no que diz respeito aos modems. É fundamental sempre manter esses equipamentos atualizados para garantir o melhor sinal.

Procure o melhor lugar da casa para posicionar o roteador

Muita gente deixa o roteador escondido atrás de um móvel ou em algum canto mais reservado da casa, porém isso não é recomendado. É de grande importância que o roteador fique bem posicionado, em um local alto e completamente livre de obstáculos.

O roteador, como um transmissor de sinais, precisa de espaço onde não tenha outros objetos para atrapalhar a emissão.

O ideal é centralizar o máximo possível a posição do equipamento, ou seja, deixar em um local mais ao centro da casa. Dessa forma você garante que o sinal chegue de forma igualitária para todos os cômodos.

Deixe os roteadores longe de interferências

Um dos motivos que mais causa a queda na internet é a interferência de equipamentos eletrônicos.

Além de outros roteadores de WI-FI próximos, existem alguns eletroeletrônicos que podem sim causar interferência na sua rede. Os principais equipamentos que costumam causar esse problema são os fornos micro-ondas e os telefones sem fio.

Troque sua senha e evite que roubem sua internet.

Ainda que você já tenha uma senha configurada no seu roteador, e que esteja seguro de ser uma senha bastante difícil, pode ser que realmente alguém das redondezas tenha conseguido descobrir e esteja roubando o seu sinal, o que deixa o roteador mais lento.

A forma mais eficiente de evitar esse tipo de coisa é escolher um padrão de segurança mais avançado, como o WPA2.
Se mesmo assim você desconfiar que existem alguém acessando sua rede, é possível também limitar o número de conexões no seu roteador através do endereço MAC da placa de rede.

Com isso, o acesso fica totalmente bloqueado para quem não tenha o código MAC liberado no roteador, enquanto que o endereço MAC do seu computador, smartphone ou tablet estarão cadastrados.

Invista em repetidores de sinal

Os repetidores de sinal são aparelhos que reenviam o sinal do roteador principal. Funcionam como se você tivesse vários roteadores, mas eles pegam o sinal principal e repetem, ou seja, seu sinal consegue ir para um lugar distante.

Saiba se tem algo errado com a sua internet fazendo o teste de velocidade!

Para saber se o roteador está sendo mesmo o responsável pela lerdeza da sua internet, faça agora mesmo o teste do MinhaConexão.

O teste é fácil, rápido e gratuito, e você descobre o quanto está recebendo de dados da internet.
Se mesmo após seguir todo nosso passo-a-passo, inclusive trocando o aparelho, sua internet ainda estiver ruim, busque explicação com a operadora e exija seus direitos!

Posts Relacionados

Entenda como funciona o download via torrent

Autor: minhaconexao | 9 de abril de 2020
Antigamente, todos os downloads eram feitos através de dois protocolos: HTTP e FTP. Tais downloads eram feitos através do próprio navegador, que se conectava ao…