CDN – Rede de Distribuição de Conteúdo

Mesmo que você teste a velocidade do seu computador e esteja tudo dentro do conforme, se às vezes, ao acessar um site, tudo fica extremamente lento, é sinal de que talvez o problema não seja com a sua internet, mas sim com o servidor das páginas que você está acessando.
Para resolver esse tipo de obstáculo, é importante que todo mundo que possui um comércio eletrônico, um blog, ou qualquer outro tipo de site, pesquise mais sobre essa tecnologia, que pode evitar essas dificuldades de acesso.

Mas afinal, o que é CDN?

CDN, Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo, é uma tecnologia de servidores distribuídos geograficamente, e conectados a uma mesma rede, em que ficam armazenadas réplicas do conteúdo de um site.
Pode parecer um pouco confuso, mas isso permite que os usuários de websites acessem a cópia do servidor que estiver geograficamente mais próximo, diminuindo a latência (tempo de transferência dos dados) e consequentemente aumentando a velocidade.

Importante lembrar também que a CDN consegue se comunicar com o servidor de origem para entregar um conteúdo que não tenha sido previamente armazenado em cache.

Em suma, as CDNs são redes de distribuição de informações que permitem o fornecimento de conteúdo da Web de uma maneira mais rápida, e para um grande número de internautas, compartilhando o conteúdo através de múltiplos servidores, de forma a replicar e direcionar o conteúdo aos usuários com base na distância do servidor.

Aproveitando melhor a sua conexão

Ao utilizar uma CDN, o conteúdo é distribuído de forma mais eficaz, aproveitando muito mais a largura da sua banda e diminuindo a latência do processo de transferência.

Redução de tempo e de custos

As CDNs são muito bem vistas, não só porque agilizam a transferência de dados entre o seu computador e os servidores, mas também por serem uma solução mais barata do que manter uma estrutura própria para fazer o serviço (principalmente se o público alvo do site ou comércio digital está espalhado nas diversas regiões o país).
Como dissemos, ao contar com um único servidor para um grande leque de acessos, você está tomando uma decisão nada viável do ponto de vista técnico.

Estruturar uma rede de distribuição como se fosse uma teia, espalhando vários servidores ao longo das regiões, também não sai nada barato perto de usar as CDNs, por isso elas fazem tanto sucesso!
Por isso, se você tem um comércio eletrônico (tipo Joomla, Magento, WooComerce), ou um blog (WordPress) e quer que ele seja acessado rapidamente por usuários de todo o país, recomendamos fortemente o uso de uma CDN.
No Brasil, entrou recentemente em operação uma CDN chamada GoCache, que ao contrário das tradicionais (como Akamai) é bem mais acessível e fácil de utilizar.

Eles ainda deixam você fazer um teste gratuito pra ver se gostou dos ganhos no desempenho e segurança. Só visitar esse link: https://www.gocache.com.br/?a=1000

Existe também uma chamada CloudFlare, mas eles possuem somente um ponto de distribuição no Brasil, perdendo muito desempenho em locais mais distantes de São Paulo. Além disso, clientes gratuitos acabam sendo enviados pro link internacional, que é muito lento.

Faça o Teste de velocidade e veja se o problema está na sua internet ou no site que você quer acessar!

O Teste de internet, assim como o teste de velocidade de download, são muito importantes para que você descubra se a lentidão se dá por conta da sua internet ou se o problema está no site que você deseja acessar.
No MinhaConexão, você faz o teste e descobre as informações sobre sua internet na hora. Aproveite!

Posts Relacionados