Servidor de Hospedagem influencia na velocidade do site?

Antes de contratar alguma é importante saber como escolher um provedor de hospedagem, esse detalhe faz muita diferença e é um fator decisivo para o bom funcionamento do seu blog ou site.

A gente sabe que provedor de hospedagem tem aos montes, mas hoje vamos ensinar como escolher a hospedagem de sites ideal, que além de colaborar com o desempenho do seu blog ou site, também será um bom aliado na hora de posicioná-lo de maneira mais vantajosa em relação aos seus concorrentes.

Hospedagem de sites

POR QUE É IMPORTANTE

O primeiro passo para escolher uma boa hospedagem de sites é entender por qual motivo ter o provedor de hospedagem certo é importante. Quanto a isto podemos ser bem diretos: hospedagem de baixa qualidade prejudica até mesmo um site bem construído. Sendo assim, saber como escolher a hospedagem de sites é essencial para que o seu site/blog seja bem sucedido.

COMO ESCOLHER

O segundo passo é entender como escolher a melhor hospedagem de site. Para isso a dica é levar em conta quatro itens fundamentais característicos de todo provedor de site que é bom. Estas características são: velocidade, estabilidade, segurança e suporte.

Velocidade

A velocidade de um site também depende do provedor de hospedagem, sendo assim, uma boa hospedagem de site precisa possuir servidores de alto desempenho, que ajudem na performance do mesmo. Isso é importante porque um site veloz é essencial para garantir que seus usuários não abandonem a página por causa do tempo de carregamento. Além disso, mecanismos de pesquisa, como o Google, consideram a velocidade de um site como um dos fatores de ranqueamento.

Estabilidade

Estabilidade significa que o seu site deve estar disponível o maior tempo possível. Ninguém gosta de acessar um site e “dar de cara” com uma página fora do ar. Essa é mais uma razão pela qual você deve escolher um bom provedor de hospedagem. Boas hospedagens de sites possuem seus servidores monitorados todo o tempo e oferecem uptime maior que 99%. Fique de olho nisso!

Segurança

Saber como escolher o seu provedor de hospedagem também envolve pensar em segurança. A hospedagem de site ideal precisa garantir que os dados do seu site permaneçam sempre protegidos. É sempre bom verificar se o provedor de hospedagem contratado possui sistema de redundância de informações, para que no caso de imprevistos nenhum dado seja perdido. Outro ponto importante é o sistema de backups rotineiros e a proteção de dados, que são responsáveis por resguardar seu site contra ataques de hackers ou de outra natureza.

Suporte

Geralmente é preciso usar o suporte do seu provedor de hospedagem para corrigir algum erro ou para pedir ajuda em configurações. Em casos como esse saber como escolher a hospedagem de site ideal é de grande ajuda, já que bons provedores possuem canais de suporte eficientes que prestam ajuda rápida principalmente em casos urgentes. Lembre-se de verificar se a empresa oferece suporte 24h e em português, assim você não correrá o risco de ficar na mão.

SERVIÇOS INDISPENSÁVEIS

O terceiro passo envolve os serviços indispensáveis. Dentre alguns recursos ou serviços que a melhor hospedagem de sites deve suprir, vamos destacar dois entre os que consideramos indispensáveis para o seu site ou blog. Estes são: espaço em disco e tráfego.

Espaço em disco

As melhores hospedagens de sites costumam oferecer bons espaços, e isso é bastante importante, principalmente se o seu site possui muitas páginas, imagens, áudio e vídeo. É o espaço em disco que determina a quantidade de conteúdo que você pode armazenar no servidor do provedor de hospedagem.

Tráfego

Confira com a empresa o volume de tráfego permitido antes de contratá-la como seu provedor de hospedagem. O tráfego é a quantidade de informações trocadas entre os computadores que acessam o seu site e o servidor da hospedagem de site. Não ignore esse serviço, fique atento ao consumo do seu site, principalmente se ele tiver muitas páginas e imagens, já que um site com essas características consumirá mais banda de tráfego.

TIPOS DE HOSPEDAGEM DE SITES

O último passo é definir o tipo de hospedagem ideal para a sua necessidade. Depois de analisar o que o seu site requer basta enquadrá-lo em algum dos tipos de hospedagens oferecidos pelos provedores.

Hospedagem de Sites

Plano mais popular, que varia conforme os recursos, ele atende a necessidade da maioria dos sites e possui baixo custo.

Servidor VPS

Plano superior à hospedagem de sites, recomendado para quem precisa ter maior controle do servidor e dos recursos.

Criador de Sites

Ideal para quem deseja criar um site por conta própria, mas não tem conhecimento técnico. As ferramentas de criação são simples, a publicação é fácil, e a hospedagem do site faz parte do plano.

Revenda de Hospedagem

Plano para quem quer ter sua própria empresa de hospedagem, através do sistema de revenda.

Servidor Dedicado

Plano mais completo, portanto, mais caro. Você pode usar o servidor inteiro, além de definir e gerenciar os recursos.

Hospedagem Cloud

Recomendada para sites intermediários, em expansão ou com picos de tráfego. Seus recursos se adéquam ao consumo do site, como se fosse um elástico.

Acelerando seu servidor de hospedagem

Por fim, um recurso que tem sido muito utilizado ultimamente para deixar os sites mais rápidos são as Redes de Distribuição de Conteúdo, mais conhecidas como CDN.

Uma CDN é capaz de replicar o conteúdo do seu site e armazená-lo em dezenas de servidores espalhados pelo mundo. Com isso, sempre terá um servidor perto do seu cliente, deixando o acesso muito mais rápido. Isso é excelente para seus usuários e chega até mesmo a melhorar seu posicionamento no Google.

Para ver mais detalhes sobre como funciona uma CDN, veja esse nosso outro post: CDN – Rede de Distribuição de Conteúdo

Então é isso! Esses são os pontos principais que precisam ser considerados antes de escolher o seu provedor de hospedagem. Levando em conta cada um desses passos, você saberá como escolher a melhor hospedagem de sites.

A nossa próxima dica é bem rápida e tem a ver com a velocidade de internet. O site MinhaConexão é um portal com a maior rede de associados do país e é referência na realização de teste de velocidade nos provedores de internet. Conheça mais sobre o produto que você contratou, não deixe de conferir a velocidade de internet da sua casa sempre que possível. Faça o teste de velocidade e tenha certeza de que recebe a velocidade contratada.

Posts Relacionados