Saiba mais sobre a largura de banda

Se você tem interesse em conhecer mais informações relacionadas à velocidade da internet da sua casa ou escritório, precisa conhecer o conceito de largura de banda, ou bandwidth, em inglês.

Essa palavra serve para indicar a medida da capacidade de uma transmissão, em especial de rede ou conexão. E vale ressaltar que não é algo usado apenas no setor de informática, mas também de processamento de sinais, eletrônica, espectroscopia etc.

De maneira geral, um simples teste de velocidade pode comprovar: quanto maior a largura de banda, maior será a velocidade uma conexão. E isso porque o número bandwidth indica a rapidez com que os dados trafegam através de uma determinada rede.

Para compreender mais profundamente o assunto, saiba que a unidade de medida da largura de banda – chamada bytes – aponta a capacidade de um determinado meio de transmissão numa certa quantidade de tempo.

Dessa forma, sites que são muito acessados não podem contar com uma largura de banda baixa. Caso contrário, a página irá ficar limitada a um certo número de pessoas que irão acessá-la ao mesmo tempo. E vale ainda ressaltar que, nesse contexto, até mesmo a velocidade da conexão e visualização das páginas pode ficar comprometida.

No geral, problemas relacionados à largura de banda podem acontecer de diversas maneiras. Destaque para os que são relacionados ao canal ou central que contam com recursos dedicados com um número pré-definido de dispositivos anexos. Quando essa estrutura elétrica é montada, muitas vezes a largura de banda disponível pode ficar mais limitada.

Outra questão que pode dificultar o funcionamento da largura de banda – e, por consequência, limitar a velocidade da internet – está relacionado ao compartilhamento de dados definidos pelo canal ou central de tecnologia. De acordo com especialistas, altos níveis de contenção do canal têm a capacidade de diminuir a largura de banda que fica disponível para os dispositivos no canal.

Para as duas questões citadas, existem alguns métodos que podem trazer boas soluções. O primeiro deles é a redução de carga, que consiste na identificação de algum elemento que possa estar sobrecarregando demais o canal e prejudicando a largura de banda. Também é possível distribuir as ações do canal de uma maneira mais equilibrada, ou então a apenas aumentar a capacidade de largura de banda.

Por fim e não menos importante, a velocidade da internet cumpre um papel fundamental em todo esse processo. Você já fez um teste de velocidade para verificar se ela de fato funciona bem na sua casa ou no seu escritório?

Dessa forma, se ficou curioso para realizar uma verificação completa, acesse agora mesmo o MinhaConexão – um portal que conta com a maior rede de provedores associados no Brasil.

Além de contar com precisão no resultado, o site ainda salva o relatório dos testes de velocidade da internet e funciona sem a instalação de nenhum programa ou aplicativo.

Não perca mais tempo de avalie a sua internet! Faça agora mesmo o teste de velocidade no MinhaConexão.

Posts Relacionados