Minha Conexão

O navegador influencia na velocidade da internet?

Os navegadores mais utilizados e conhecidos pelos usuários são o Opera, o Microsoft Edge (antigo Internet Explorer), o Firefox e o Google Chrome.

É muito importante sabermos se os navegadores influenciam na velocidade da internet, seu desempenho e do computador, por isso fizemos esse guia para você analisar qual o melhor browser para o seu caso! Aqui vamos falar das peculiaridades dos mais conhecidos e usados navegadores, e as vantagens de cada um.

Microsoft Edge:

Embora seja uma versão melhorada do Internet Explorer, ainda apresenta alguns aspectos muito semelhantes ao seu antecessor em questão de desempenho.

Com relação ao desempenho da internet, ele continua não sendo o preferido dos usuários. O Microsoft Edge procura seguir um estilo com ícones e menus padronizados e bem definidos, o que garante fácil acesso e um menu de opções bastante simples.

comparar

Teste sua velocidade no Minha Conexão!

Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.

TESTE SUA CONEXÃO

Firefox

O Firefox é considerado um dos melhores navegadores da atualidade pela sua versatilidade. Com relação à navegação, o Firefox funciona de forma fluída e rápida do início ao fim, e não costuma apresentar problemas com compatibilidade, o que agrega mais valor a esse navegador, quando comparado aos seus concorrentes.

Opera

Assim como no caso do Firefox, a loja de extensões também é bem organizada, com especificações e dicas para cada aplicativo. O Opera tem recebido modificações que o tornam bem mais moderno.

O Opera é um pouco mais lento em relação ao Firefox, mas o lado bom é que usa uma parte muito menor dos recursos do computador, como processamento e memória.

O navegador também possui a opção de comandos de voz, em que a pessoa com deficiência física pode usar a internet usando apenas a voz.

Google Chrome

O Google Chrome continua sendo o melhor navegador para: ser usado como mecanismo de busca e para importar seus favoritos, suas extensões, seu histórico e preferências para qualquer lugar usando a conta do Google, o que já ajuda muito no quesito utilidade e economia de tempo.

Outro fator positivo é a velocidade do navegador, que não usa tantos recursos do PC. O browser também conta com a opção de navegação privada, que exclui o histórico e cookies assim que você termina suas atividades.

Um diferencial do Chrome é que ele possui um gerenciador de tarefas próprio, em que o usuário pode gerenciar os sites e extensões que estão abertos e trabalhando dentro da sua conexão, o que também permite conferir dados, como os de memória, taxa de consumo de rede, entre outros.

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Faça o Teste de Velocidade para Checar sua Conexão com Internet

Podemos dizer que os navegadores utilizam dados com computador, o que pode interferir na velocidade da navegação, mas não no sinal que você recebe em sua casa. Você pode acompanhar isso com o teste de velocidade (Speed Test) do MinhaConexão. Acesse o medidor através de diferentes navegadores e veja como o sinal que chega na sua casa mantem-se. Testar a conexão da sua internet é muito importante para saber se o que você está recebendo em casa corresponde ao que está sendo pago para a operadora, por isso, não deixe de conferir!

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...