Entenda porque a distância do roteador influencia na velocidade da internet

A baixa velocidade da internet pode tirar qualquer pessoa do sério. E, seja numa casa ou empresa, ainda tem o poder de diminuir a produtividade e causar muitos transtornos. Você tem enfrentado esse problema?

Em primeiro lugar, é importante verificar aspectos relacionados ao seu computador, tablet ou celular. Se eles estiverem contaminados por vírus, ou simplesmente com excesso de programas e informações armazenadas, a velocidade da sua internet será comprometida.

No entanto, o seu modelo de roteador também pode estar envolvido nesses problemas. Tanto a marca do aparelho quanto a sua posição no ambiente fazem toda a diferença na velocidade da internet. Confira mais informações:

– Faça pesquisas. Se você investir num roteador de baixa qualidade, provavelmente enfrentará problemas. Por isso, compre uma marca de confiança e leve em consideração o tamanho da sua casa ou escritório. O ideal é que todos os pontos tenham potencial de receber um sinal de qualidade.

– Quando o assunto é localização, tente deixar o dispositivo centralizado. Para quem ainda tem dúvidas a respeito da posição, o aplicativo WiFi Solver FDTD, para Android, pode ajudar durante o processo.

– Além disso, acredite: quanto mais alta estiver a antena do roteador, melhor será o seu Wi-Fi. Por isso, prefira deixa-la a pelo menos uma altura de 1,5 metros de distância do chão.

– O motivo da sua internet lenta pode ser causado porque muitas pessoas estão congestionando sua conexão. Se você não tem uma senha para o seu Wi-Fi, provavelmente outras pessoas estão usando sua banda larga agora mesmo! Por esse motivo, não perca mais tempo e estabeleça uma senha pouco previsível.

– Você sabia que utilizar dispositivos Bluetooth no espaço onde está o roteador pode deixar sua internet lenta? Atualmente, essa interferência é um pouco menor do que era antes, mas ainda existe. Sendo assim, se deseja evitar problemas, deixe essa função do seu celular desabilitada.

– Caso estiver em algum jogo online ou realizando um upload ou download pesado, se possível opte por usar o cabo da internet em vez do Wi-Fi. Para momentos de urgência ou alto desempenho, essa é a melhor opção (na maioria das vezes).


O que achou dessas sugestões? Se você seguir essas dicas, certamente irá perceber uma diferença na qualidade do seu sinal. E, por fim e não menos importante, responda: você já fez um teste de velocidade para saber se o problema não está na sua internet?

Afinal de contas, o problema também pode ser da provedora que oferece o serviço a você. E, infelizmente, muitas delas vendem um certo pacote de velocidade que, na casa do usuário, está reduzida.

Por esse motivo, faça o teste de conexão agora mesmo! O MinhaConexão – um portal que conta com a maior rede de provedores associados no Brasil – conta com precisão no resultado de teste de velociade e ainda salva o relatório dos testes e funciona sem a instalação de nenhum programa ou aplicativo. Confira!

Posts Relacionados