Entenda o que é a Latência e sua influência na conexão com a internet

Provavelmente você nunca ouviu falar da palavra latência, não é verdade? Certamente ela não esta tão presente no nosso vocabulário cotidiano. Porém a latência está ligada a nossas atividades diárias na internet.

Latência é o fator que assegura qualidade na velocidade da internet, uma expressão de quanto tempo leva para um pacote de dados ir de um ponto designado para o outro, o sinônimo de latência na rede é de atraso.

Exemplos de Latência:

O tempo de resposta ao acessar um site; quanto tempo um email leva para chegar ao seu destino, sem que haja atraso? O intervalo deste tipo de ação é chamado de latência.

Latência é o tempo que leva para um sinal (bit) ou pacote de informação ser enviado do computador original e chegar ao seu destino, e para descobrirmos este tempo precisamos medir a velocidade de internet.

Existem alguns contribuintes na latência de redes, como por exemplo: Programação, transmissão, router e ping. Explicaremos um pouco sobre cada um.

Propagação: É o tempo que leva um pacote trafegar entre um lugar e outro com a velocidade da luz.

Transmissão: Seja por meio de fibra óptica, wireless, ou algum outro.

Router: É um equipamento ativo de uma rede de dados que permite a comunicação entre dispositivos de diferentes redes.

Ping: É o tempo que leva para um sinal ser enviado a partir de um computador para outro e realizar o trajeto de volta para o computador original.

Agora que já sabemos o que significa latência, vale a pena informar que existem maneiras simples de verificar constantemente a velocidade da sua internet, de maneira rápida, pratica e eficaz. Afinal, muitas vezes não usufruímos da velocidade de banda larga que contratados nos pacotes de serviço.

Informações úteis

A comunicação na internet se divide em dois tipos de pacotes: TCP e UDP. Normalmente não nos atentamos quando fazemos um teste de velocidade, observamos apenas a velocidade de download e nada mais. Mas é importante saber que a comunicação na internet se divide em dois tipos de pacotes: TCP e UDP.

A maioria das ferramentas mede apenas a velocidade TCP, que é a mais comum no nosso uso diário, tais como, acessar nossos e-mails e navegar pela internet. Os pacotes TCP são os que usamos para web e sua principal característica é que a informação, mesmo que demore, é entregue de qualquer jeito.

Os pacotes UDP não têm garantia nenhuma que chegarão ao seu destino, mas ainda assim é presente na vida online. Por exemplo, em jogos online e transmissões ao vivo, afinal para este tipo de atividade precisamos de comandos imediatos.

As operadoras que fornecem banda larga ou qualquer tipo de serviços de internet são proibidas de priorizar uma dessas velocidades. Assim, quando medimos nossa velocidade de conexão, TCP e UDP devem ser bastante próximas.

O site da MinhaConexão tem a maior rede de provedores associados no Brasil. São mais de 1500 provedores cadastrados e o sistema é instalado no servidor do provedor. O site da MinhaConexão te garante precisão nos resultados, além de fornecer o histórico de testes já realizados. Você pode salvar e imprimir para usar como prova de problemas com sua internet.

Faça agora mesmo o teste de velocidade no MinhaConexão!

Posts Relacionados