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Reclamação Vivo

Confira todos os canais para fazer uma reclamação na Vivo!

Qual é o número de reclamação da Vivo?

Confira os números de telefone Vivo para fazer uma reclamação:

Vale lembrar que a Ouvidora Vivo funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 18h, exceto em feriados. 

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Como reclamar na Vivo?

Se você já é cliente Vivo residencial, confira como fazer uma reclamação:

  1. Ligue para 103 15;
  2. Se você quer reclamar sobre um serviço residencial, digite "1";
  3. Depois, digite "2" se você já é cliente e quer atendimento;
  4. Em seguida, informe o seu CPF;
  5. Logo, você vai ser direcionado para um atendente Vivo para realizar a reclamação.

Se você já é cliente Vivo móvel, confira como fazer uma reclamação:

  1. De um telefone Vivo, ligue para *8486;
  2. Se quer reclamar sobre o número que está ligando, continue na linha;
  3. Ou digite * se quiser reclamar sobre outro número;
  4. Depois, digite "9" para falar diretamente com um atendente;
  5. Pronto! Em seguida, você será redirecionado para um atendente e pode fazer a sua reclamação.

Não se esqueça de anotar o número de protocolo para conseguir entrar em contato com a Ouvidoria posteriormente, caso o seu problama não seja resolvido! 

Ouvidoria

Você pode fazer uma reclamação na Ouvidoria Vivo, que funciona por meio do número 0800 775 1212.

Siga o passo a passo para fazer uma reclamação na Vivo:

  1. Ligue para a Ouvidoria Vivo;
  2. Depois, selecione a opção 2 para reclamações relacionadas a atendimentos móveis ou opção 3 para reclamar sobre um atendimento de internet, TV ou telefone fixo Vivo;
  3. Informe seus dados pessoais e o número de protocolo do atendimento recebido anteriormente;
  4. Pronto! Continue na linha para registrar a sua reclamação.

A Ouvidoria Vivo está disponível de segunda a sexta: de 8h às 18h!

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Reclamação Vivo pelo WhatsApp

Caso você queira registrar a sua reclamação pelo WhatsApp, basta enviar uma mensagem para a Aura, no número 11 99915-1515.

Veja o passo a passo abaixo:

  1. Envie uma mensagem para Aura com a palavra "Reclamar";
  2. Aguarde as opções que ela vai disponibilizar;
  3. Escolha a opção 1, se deseja reclamar do atendimento da própria Aura, ou opção 2, caso deseje reclamar de um plano ou serviço da Vivo;
  4. Aguarde a mensagem automática que você vai receber na conversa;
  5. Por fim, envie sua reclamação, toda em uma mesma mensagem. Não envie em mensagens separadas, pois a inteligência artificial vai entender que você deu início a um novo tópico;
  6. Por fim, você vai receber uma mensagem avisando que sua reclamação foi registrada e enviada para a equipe Vivo.

Como fazer reclamação da Vivo Móvel e Residencial?

Para efetuar reclamações sobre os planos Vivo Móvel, você pode ligar para *8486, de um celular Vivo ou 1058, de qualquer telefone.

Por meio desses números, é possível obter atendimento para reclamações sobre os planos Vivo Pré-Pago, Easy, Controle e Pós-Pago.

Para reclamações referentes aos produtos Vivo Residencial como Fixo, TV e Vivo Fibra, você deve entrar em contato ligando para o número 103 15.

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Reclamação Vivo Empresa

Para clientes Vivo Empresas, o processo para atendimento e reclamações pode ser feito pelo número *8456 ou 1058, ou 0800 0151 551 em caso de grandes empresas.

Pelo aplicativo Meu Vivo Empresa, você também pode fazer a reclamação, veja como:

  1. Faça login no aplicativo ou na versão web do Meu Vivo Empresa;
  2. Clique na aba da "Aura";
  3. Escreva "Reclamar" e envie;
  4. Aguarde a resposta automática, e escolha a opção sobre a qual deseja reclamar;
  5. Escreva em uma única mensagem o que aconteceu e qual é o problema encontrado.

Pronto! Sua mensagem será enviada para a equipe Vivo responsável.

Reclamação na Anatel

Caso a central de atendimento Vivo não tenha resolvido seu problema, você pode fazer uma reclamação na Anatel.

Para isso, é preciso ter realizado o contato inicial com a operadora e ter os números de protocolo fornecidos em mãos.

Veja abaixo como abrir uma reclamação na Anatel:

  1. Acesse o portal Anatel Consumidor;
  2. Caso já tenha cadastro, é só fazer login na plataforma. Se não tiver, faça seu cadastro, ou entre com sua conta gov.br;
  3. Após entrar, clique em "Registrar uma solicitação";
  4. Selecione "Registrar reclamação";
  5. Escolha a operadora Vivo;
  6. Selecione o serviço sobre o qual deseja reclamar;
  7. Defina um assunto para a reclamação, algo que resuma o problema encontrado;
  8. Escreva sua reclamação e preencha os dados solicitados;
  9. Clique em "Finalizar solicitação".

Assim como a ouvidoria, a reclamação na Anatel precisa ser feita somente após o primeiro contato com a operadora, e com o número de protocolos em mãos.

Como reclamar da Vivo por e-mail?

Para reclamar da Vivo por e-mail, você precisa seguir o passo a passo abaixo:

  1. Entre no site Fale Conosco da Vivo;
  2. Clique na opção "Dúvidas sobre Vivo Móvel" ou "Dúvidas sobre produtos Fixos para a sua casa";
  3. Depois, clique em "Continuar com abertura da solicitação";
  4. Selecione o tipo de produto do qual deseja falar;
  5. Em seguida, selecione o tipo de mensagem e o assunto;
  6. Digite os seus dados pessoais;
  7. Responda se já realizou essa solicitação em outro canal da Vivo;
  8. Digite a sua mensagem e clique em "Não sou robô".
  9. Pronto! Clique em "Enviar".

A Vivo vai retornar a solicitação em alguns dias, por meio do seu e-mail! 

É possível fazer uma reclamação Vivo por SMS?

Não é possível realizar uma reclamação Vivo diretamente por SMS.

Por meio desse canal, você pode conseguir atendimento para:

  • Emissão de 2ª via Vivo;
  • Dificuldades técnicas;
  • Informações sobre Vivo Valoriza;
  • Contratar pacotes de dados;
  • Informações sobre o seu plano.

Reclamação por chat

Para fazer uma reclamação Vivo por chat:

  1. Entre no site da operadora;
  2. No canto inferior direito, clique no ícone roxo para abrir o chat;
  3. Digite o seu telefone com DDD (opcional) e depois cliente em "Começar";
  4. Em seguida, digite a sua mensagem e envie no ícone de seta;
  5. Você vai receber uma reposta automática do chat vivo para continuar o atendimento.
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Reclamação pelas redes sociais

A Vivo atende aos clientes pelas redes sociais também.

Fale com a Vivo pelo Twitter. Lá você pode mandar um tweet para o perfil deles, explicando brevemente sua situação usando @vivobr.

Geralmente, eles pedem para o usuário mandar uma DM (direct message/mensagem direta) com mais detalhes e, assim, fazem o atendimento.

Para falar com a Vivo pelo Facebook, é preciso que você:

  1. Entre na página da operadora, onde a aba do chat vai aparecer no canto inferior da sua tela;
  2. Clique em "Começar";
  3. Selecione Atendente humano;
  4. Digite sua reclamação e espere a resposta do atendente.

Como reclamar da Vivo no Reclame Aqui?

Se você deseja realizar uma reclamação da operadora Vivo no site Reclame Aqui, veja como fazer o processo abaixo:

  1. Acesse o site oficial do Reclame Aqui e faça login, ou crie seu cadastro;
  2. Na página principal, clique no buscador, digite "Vivo", e clique na opção referente à operadora;
  3. Depois, clique no botão vermelho "Reclamar";
  4. Adicione um título que resuma o seu problema, e no campo seguinte, conte a história com detalhes;
  5. Adicione um número de telefone para contato e anexe qualquer documento que julgar necessário, como protocolos ou prints de conversas com a Vivo (não compartilhe nenhum documento pessoal nesta etapa);
  6. Por fim, clique em "enviar reclamação" e aguarde a resposta.

Lembre-se que as operadoras não são obrigadas a responder às reclamações feitas no site Reclame Aqui e que, por isso, você pode acabar ficando sem resposta.

Inclusive, a Vivo possui mais de 104 mil reclamações não respondidas nos últimos 12 meses. A operadora não respondeu nenhuma reclamação em todo o ano de 2022.

Por isso, a operadora não possui uma nota na plataforma, pois não houve atendimento o suficiente para ser avaliado.

Perguntas frequentes

Qual é o número da Vivo para reclamações?

O número da Vivo para reclamações é 0800 775 1212. No entanto, só é possível reclamar após já ter procurado atendimento do SAC Vivo.

Confira outros números de atendimento da Vivo!

Como ligar no suporte técnico da Vivo?

O Vivo Guru é um sistema de suporte técnico da operadora que custa a partir de R$9,90/mês.

Ele permite atendimento remoto 24h por dia, todos os dias, que pode ser realizado por WhatsApp, chat, videoconferência ou telefone.

Veja como reclamar da Vivo por WhatsApp!

Como reclamar da Vivo pelo Minha Vivo?

Pelo aplicativo Meu Vivo, você pode selecionar o chat com a Aura e mandar uma mensagem com a palavra "reclamar". Aguarde a resposta e envie então sua reclamação da Vivo.

Saiba como fazer uma reclamação Vivo pela Anatel!

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

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O Minha Conexão não é responsável pela comercialização dos serviços da Vivo. Nós sintetizamos as informações disponibilizadas nos canais oficiais da operadora, com o objetivo de ajudar o consumidor. Os planos apresentados na página redirecionam o usuário para a própria operadora. Qualquer solicitação referente aos serviços ofertados pela Vivo deverá ser realizada nos canais oficias da operadora.

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