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Saiba como negociar dívidas de internet na TIM, Oi, Claro e Vivo de forma FÁCIL!

Você sabia que as operadoras possuem canais exclusivos para negociação de dívidas? 

Isso mesmo! Se você está com alguma pendência na Oi, TIM, Claro ou Vivo, é possível quitar os seus débitos fazendo acordos com a operadora. 

Quer saber como? Clique nos tópicos e confira:

Negociação OiNegociação VivoNegociação ClaroNegociação TIMComo negociar pelo Serasa?

Como negociar dívidas de internet?

Seja devido a um valor injusto, por erros da operadora, por insatisfação ou qualquer outro motivo, você tem direito a solicitar uma negociação da sua dívida. 

Contudo, o passo a passo para essa negociação é um pouco diferente em cada operadora. Confira a seguir como funciona nas principais do país!

 

Oi Negocia

Já pensou em ganhar até 90% de desconto na sua dívida? Com a Oi isso é possível. 

Por meio da plataforma de negociação Oi Negocia, você pode tentar um acordo para a sua dívida, que pode chegar a até 90% de desconto, e verificar o histórico de contas e outras informações sobre seus pagamentos. 

Além disso, o pagamento pode ser feito com cartão de crédito em até 12x pelo cartão PicPay. 

Confira o passo a passo para negociar a sua dívida: 

  1. Acesse o site oficial Oi Negocia;
  2. Informe o seu CPF ou CNPJ e clique em "Consultar dívidas";
  3. Depois, selecione a conta que está pendente;
  4. Escolha a forma de pagamento, que pode ser PicPay, Pix ou cartão de crédito;
  5. Feito isso, vai estar disponível o resumo da sua negociação.

Lembrando que nem todas as dívidas vão receber desconto depois da negociação! 

Print do site Oi Negocia, seção de login

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Download: 500 MBPSUpload: 250 MBPS
Fidelidade
12 meses
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Vivo Em Dia

Na Vivo, a sua fatura pode ficar em dia em poucos passos e a negociação pode ser feitas em diferentes canais. 

O canal principal de negociação da operadora é o Vivo Em Dia, onde além de negociar você pode fazer o controle de todas as suas contas. 

Quer saber como usar? Confira no passo a passo:

  1. Acesse o site oficial Vivo Em dia;
  2. Informe o seu CPF ou CNPJ e número de telefone. Depois clique em "Continuar";
  3. Em seguida, ainda na tela inicial, verifique se há opção de negociação disponível; 
  4. Se não houver, vá até "Atendimento", escolha o tipo de atendimento e consulte diretamente com um atendente a possibilidade de negociação da dívida. 

Mas se o site não for prático para você, ainda tem a opção de ligar de graça para o 10315 e conversar com um atendente. 

Também está disponível outra opção para quem possui serviços para casa é tentar a negociação pelo Meu Vivo.

 

Print do site Vivo em Dia, seção de Login

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Claro Negocia Fácil

Com a Claro, você pode negociar todas as suas dívidas de forma fácil, ágil, segura, sem burocracia e totalmente online. 

Isso é tudo que a plataforma Negocia Fácil da operadora promete! E o melhor é que por esse canal você consegue acessar dívidas de todos os serviços, como Claro TV, Claro Móvel e outros. 

Saiba como negociar com a Claro no passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site oficial Negocia Fácil; 
  2. Informe o seu CPF e data de nascimento ou entre usando o seu CNPJ e contrato;
  3. Em seguida, procure pela fatura que está em atraso;
  4. Escolha entre as opções de negociação de dívidas a que mais te agrada;
  5. Selecione uma data de vencimento de acordo com o acordo, informe os seus dados e clique em "Confirmar acordo";
  6. Depois, basta informar a forma de pagamento e pronto!

Feito isso, você pode acompanhar tudo na seção "Meus Acordos" que pode ser acessada no menu do site. 

Uma dica: escolha a melhor data de vencimento de acordo com o recebimento do seu salário para evitar futuras pendências.

Print do site Negocia Fácil da Claro, seção de login

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TIM Negocia

Já a TIM possui a plataforma TIM Negocia para oferecer opções de negociação à clientes com pendências de pagamento. 

E ela possui inúmeras vantagens, viu? Por lá você consegue realizar negociação a qualquer hora, pagar via PIX, C6BANK TIM, Cartão de crédito, Débito Virtual Caixa e ainda acessar todo o conteúdo em Libras! 

E o passo a passo é simples e rápido, confira: 

  1. Acesse o site oficial TIM Negocia; 
  2. Informe o CPF e Data de Nascimento para pessoa física, ou CNPJ para pessoa jurídica; 
  3. Insira o código de verificação que você vai receber via SMS no seu telefone; 
  4. Selecione a conta que está pendente; 
  5. Veja as opções de negócio e de pagamento disponíveis;
  6. Realize o pagamento e pronto!
Print do site TIM Negocia, seção de login

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Quais são os motivos para a operadora negar a negociação?

Infelizmente, cada operadora possui um modo diferente de prestar os seus serviços e com isso podem existir inúmeros critérios que justifiquem a não negociação, como, por exemplo: 

  • valor total da dívida;
  • tempo que a fatura está pendente; 
  • tipo de serviço que foi contratado; 
  • questões previstas em contrato;
  • histórico de inadimplência do consumidor.

Sendo assim, não é possível dizer com clareza o motivo que a negociação foi recusada, mas, caso disponível, você pode utilizar o recurso da contestação.

O que fazer quando não é oferecido um acordo? 

Em casos que a operadora nega um acordo, é importante analisar detalhes que possam te ajudar na contestação. 

O primeiro deles é ler todo o contrato. Certifique-se de que a operadora está cumprindo com todos os deveres previstos em contrato. Caso tenha havido falha no serviço prestado, você pode utilizar esse fator para te ajudar na negociação. 

Além disso, é importante ficar atento a juros abusivos ou cobranças indevidas. Muitas vezes as operadoras disponibilizam o valor da inadimplência sem muitos detalhes. Nesses casos, é interessante solicitar o extrato detalhado para analisar, exatamente, o que está sendo cobrado. 

Em caso de erro ou abuso por parte da operadora, você pode tentar uma renegociação com essa justificativa.

Com tudo isso pronto, chegou a hora de entrar novamente em contato com o provedor. Mas, para conversar diretamente com um atendente, opte por contato via telefone!

Veja a lista com os números das operadoras TIM, Vivo, Oi e Claro: 

Operadora Número da Central de Atendimento
Claro 1052
TIM *144
Oi 103 31
Vivo 103 15

Quais são os direitos de quem está devendo?

Talvez você não saiba, mas todo devedor, par mais que esteja em inadimplência, possui direitos!

E, inclusive, sabendo desses direitos, você pode contestar dívidas ou solicitar outros acordos por parte da operadora. 

O primeiro direito é o de ter o devido conhecimento sobre a dívida. Ou seja, a operadora não pode te cobrar algo que não foi previamente alertado;

Em segundo, você tem o direito de receber um prazo, com datas, que identifiquem quando a fatura irá vencer;

Em terceiro, apesar da operadora poder negar a negociação, você tem total direito de solicitar um acordo;

Por último, caso o provedor decida colocar o seu nome no SPC, é necessário enviar um aviso para que você fique ciente disso. 

IMPORTANTE: após o aviso sobre a inadimplência, a operadora pode cortar parcialmente o serviço nos 15 primeiros dias e, somente quando ultrapassar os 30 dias da dívida em aberto, que o corte dos serviços poderá ser toral. 

Saiba quais são os direitos do consumidor na internet!

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Como negociar dívida de internet no Serasa?

Em alguns casos, a operadora pode colocar o seu no nome no SPC. 

Nesse caso, o pagamento e negociação da dívida pode ser feito diretamente pela plataforma do Serasa

Se esse for o seu caso, confira como resolver a inadimplência:

  1. Baixe o app do Serasa e faça o login;
  2. Clique em "Serviços" no menu inferior; 
  3. Depois role a tela até a seção "Propostas e Acordos" e clique em "Propostas"
  4. O app vai indicar caso tenha alguma proposta de negociação para a sua dívida. 
Passo a passo em imagem sobre como negociar dividas no Serasa

Quanto tempo leva até o seu nome sair do Serasa/SPC?

Normalmente, o prazo para que o pagamento seja debitado e a plataforma atualize é de 5 dias. 

Portanto, o ideal é aguardar até 5 dias para que o seu nome saia da lista de inadimplentes. 

Contudo, caso esse prazo exceda muito do previsto, o ideal é entrar em contato diretamente com a operadora para entender o status da situação. 

Leia também: como contratar internet com o nome sujo?

Conteúdo atualizado em

Amanda Nascimento

Por Amanda Nascimento

Graduanda em Relações Públicas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Amanda faz parte do time Minha Conexão na produção de conteúdo. Seus textos são desenvolvidos com o objetivo de trazer dados atuais e completos, que contemplem dicas sobre velocidade para que o usuário garanta o melhor plano de internet.

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