Precisando de Wi-Fi grátis? Veja algumas alternativas!

Você está no meio da rua, sem internet no celular e precisar ficar online urgentemente para resolver alguma coisa. Isso já aconteceu com você? Pois é, isso é mais comum do que se imagina. Nesses casos, o que fazer? Onde conseguir WiFi grátis para acessar normalmente?

Aqui vão algumas dicas para você não ficar na mão, confira!

Por que eu fico sem internet?

Há vários motivos que podem levar você a ficar com o celular sem conexão. Pode ser que você tenha usado seus dados o suficiente para que sua velocidade fosse reduzida a ponto de quase não funcionar. Você pode ter atrasado o pagamento da sua conta e estar temporariamente sem o serviço. Ou, quem sabe, está em uma localidade onde seu celular está sem sinal.

A pesquisa anual de satisfação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostra que muitas pessoas sofrem com problemas de conexão. Para se ter uma ideia, a nota máxima das operadoras com relação disponibilidade da internet 3G e 4G é de 6,68, numa pontuação de 0 a 10. O que mostra que muito ainda deve ser melhorado.  

Nesses casos, se você ficar sem internet, existem algumas alternativas que você pode buscar. É possível encontrar hotspots com WiFi grátis, contar com serviços públicos, empresas que deixam a rede aberta e até mesmo contar com o sinal aberto da sua operadora.

Conheça as principais opções!

Hotspots de WiFi grátis das operadoras

Algumas operadoras disponibilizam o acesso da rede sem fio em lugares públicos para seus clientes. Essa é uma vantagem oferecida para atrair ainda mais usuários. É uma oportunidade para que você continue conectado caso esteja sem internet, ou se quiser economizar os seus dados.

Entre as empresas que dão esse benefício estão a Tim, Oi, Vivo, Claro e Net e só é possível utilizar se você já for cliente. O acesso é sempre direcionado para uma página da empresa e feito com o seu login e senha que você usa no canal de relacionamento da operadora, como é o caso do Minha Net, ou Meu Vivo, etc.

As empresas também criaram aplicativos dos seus Wi-Fi gratuitos. Você pode baixar o respectivo a sua operadora e facilitar a conexão!

Wifi Grátis da Tim

Clientes Tim que não queiram utilizar seu pacote de dados podem fazer uso do Tim Wi-Fi. A operadora disponibiliza o serviço nos locais em que tem cobertura, facilitando o acesso em grandes centros e locais com grande concentração de atividades de lazer, como bares e restaurantes.

De modo geral, há vários transmissores pelas cidades e cada um cobre um perímetro de 150 metros. Basta você ativar o seu Wi-Fi e procurar pela rede da companhia.

A Tim disponibiliza o download gratuito do aplicativo Tim Wifi para usuários do sistema Android, permitindo que a conexão seja rápida e fácil.  

Wifi Grátis da Oi

A Oi conta com mais de dois milhões de pontos de Wi-Fi espalhados por todo o Brasil e eles estão localizados, em sua maioria, nas grandes cidades. O acesso é ilimitado, ou seja, onde ele estiver disponível o cliente da Oi pode utilizar sem gastar da sua franquia.

Os clientes que tenham contratado combos da empresa, banda larga da Oi, internet móvel ou para celular estão aptos a fazer o login a partir do seu cadastro no Minha Oi ou então baixando o aplicativo que é próprio do Oi Wi-Fi. É possível encontrar os principais pontos de conexão no site da operadora.

Wifi Grátis Net e Claro

A Net e Claro são empresas parceiras e há algum tempo resolveram unir seu acesso gratuito ao Wi-Fi em uma única rede. Dessa forma, seus clientes não precisam consumir o pacote de dados contratado, aproveitando mais os serviços da operadora.

O #NET-CLARO-WIFI está nas principais cidades onde há cobertura dessas empresas e fica concentrado em áreas mais movimentadas, como grandes centros comerciais, locais com muitos restaurantes e bares.

O benefício está disponível para clientes da Claro que contam com planos de dados acima de 500MB no celular ou banda larga da Claro que seja acima de 2GB. Já o clientes da net, é necessário ser cliente do Net Virtua com contratação de mais de 5 Mega ou TV por assinatura.

Vivo

A Vivo também disponibiliza o Vivo Wi-Fi para que seus clientes possam estar conectados mesmo em locais públicos. Ela disponibiliza o serviço em centros mais movimentados, para que mais usuários tenham acesso, além de bares, restaurantes, shoppings e aeroportos.

A gratuidade está disponível para quem for adepto dos planos de banda larga e internet móvel e o acesso é feito com seu login e senha do Meu Vivo. Após fazer o primeiro login no serviço fora de casa, sempre que ligar seu Wi-Fi na rua essa opção aparecerá para você. Caso esteja em um local com boa receptividade, a conexão será instantânea.

Algar

A Algar Telecom é outra operadora que distribui Wi-Fi gratuito nas cidades onde tem cobertura. A empresa disponibiliza códigos de acesso via SMS Portanto, a cada acesso que você faz, é necessário um novo código. Para saber exatamente onde é possível encontrar um hotspot da companhia, basta entrar no site e conferir.

Aplicativos para descobrir Hotspots

Outra boa opção é contar com aplicativos que vão te mostrar os principais hotspots perto de você. Sim, a demanda por WiFi grátis é tão grande que até criaram aplicativos para facilitar a  busca!

Confira os mais populares:

OpenSignal

Esse é um dos apps mais utilizados no mundo inteiro. O OpenSignal, atualmente, conta com mais de 20 milhões de downloads espalhados pelos continentes e seu objetivo é fazer com que mais pessoas tenham acesso ao Wi-Fi grátis.

Para isso, ele disponibiliza um mapa próximo a você, a partir da sua autorização de localização via GPS, e apresenta um mapa com coberturas de internet. Além disso, é possível ver o alcance do sinal e o desempenho da conexão. Ele está disponível para sistemas Android e iOS.

Instabridge

De acordo com o local onde você se encontra, o Instabridge mostra as várias redes Wi-Fi disponíveis para você, quais são abertas e quais demandam a senha para acesso. Além disso, você pode utilizar a plataforma para disponibilizar internet para outros usuários e também pedir acesso a eles.

Mandic Magic

Esse é um aplicativo focado em redes publicar de internet. Se a prefeitura ou determinadas empresas deixam o acesso aberto para que qualquer pessoa possa se conectar, essas redes estarão sinalizadas para você no Mandic Magic.

Uma grande vantagem desse aplicativo é que os mapas de acesso também ficam disponíveis offline.

Redes públicas de Wi-Fi grátis

Algumas cidades, principalmente as capitais brasileiras ou as principais das regiões metropolitanas, contam com Wi-Fi gratuito disponibilizado pela prefeitura.

Portanto, é possível acessar gratuitamente nos centros turísticos, comerciais, onde estão centralizados os prédios governamentais e nas principais praças públicas. Em alguns casos, até o transporte público tem Wi-Fi gratuito.

No Brasil, mais de 1500 cidades oferecem essa funcionalidade para seus cidadãos e turistas. Também é possível encontrar esse serviço nas principais cidades dos Estados Unidos, Europa e América do Sul.

Aeroportos também sabem da necessidade que seu público tem de estar conectado. São pessoas que precisam avisar a família sobre o horário de chegada, se o voo vai atrasar ou até mesmo resolver problemas de trabalho enquanto aguardam o embarque. Por isso, os grandes aeroportos do Brasil contam com Wi-Fi grátis para você.

Empresas que oferecem Wi-Fi grátis

As empresas sabem que ao oferecer Wi-Fi grátis, seus clientes vão passar mais tempo ali, usufruindo dos serviços dela, muitas vezes gastando mais, simplesmente para poder continuar conectado de modo gratuito.

Por isso, cada vez mais é possível aproveitar desses benefícios em grandes lojas. É o caso, por exemplo do Starbucks. Nele, seus clientes tem acesso ilimitado à internet, enquanto estiverem dentro do alcance.

O McDonald’s também é outra rede que permite que você tenha uma hora de internet grátis enquanto estiver no local. Da mesma forma, restaurantes e bares têm esse serviço para o consumidor. É comum encontrar no próprio cardápio o login e a senha para que não seja necessário você solicitar ao garçom.

Shoppings também costumam fazer uma graça com seus clientes e disponibilizar Wi-Fi gratuito. Nesses casos é comum um cadastro utilizando seu e-mail e a realização de pesquisas de satisfação. Após responder, você está livre para usar o serviço!

Curtiu esse artigo? Compartilhe com um amigo e acompanhe tudo sobre internet pelo MinhaConexão!

Posts Relacionados