Descubra o que é navegador de internet e se ele afeta a velocidade da conexão!

Ao ligar o computador para entrar na internet, clicar em browser de navegação é quase automático, não é mesmo? Isso porque ele é um navegador de internet instalado que permite o seu acesso ao maravilhoso mundo da conexão. 

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é um navegador de internet, quais são os mais populares entre os usuários e se eles impactam na velocidade da internet. Confira! 

O que é navegador de internet?

Navegador de internet, também conhecido como web browser – ou simplesmente browser – é a ferramenta necessária para acessar sites e conteúdos na internet. 

Para criar sites, é preciso utilizar  utilizam códigos e o navegador os transforma em algo que que você possa ver e entender.

É como se o navegador fosse responsável por traduzir tudo que está conectado à rede mundial de computadores (www). Os arquivos, códigos e protocolos ficam apenas nos bastidores.  

Para resumir e ficar mais fácil de entender, podemos dizer que o navegador de internet nada mais é que um programa. Você o instala no seu computador ou celular e a partir de então consegue acessar os sites que deseja. 

Se você está insatisfeito com sua internet, não necessariamente pode ser um problema com o navegador. Compare planos e oportunidades!

Navegadores de internet mais populares

Acompanhamos desde a década de 1990 a disputa dos desenvolvedores pelo navegador mais popular. Nos primórdios da internet, a Netscape e a Microsoft disputavam o pódio. Até que outras opções surgiram, assim como as tecnologias foram avançando e gigantes do mercado entraram na competição.

Atualmente, existem cinco navegadores de internet que são os mais populares: Microsoft Edge, Google Chrome, Firefox, Safari e Opera. Confira mais detalhes sobre eles!  Veja também algumas vantagens da tecnologia no dia a dia!

Microsoft Edge (Internet Explorer)

O Internet Explorer provavelmente foi o primeiro navegador de internet que você utilizou, certo? Ele evoluiu e se transformou no Microsoft Edge, embora ainda tenham milhares de computadores desatualizados no mundo que ainda usam o Explorer. 

Seus menus e ícones são padronizados, de fácil compreensão dos usuários. Ele vem instalado no pacote Windows e isso faz com que muita gente o utilize.

 

Google Chrome

O mais popular entre os navegadores de internet, o Chrome pertence ao gigante Google. Conectado ao Gmail, os dados e informações do usuário já são todos sincronizados e é prático exportar e importar históricos, configurações e favoritos. 

Trata-se de um navegador rápido e que não busca tantos recursos do computador em si. É possível até abrir navegações privadas. 

Sua desvantagem é a captação exagerada de dados de conversas e buscas que se transformam em algoritmos de anúncios. 

Mozzila Firefox

Rápido e versátil, esse é um dos navegadores favoritos no mundo inteiro. O Firefox não costuma travar e também não apresenta problemas de compatibilidade. Internautas com vários sistemas operacionais diferentes são capazes de utilizá-lo. 

Além disso, qualquer bug que aparece é rapidamente corrigido. Outro ponto positivo é que suas extensões e recursos são funcionais e não atrapalham o desempenho. 

Safari

Criado pela Apple, o Safari é o browser padrão tanto dos celulares, iPhone, quanto dos computadores, Macs, da empresa. Sua navegação é rápida e fácil. No entanto, não há tantas extensões quanto os concorrentes.

É possível baixá-lo para Android e outros PCs, mas seu funcionamento é melhor nos sistemas operacionais iOS. 

Opera

Herdeiro do antigo Netscape, o Opera usa a base do Chrome para funcionar. Embora seja mais lento que o Firefox, ele assim como o Chrome não utiliza memória ou processamento do PC. 

Sua loja de extensões é intuitiva e organizada. Trata-se de uma das opções favoritas para deficientes que buscam utilizar o comando de voz para navegar na internet. 

O navegador influencia na velocidade da internet?

Os navegadores de internet em si não fazem com que a velocidade da internet que chega até você seja maior ou menor. O que acontece é que seu desempenho pode proporcionar uma experiência melhor ou pior.

Cada navegador é codificado de uma maneira por seus desenvolvedores. As abordagens variadas de codificação podem impactar no tempo de carregamento de uma página.  Sabe quando você clica em um link ou entra em um site e aparece um símbolo de carregamento? Quanto melhor for o navegador mais rápido será o carregamento. 

Isso vai variar conforme o sistema do seu computador ou celular, atualização utilizada e até mesmo a internet que você usa. 

Práticas para o bom funcionamento do navegador de internet

Confira algumas práticas simples que podem fazer a diferença no desempenho do seu navegador, contribuir para que ele e a internet sejam mais rápidos:

  • Atualização: é fundamental que seu navegador esteja com a versão mais atualizada. Os desenvolvedores sempre incrementam pensando em segurança, aspectos técnicos, funcionalidades e rapidez.
  • Extensões: escolha suas extensões com sabedoria. Algumas podem deixar o navegador mais lento e ainda consomem memória.
  • Cache de dados: quanto mais você navega mais acumula dados armazenados, uma vez que os navegadores vão salvando para registrar o padrão do usuário. São os registros de download, histórico de acesso e os cookies. Ao limpar esses dados, o desempenho do navegador fica melhor.

Navegadores para PC X Mobile

Há cada vez mais aparelhos onde é possível navegar na internet, indo além do computador ou notebook. Um exemplo é que você pode estar lendo esse artigo do seu smartphone!

Todos os navegadores que citamos também estão disponíveis para celular como aplicativos. Alguns já vêm instalados no aparelho, outros você pode baixar na loja de app. 

O desempenho de todos é satisfatório, com exceção do Microsoft Edge, que ainda está em adaptação para o mobile e costuma travar muito. Mas deve ter melhorias em breve.  

Na hora de escolher qual baixar no celular, recomendamos que você leve em consideração três questões:

  • Memória do celular: se sua capacidade de armazenamento é pouca, o ideal é ter aplicativos que não usem tanto a memória. Além disso, é importante apagar o cache de dados.
  • Sincronização: para que seus dados e informações do navegador sejam sincronizados com o do seu desktop é importante que você tenha o mesmo navegador em ambos os sistemas. Ou seja, escolha o mesmo para os dois.
  • O sistema: embora não seja regra, o navegador costuma ter um desempenho melhor quando desenvolvido pela mesma empresa do seu sistema operacional.

Curtiu as informações? Além de seguir nossas dicas, faça um teste de velocidade e veja como está o funcionamento da sua internet!

Posts Relacionados

Como manter a segurança de suas senhas na internet

Autor: minhaconexao | 23 de maio de 2019
A segurança é um dos principais problemas apresentados na internet nos últimos anos. Hackers procuram a todo momento acessar dados, roubar informações e utiliza-las para…