O Que é O Clubhouse e Como Entrar na Rede Social do Momento?

Lançado em março de 2020, o Clubhouse ficou popular depois de famosos, como Elon Musk e Mark Zukerberg, aparecerem na plataforma. Mas, o que tem de diferente nesta rede social que tem atraído atenção de tantas pessoas?

Neste artigo vamos mostrar como o Clubhouse funciona, quais seus diferenciais e como entrar na rede social do momento. Confira!

O que é o Clubhouse?

O Clubhouse é uma rede social baseada em áudios. Na plataforma, são formadas salas de bate-papo para discutir sobre um assunto específico. 

O app funciona de maneira muito semelhante aos os fóruns online. Porém, toda a discussão é feita por voz e ao vivo, como as lives de outras redes sociais.

Segundo seus criadores, a proposta do Clubhouse é ser um local para se reunir com amigos, conhecer novas pessoas ao redor do mundo, debater sobre diferentes assuntos e aprender, tudo por voz.

Por isso, o Clubhouse permite criar salas cheias de pessoas conversando, possibilitando a entrada e saída dos participantes a qualquer momento do bate-papo.

Caso você queira falar, basta levantar a mão para pedir a sua vez de fala.

Como entrar no Clubhouse?

O Clubhouse ainda está em um período de testes. Por isso, a forma mais rápida de entrar no aplicativo é com um convite de um amigo que já possui uma conta.

Porém, cada participante da plataforma tem apenas 2 convites para enviar.

Mas, se você não tiver nenhum amigo que tenha um convite para te chamar, outra forma de participar do Clubhouse é entrando na lista de espera.

Desse jeito, você não consegue criar sua conta na hora.

Mas, caso algum amigo seu tenha uma conta no Clubhouse e possua seu número, ele pode receber uma notificação da plataforma notificando o seu interesse e permitir que você acesse o aplicativo.

Como se cadastrar no Clubhouse?

Para fazer o cadastro na plataforma, siga os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo do Clubhouse e aperte em “Get your username”.
  2. Coloque o número do seu celular, aperte em “Next“.
  3. Insira o código enviado via SMS e aperte em “Next” novamente.
  4. Coloque seu nome e aperte “Next”.
  5. Defina um nome de usuário para o seu perfil no Clubhouse e aperte em “Next” mais uma vez.
  6. Com isso feito, basta aguardar um amigo te mandar um convite ou o Clubhouse aceitar o seu pedido.

Como o Clubhouse funciona?

O Clubhouse é formado por clubes. E, dentro deles, são criadas salas para debater algum assunto específico daquele clube.

Por exemplo, você pode entrar em um clube de culinária e, frequentemente, as pessoas que participam daquele clube vão criar salas para discutir sobre doces, salgados e assuntos relacionados a esse tema.

Essas salas ficarão disponíveis no feed (página inicial) do aplicativo, que é semelhante ao de qualquer outra rede social.

Nele você poderá participar de salas que já estão em andamento, ou as que estão marcadas para acontecer em breve.

Ao entrar na sala, você será apenas um ouvinte, ou seja, não poderá participar da conversa. 

Mas, caso queira falar algo, basta tocar no ícone da mão no canto inferior do aplicativo para que um “speaker” (moderador da sala) deixe você falar.

Como criar sua própria sala no Clubhouse?

Outra forma de usar o Clubhouse é criando as suas próprias salas. 

Para criar uma sala no Clubhouse, basta seguir estes passos:

  1. Toque no botão verde “Criar Sala”.
  2. Defina o tópico da sala. O que será conversado.
  3. Escolha se a sala será aberta ao público ou privada.

Lembrando que as salas de bate-papo do Clubhouse têm um limite de 5 mil pessoas.

Como convidar um amigo para o Clubhouse?

Caso você tenha uma conta na plataforma e queira convidar alguém, basta tocar no ícone de envelope, no menu superior do app.

Logo depois, aparecerá a quantidade de convites que você tem e a lista de contatos do seu celular.

Para convidar alguém, basta tocar no contato que você quer convidar e a pessoa receberá um link via SMS.

O Clubhouse está disponível para Android?

Atualmente o Clubhouse não está disponível para Android.

Mas, no blog da rede social, os fundadores revelaram que vão começar a desenvolver o aplicativo para o sistema Android em breve.

O Clubhouse é seguro?

Assim como outras redes sociais, o Clubhouse também coleta suas informações ao criar uma conta na plataforma.

Na página de política de privacidade da plataforma, eles detalham que coletam informações como as fornecidas na hora do cadastro. Assim como também têm acesso à sua lista de contatos.

Essa última gerou uma certa polêmica, já que mesmo pessoas que não tenham cadastro no Clubhouse podem ter seu número de telefone coletado pela plataforma. 

Já que uma pessoa pode ter se cadastrado na plataforma e tenha o número de outras na sua lista de contatos que não entraram ainda na rede social.

Porém, o Clubhouse diz que os dados coletados não são vendidos.

Mas, em alguns casos, as categorias desses dados podem ser compartilhadas sem aviso prévio, a menos que exigido por lei.

Se você tem dúvidas sobre como seus dados podem ser usados, veja nosso artigo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e entenda como proteger suas informações.

Por que o Clubhouse ficou tão popular?

O aplicativo foi lançado em março de 2020, mas sua popularidade aumentou no início de 2021 quando personalidades, como Elon Musk e Mark Zuckerberg, começaram a participar da rede social.

Já no Brasil, a plataforma chamou a atenção dos usuários quando famosos, como Celso Portioli e Luciano Huck, apareceram nas salas do Clubhouse.

Isso deu a oportunidade aos fãs de conversar por voz com essas personalidades.

Aplicativos semelhantes ao Clubhouse

Se você não quer esperar receber um convite ou o aplicativo ficar disponível para Android, existem outras alternativas semelhantes ao Clubhouse para fazer essas salas de discussão.

Uma dessas alternativas é o Discord, onde você também pode criar salas de voz e texto para debater com os amigos.

Além disso, opções mais tradicionais como o Zoom, plataforma de reuniões online, ou as chamadas de vídeo por Whatsapp, podem ser alternativas interessantes para bater aquele papo por voz com os amigos.

Conversas por voz exigem uma internet estável. Então, se você estiver com problemas na hora de usar o Clubhouse ou qualquer outro app de chamada de voz, use nosso teste de velocidade para entender se sua conexão está estável!

Posts Relacionados