Ter dados móveis até o final do plano não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas se queixam que o limite de dados móveis mensal do seu smartphone acaba muito rápido.
Quando sobra e você não gasta tudo, corre o risco da operadora cortar o serviço porque o prazo contratado acabou, o que é um impasse entre a companhia e o cliente. Afinal, você contratou uma quantidade de dados e, no final, não consegue usar tudo e perde o que foi pago!
Por isso, separamos 4 curiosidades que vão te ajudar a economizar o máximo possível de dados móveis. Também vamos dar dicas de como garantir que a velocidade contratada está sendo entregue com teste de velocidade!
Em busca de um plano controle ou pós-pago com mais dados? Compare as ofertas e economize!
Veja a cobertura exata de Internet em sua região
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Precisamos confirmar se o plano escolhido está disponível no seu endereço:
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Controle
Pós-pago
Tim Controle 33GB - boleto
Ligações Ilimitadas
Para todo o Brasil
Fidelidade
12 meses
**5 Giga no plano + 24GB bônus válidos por 12 meses + 4GB bônus do pagamento por C6 Bank + 4GB bônus de portabilidade
*Assinaturas inclusas: Bancah Jornais II, Aya Books, Aya Ensinah Premium, TIM Segurança Digital Light
Tim Controle 25GB - cartão de crédito
Ligações Ilimitadas
Para todo o Brasil
Fidelidade
Sem fidelidade
**5 Giga no plano + 16GB bônus válidos por 12 meses + 4GB bônus do pagamento por C6 Bank + 4GB bônus de portabilidade
*Assinaturas inclusas: Aya Books, Bancah Jornais II
Vivo Controle 14GB
Ligações Ilimitadas
Para todo o Brasil
Fidelidade
Sem fidelidade
**6 Giga no plano + 3GB bônus do pagamento por fatura digital + 5GB bônus de portabilidade válidos por 12 meses
*Assinaturas inclusas: GoRead, Babbel, Vivo Pay, Skeelo, Hube Revistas, Babbel
NÃO ESTÁ SATISFEITO COM SEU PLANO DE INTERNET?
Compare planos de outras operadoras na sua região e economize!
Primeiro vamos falar um pouco sobre a economia dos dados móveis. Hoje em dia, todos ficam muito tempo online, seja para trabalhar, estudar, para lazer, etc.
Com isso, o plano de dados se esgota muito rápido e assim é preciso economizar, já que o pacote contratado normalmente não é suficiente. Existem algumas formas para economizar e não alcançar o seu limite de dados móveis, confira na lista a seguir!
Assistir vídeos e ouvir muitas músicas em aplicativos online consome muitos dados. Uma forma de não deixar de assistir vídeos e nem de ouvir músicas é baixar esse conteúdo enquanto estiver conectado a uma rede Wi-Fi.
Outra ferramenta que pode consumir muitos dados é o GPS. A dica é baixar o mapa do destino quando estiver com Wi-Fi. Assim, vai ser possível fazer a rota sem precisar estar conectado via 3G/4G.
Baixar ou atualizar aplicativos usando sua conexão móvel consome muitos dados. Apesar de parecer algo inofensivo, usar os dados de forma recorrente para baixar, por exemplo, um app de jogo novo pode fazer você ultrapassar o seu limite ainda mais rápido.
Por isso, a dica é configurar o smartphone para fazer as atualizações somente quando estiver em uma conexão Wi-Fi. A mesma dica vale para quando for baixar aplicativos.
Recebeu um e-mail com um pdf e está pensando em baixá-lo. Nesses momentos, a dica é evitar essa prática. O download de arquivos em e-mails ajuda a acabar com seu pacote de dados.
Por isso, é importante utilizar a opção de pré-visualização do arquivo. Dessa forma, você pode até visualizá-lo sem baixar um novo arquivo.
A mesma dica é válida para quem usa o WhatsApp. Não baixe arquivos usando seus dados móveis e desative o download automático de arquivos. Essa opção além de evitar que a memória do aparelho fique muito cheia, permite que você só baixe o que for necessário e interessante.
Além de todas essas dicas, se o celular tiver o sistema operacional Android, é possível escolher o limite de dados móveis que deseja utilizar. Assim, fica mais fácil saber quando o limite está próximo do fim.
Outra dica que serve para quem tem iPhone ou Android é ficar atento a sua velocidade de conexão! Quando você ultrapassa seu pacote de dados móveis, algumas operadoras reduzem a velocidade da sua conexão com a internet.
Para ter certeza que a velocidade contratada está chegando no aparelho, pode ser feito um teste de velocidade. Dessa forma você saberá se sua velocidade de internet foi reduzida ou não.
Em 2022, o projeto de lei do senado, o PLS 431/2018 teve o texto aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado.
A ação, que foi criada pelo senador Telmário Mota, do partido Pros de Roraima, quer que o saldo que não for usado pelo consumidor, seja de internet, ligações ou SMS, seja acumulado. O projeto busca incluir esse texto na Lei Geral de Telecomunicações.
Não é a primeira vez que são criados projetos dessa natureza. Em 2017, o senador Dário Berger, do PMDB de Santa Catarina, alterou a Lei Geral da Telecomunicação e acrescentou um inciso que permite acumular os dados móveis quando não forem usados completamente em um único mês.
Na época, o senador de Santa Catarina levou em conta que, quando os clientes ultrapassam o limite de dados móveis, a operadora cobra um valor a mais. Entretanto, quando o pagamento da conta não é feito, as operadoras cortam todos os serviços.
Dessa forma, quando sobrar dados, o cliente terá total direito de utilizar no mês seguinte. Hoje, existem algumas operadoras que já permitem esse acúmulo de dados, porém, apenas para alguns planos específicos.
Para ter mais dicas sobre Internet, limite de dados móveis e vários outros assuntos voltados a esse meio, entre no MinhaConexão, que é um site especializado em teste de velocidade (SpeedTest).
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...