Videoconferência grátis: as 5 melhores ferramentas do momento

A pandemia do COVID-19 fez com que o uso dos aplicativos de videoconferência grátis “explodisse” de uma hora para a outra. Agora todo mundo precisa deles para realizar reuniões de trabalho, encontrar a família e os amigos, e até assistir filmes online em grupo. 

O aumento do uso dessas aplicações fez com que as empresas tivessem que melhorar seus serviços. E com a alta concorrência, quem ganha é o usuário com várias opções disponíveis no mercado, seja para uso casual ou profissional. 

Se você está buscando os melhores aplicativos de videoconferência grátis para usar em 2020, dá uma olhada nessa lista com cinco opções excelentes!

Zoom

O Zoom é um dos aplicativos mais famosos para videoconferência grátis.

Inicialmente criado para computadores, ele também está disponível para os dispositivos móveis, com praticamente todos os recursos da versão para desktop.

O usuário pode criar suas próprias reuniões e compartilhá-las por meio das redes sociais, aplicativos mensageiros e e-mail.

O aplicativo também oferece diferentes funções, como:

  • Chat com os participantes;
  • Envio de documentos;
  • Compartilhamento de tela;
  • Ligações;
  • Gravações das reuniões;
  • Envio de áudio

O Zoom pode ser usado gratuitamente com a maior parte das funções liberadas, mas existem alguns planos pagos que aumentam os benefícios do usuário. 

Em sua versão gratuita, é possível realizar chamadas com até 100 pessoas, essas que podem durar no máximo 40 minutos. E chamadas com até dois participantes não possuem limite de tempo.

O Zoom está disponível para dispositivos iOS e Android

Google Meet (Hangout Meet)

O Google Meet tem o destaque de permitir até 250 pessoas por chamada, em sua versão paga.

Qualquer usuário com uma conta no G Suite ou conta pessoal do Google pode acessar o serviço, participando de reuniões ou criando as suas próprias.

Ele possui integração com o Google Agendas, então é possível deixar as reuniões marcadas no calendário com antecedência.  

As chamadas são bem completas e contam com várias configurações de áudio e vídeo, chat para os participantes, opção de envio de documentos e compartilhamento de tela.

O criador da chamada tem total controle sob os participantes. Assim, ele ou ela recebe uma notificação quando pessoas de fora do grupo querem entrar a chamada, podendo aceitá-las ou recusá-las. 

Desde maio o Google Meet pode ser usado gratuitamente em chamadas de até 100 pessoas. Após o dia 30 de setembro, essas chamadas ficarão limitadas a 60 minutos. Porém, os usuários podem adquirir os planos do G Suite para liberar mais recursos.

O Google Meet está disponível para iOS e Android

WhatsApp

Um dos aplicativos mensageiros mais usados do mundo não podia ficar de fora da nossa seleção.

Todos já sabem que o WhatsApp tem chamadas de vídeo e áudio há algum tempo. Mas o que é novidade para muitos é que ele também permite a realização de chamadas em grupo com até 50 participantes, através do Messenger Rooms. 

Comparado a outros aplicativos, o WhatsApp não oferece tantos recursos. Ele geralmente é mais indicado para chamadas casuais, em que os participantes não precisam compartilhar telas, usar chats, gravar reuniões entre outros recursos. 

É bem rápido e fácil criar uma chamada em grupo no aplicativo, basta enviar o link pelo próprio mensageiro.

O WhatsApp está disponível gratuitamente para iOS e Android.

Google Duo

Diferente do Google Meets, o Google Duo é um aplicativo de videoconferência grátis indicado para reuniões menores, que não precisam de tantos recursos disponíveis.

Com ele é possível criar chamadas de até 12 pessoas, e os usuários possuem as opções de:

  • Configurar suas câmeras;
  • Configurar o áudio;
  • Ativar o enquadramento automático;
  • Usar o modo retrato para desfocar o fundo do vídeo. 

Apesar das funções “básicas”, os usuários elogiam bastante a qualidade das chamadas em áudio e vídeo do aplicativo.

Por ele também é possível enviar mensagens para os contatos fora das chamadas, essas que podem ser em texto, áudio ou pequenos vídeos, que podem até ter até filtros no melhor estilo Instagram.

O Google Duo está disponível gratuitamente para iOS e Android.

Skype

Para finalizar a nossa lista temos o emblemático Skype, que muitos já devem ter usado na versão para computador.

Por anos ele foi o aplicativo de videoconferências mais querido da galera, e mesmo perdendo um pouco da sua força no mercado, ainda é a opção de muitos usuários.

Sua versão para dispositivos móveis é bem completa, com chamadas em qualidade HD para até 49 participantes. 

Os os usuários também podem:

  • Usar o chat de texto;
  • Compartilhar fotos e vídeos;
  • Enviar emoticons, gifs, áudios anotações, entre outras coisas.

O Skype também permite o envio de SMS para celulares e ligação para qualquer telefone, mas esses serviços são pagos.

Ele está disponível gratuitamente para dispositivos iOS e Android.

Qual o melhor aplicativo de videoconferência grátis? 

Todos os aplicativos citados aqui são excelentes e possuem chamadas em vídeo de alta qualidade.

No entanto, a escolha ideal irá depender das necessidades de cada usuário.

Para quem deseja fazer uma chamada rápida no grupo do WhatsApp, o próprio mensageiro já dá conta do recado.

Para reuniões de trabalho, o Zoom e Google Meeting são os mais indicados por terem várias ferramentas que ajudam na produtividade. 

As opções citadas aqui também são seguras. Mas é sempre importante ficar atento ao que o aplicativo está acessando no seu aparelho.

Além disso, sempre confira como está a privacidade das chamadas criadas e quem pode ter acesso. Afinal, você não vai querer um estranho entrando na reunião da sua empresa.

Vale lembrar que para fazer uma videoconferência online de qualidade, é necessário ter uma boa conexão com a internet. Aproveite e faça agora um teste de velocidade para saber como está a sua conexão!

*Esse artigo foi produzido em parceria com Mobizoo.

Posts Relacionados