O que é Telegram: conheça o app de mensagens que parecido com o WhatsApp

Você quer saber o que é Telegram? O aplicativo de mensagens russo ganha cada vez mais notoriedade e adeptos. Em 2021, já são mais de 500 milhões de usuários ativos mensais.

Será que realmente vale a pena abrir a sua conta? A resposta está neste artigo.

O que é Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagem russo que consiste em uma alternativa ao WhatsApp e ao Facebook Messenger. 

Ele pode ser usado no celular, no computador e em navegadores web.

O aplicativo trabalha em nuvem, ou seja seu conteúdo fica armazenado num ambiente online criptografado. O objetivo é trazer segurança e velocidade nas informações

Todas as mensagens são criptografadas de ponta a ponta e há o comprometimento em não divulgar as informações dos usuários a terceiros. 

De quebra, é possível enviar textos, vídeos, fotos, arquivos em PDF, emojis e outros tipos de mensagens.

Como funciona o Telegram?

O Telegram permite que seus usuários troquem mensagens instantâneas a partir de diferentes tipos de mídia. Ainda é permitido: 

  • Criar grupos com até 200 mil participantes.
  • Ter chats secretos com mensagens autodestrutivas.
  • Habilitar bots para executar algumas funções.
  • Enviar arquivos de tamanho ilimitado para outros usuários.

Para usar o aplicativo, é preciso baixá-lo e instalá-lo no seu celular. Ao fazer isso, você deverá fazer o seu cadastro. Insira seu número de telefone e as outras informações solicitadas.

Como o mensageiro funciona de maneira online, é necessário que você tenha uma boa conexão com a internet.

Como baixar o Telegram?

Agora que você sabe o que é Telegram, chega o momento de entender como fazer o download pelo seu celular. 

Existe apenas um aplicativo, que serve tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. O download do Telegram deve ser feito da seguinte forma:

  1. Busque por “Telegram” na sua loja de aplicativos.
  2. Clique no botão “Instalar”, “Baixar” ou semelhante.
  3. Siga as etapas exigidas conforme as requisições de cada sistema operacional. 
  4. Pronto! O Telegram estará funcionando. 

Depois disso, faça o cadastro inserindo as informações solicitadas.

Qual a diferença entre Telegram e WhatsApp?

Para saber qual a diferença entre o Telegram e o WhatsApp, é preciso analisar as funcionalidades dos dois aplicativos. 

De modo geral, elas são semelhantes. Por exemplo, ambos os apps permitem utilizar vários formatos de mídia.

Por outro lado, há diferenças significativas. Veja quais são elas:

  • O Telegram promete entregar mensagens com o menor número de bytes possível, mesmo com conexões instáveis. O WhatsApp acumula históricos que registram a indisponibilidade do serviço. Por isso, é mais “pesado”.
  • Os arquivos podem ser enviados com tamanho ilimitado no Telegram. No WhatsApp, o máximo é 100 Mb.
  • O funcionamento do Telegram pelo desktop é independente da versão do celular. É exigido apenas um login com o smartphone. Em outras palavras, você consegue conversar mesmo sem ter internet 3G/4G. Com o WhatsApp, há interdependência.
  • As mensagens pelo Telegram são passíveis de edição e exclusão por parte do usuário. Isso vale para todos os contatos. No WhatsApp, o conteúdo é apagado, mas todos veem que essa ação foi executada.
  • O Telegram tem bots para realizar várias atividades, como busca por imagens, acesso à previsão do tempo, rastreamento de encomendas etc. Atualmente esse recurso do WhatsApp é restrito às empresas que possuem a API oficial.

O Telegram é mais seguro?

Entender qual a vantagem de ter o Telegram passa por avaliar a segurança do aplicativo. Essa é a proposta. Por isso, são usadas algumas ferramentas, como:

  • Criptografia de ponta a ponta.
  • Combinação simétrica RSA 2048-bit e AES 256-bits.
  • Troca de chaves seguras Diffie-Hellman.

Quando juntas, a privacidade do usuário é estabelecida com êxito. Esses recursos também garantem a criação dos chats secretos e da autoprogramação de mensagens.

Outro ponto interessante é a possibilidade de bloquear o acesso ao Telegram. Isso é feito com senha individual e específica

Assim, mesmo com a tela desbloqueada, as conversas só serão vistas por pessoas autorizadas.

Telegram é bom?

Todo aplicativo possui prós e contras, com o Telegram não seria diferente. Veja as vantagens e desvantagens do app a seguir. 

Vantagens

Segurança: O Telegram é um serviço bastante seguro, em que a privacidade fica em primeiro lugar.

Versão independente para o desktop: Com o Telegram, você faz o login no celular uma vez e tem a chance de usar o app no computador sem conexão com a internet.

Mensagens autodestrutivas: Se você tiver uma conversa que possui conteúdo sigiloso, pode enviar mensagens com tempo de autodestruição.

Desvantagens

Menor número de usuários: O WhatsApp ainda tem um total de usuários muito maior do que o Telegram. Com isso, você pode ter um pouco de dificuldade para concentrar seus contatos.

Possibilidade de funções pagas: Todos os recursos do Telegram são gratuitos, mas o site oficial informa que isso pode mudar. Se o financiamento ficar escasso, a cobrança por algumas ferramentas pode começar.

Ausência de versão business: Todos os usuários do Telegram têm acesso à mesma versão. Se você tiver atendimento para sua empresa, terá que lidar com os mesmos recursos, o que pode ser um pouco limitado.

Agora que você sabe o que é Telegram, que tal conferir a velocidade da sua internet? Faça o teste de velocidade no Minha Conexão e veja os resultados!

Posts Relacionados

Aprenda como configurar o roteador intelbras

Autor: minhaconexao | 16 de março de 2020
Para ter uma boa velocidade de internet e uma conexão eficiente, é necessário utilizar bons roteadores para que ela funcione de uma forma mais prática,…