Entenda como funcionam os grupos de Telegram e aprenda a acessa-los!

Cada vez mais, os grupos de telegram têm servido como uma excelente ferramenta para quem quer compartilhar assuntos em comum e interagir com uma grande quantidade de pessoas, seja sobre assuntos pessoais, profissionais, familiares ou de qualquer outra temática. 

No entanto, diferente de alguns países, o aplicativo ainda não é tão popular quanto parece aqui no Brasil — o que acaba gerando diversas dúvidas. 

Afinal, como é esse recurso na prática? Quantas pessoas podem fazer parte de um mesmo grupo? O que mais devo saber sobre o tema?

Para que você aproveite todas as utilidades oferecidas pelos grupos de Telegram, a seguir, explicaremos detalhadamente como eles funcionam, qual a diferença para outras ferramentas do mensageiro e como criar o seu próprio grupo online. Confira!

Como funcionam os grupos de Telegram?

Com uma dinâmica similar ao WhatsApp, os grupos de Telegram se destacam por oferecerem uma quantidade de recursos muito mais extensa aos usuários.

Isto é, o criador e os administradores autorizados do grupo conseguem determinar toda a dinâmica de interação dentro daquele espaço.

Dessa forma, é possível desde restringir o envio de mensagens por participantes não-administradores até pautar quais são os assuntos permitidos ali. 

Para entrar em um grupo, o usuário precisa ser adicionado por um administrador ou receber o link de convite. 

Cada grupo pode conter até 200 mil membros, contando o criador e demais administradores.

Logo, o recurso consegue cumprir o objetivo de comunicação do administrador e alcançar um bom número de pessoas com muita facilidade.

Portanto, isto torna o mensageiro excelente para uso em estratégias de marketing, fortalecimento institucional e divulgação de conteúdo.

Funções adicionais do grupo no Telegram

Fora a troca de mensagens e compartilhamento de arquivos tradicionais, os grupos de Telegram disponibilizam outras funções interessantes para quem precisa otimizar ao máximo a sua comunicação.

Além disso, as hashtags, por exemplo, funcionam igual às outras redes sociais, facilitando a localização de mensagens que tratam de um mesmo assunto. 

Duvida? Faça o teste e descubra tudo sobre o tema ao pesquisar com o ícone “#” sobre crescimento capilar, por exemplo.

Telegram bot

Outra técnica revolucionária é o uso dos bots, que automatizam diversas tarefas que antes só poderiam ser realizadas pelo administrador.

Os bots podem responder a perguntas predeterminadas e bloquear mensagens impróprias. Além disso, geram enquetes e compartilham os conteúdos da sua marca.

O Telegram conta também com uma função que pode ser confundida com o grupo. 

Estamos falando dos canais, uma alternativa muito válida para compartilhar mensagens com um número ilimitado de pessoas e manter a organização dentro daquele espaço.

Nessa situação, o canal pode ter um chat exclusivo, mas seu objetivo principal é apenas a transmissão de mensagens, arquivos e informações.

Como os grupos podem ajudar no seu negócio?

Se você sabe o que é link building, os grupos de Telegram podem ser uma ótima maneira de divulgar e encontrar parceiros para a sua marca.

Isso porque é possível encontrar, por meio da barra de pesquisa da plataforma, centenas de grupos destinados à divulgação de produtos, marcas e conteúdo dos mais diversos segmentos.

E mais do que isso, por ser um mensageiro muito usado no compartilhamento de dicas e utilidades de modo geral, não é incomum que a plataforma se torne um veículo orgânico de engajamento de usuários.

Desse modo, isso acontece pois os usuários podem recomendar gratuitamente marcas e produtos com os quais tiveram uma boa experiência no ambiente digital.

A título de exemplo, existem muitos grupos de estudos para concurseiros e vestibulandos com pessoas de diversas partes do país.

Por fim, essas pessoas compartilham diariamente blog posts com dicas de aprendizagem, materiais gratuitos de aula e indicações de cursos e simulados que podem ou não incluir cupons de desconto.

Como criar um grupo no Telegram?

Agora que você já sabe como esse recurso pode ser útil para o seu negócio, criar um grupo dentro da plataforma é super simples.

Portanto, basta clicar no ícone do lápis, localizado no canto inferior direito do aplicativo, ou no mesmo local na aba de conversas (para a versão web) e selecionar a opção “novo grupo”.

A partir daí, você deverá selecionar quem serão os membros do grupo na sua lista de contatos e, em uma próxima etapa, definir um nome, imagem de capa e a descrição e/ou mensagem fixada para o chat. 

Feito isso, é só configurar o seu grupo de Telegram da forma que preferir e começar a compartilhar e interagir com os participantes.

Divulgar grupo Telegram

Os meios de comunicação estão evoluindo cada vez mais rápido no meio digital e não à toa os negócios de sucesso se adaptam bem às transformações e divulgações.

Por isso, aproveitar recursos gratuitos e de grande impacto como os grupos de Telegram virou uma das maneiras mais eficientes de aproximar o público da sua marca, formar uma comunidade engajada de usuários e fortalecer a sua autoridade no mercado. Comece agora mesmo!

Posts Relacionados