Entenda para que serve o VPN

Entenda aqui o que é VPN, para que serve e quem são as pessoas que mais usam essa ferramenta.

O que é VPN?

A VPN pode ser uma ferramenta muito poderosa para garantir a segurança de informações digitais, mas muita gente ainda desconhece esse recurso. Descubra tudo o que precisa saber sobre o tema aqui!

O acrônico (ou rede virtual privada) gerado pela VPN permite o tráfego de dados de maneira segura e também pode conferir acesso a uma rede interna de uma empresa, ainda que a pessoa esteja em casa, por exemplo.

Com auxilio desse recurso, é mais fácil transferir dados de um ponto para outro da rede sem correr riscos com cyber-criminosos ou da vigilância (em países com governos autoritários).

A VPN consiste, em poucas palavras, em uma espécie de firewall, mas que, ao invés de proteger o computador, mantém os dados em segurança enquanto você trafega pela rede.

A partir disso é possível imaginar porque trata-se de uma ferramenta muito usada por empresas que prezam em manter seus dados em sigilo, longe de olhos curiosos.

Através das VPNs é possível, inclusive, se conectar a redes públicas de forma totalmente segura e transferir as informações protegidas graças à criptografia. Ainda que os criminosos consigam interceptar as informações, é difícil que eles cheguem a acessá-las.

O recurso também pode ser útil para usuários individuais, que geralmente usam da VPN para camuflar seus IPs, de forma a tapear bloqueios de região.

Um bom exemplo, em casos de governos rígidos, um iraniano que queira acessar o YouTube (proibido por questões políticas) pode substituir seu endereço de IP pelo do provedor de VPN, conseguindo assim liberar seu acesso.

Para conseguir se conectar a uma rede segura desse tipo, é preciso ter acesso à internet de maneira que o usuário costumar fazer e logo em seguida iniciar uma conexão com o servidor de VPN, utilizando de um software específico.

Se for o caso de uma empresa, é ainda mais fácil. Basta se ligar ao servidor que o funcionário terá acesso à rede interna da companhia e todos os seus serviços.

Afinal, qual é a real vantagem de uma VPN?

A ferramenta VPN permite, então, a troca de dados de maneira mais segura entre os terminais (celulares, computadores, tablets, notebooks, etc) ligados a ela.

Utilizada amplamente por todo o mundo, principalmente em lugares que censuram o uso da internet, as VPNs conseguem possibilitar aos usuários o acesso aos conteúdos que estejam censurados por alguma margem de segurança.

Para o público que usualmente navega em redes públicas de Wi-Fi, uma VPN pode garantir que os dados não sejam interceptados pelo administrador da rede.

Agora que você já sabe qual a importância das VPNs, que tal fazer um teste de conexão?

Teste a velocidade da sua internet com o MinhaConexão

O teste do MinhaConexão é simples, rápido e totalmente gratuito, além de possibilitar a criação de arquivos em PDF com os principais dados da sua rede, como a taxa de download e upload, além do PIN.

Para saber se a velocidade de internet corresponde ao pacote contratado, é importante realizar o teste com certa frequência, e em vários horários do dia.

Faça já o teste de velocidade e tire as suas dúvidas.

Posts Relacionados