Minha Conexão

O Que é um Certificado SSL e Porque Ele é Tão Importante

A internet é uma ferramenta importantíssima para a realização de diversas atividades importantes. Com ela, podemos pagar contas, realizar cadastros, comprar coisas, fazer pesquisas, etc.

Com a variedade de atividades realizadas online, a segurança digital é fundamental para que certas informações não sejam utilizadas sem o nosso consentimento. E um dos principais mecanismos de proteção online é o certificado SSL.

Neste artigo, vamos compreender o que é um certificado de segurança SSL, como ele funciona e porque ele é tão importante para uma navegação segura.

Mãos digitando em um teclado de notebook. Na tela há um cadeado branco em um fundo azul, fazendo referência à segurança do certificado SSL

O que é um certificado SSL?

O Secure Sockets Layer (SSL) é um sistema que tem como objetivo criptografar a comunicação dos dados entre o navegador e o servidor utilizado.

A estratégia mais popular de utilizar essa tecnologia é através do certificado de segurança SSL.

A instalação da certificação SSL em um site criptografa os dados de navegação do usuário, impedindo que informações sensíveis caiam nas mãos erradas.

O certificado SSL não é uma tecnologia nova. Ele foi desenvolvido em 1994 pela Netscape, como uma forma de oferecer uma conexão mais segura para os usuários.

Qual a função do certificado SSL?

A principal função do certificado SSL é proteger dados do usuário.

Basicamente, o sistema codifica as informações a partir de uma chave que apenas o destinatário conhece.

Assim, ele evita que hackers tenham acesso a dados como nome, endereço, informações bancárias, entre outros.

Além disso, a certificação SSL serve para autenticar a identidade de um site. Ou seja, se a página realmente pertence a uma empresa. Isso evita que pessoas leigas caiam em golpes na internet.

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Como identificar um site seguro?

Para identificar se um site possui o certificado de segurança SSL, basta procurar a figura de um pequeno cadeado, ao lado da URL do site.

Ao clicar em cima do desenho, deverá aparecer a mensagem “conexão segura”.

Outra forma de descobrir se um site tem ou não o certificado SSL é copiar a url e colar em um bloco de notas.

Se ele começar com http://, o site não possui o certificado.

Porém, se o link do site começar com https://, o S significa que o site é seguro.

Além disso, navegadores como o Google ou o Firefox tendem a deixar o link do site verde quando o site é seguro e vermelho quando ele não for.

Quais os tipos de certificado SSL?

De maneira geral, existem 3 tipos de certificados SSL. São eles:

  • Validação estendida: oferece uma autenticação maior do site. Valida a entidade proprietária do domínio e oferece uma análise completa sobre a segurança e as informações do site.
  • Validação da organização: apresenta um nível médio de validação. Verifica a propriedade do domínio e as informações da organização responsável por ele.
  • Validação de domínio: indica que o site é seguro para navegar. É uma das opções mais básicas de certificação SSL.

Todo site precisa ter um certificado SSL

O certificado SSL é um sistema de segurança não obrigatório. Ou seja, você pode colocar um site no ar sem ele.

No entanto, instalar a certificação SSL é um passo bastante estratégico para qualquer site por diversos fatores.

Em primeiro lugar, o certificado SSL passa uma sensação de segurança para o usuário, por identificar que aquela é uma plataforma segura de navegação.

Inclusive, se você deseja criar uma loja virtual no seu site, isso só será possível com a certificação SSL.

Muitas operadoras de cartão de crédito permitem o uso do cartão para compras online apenas se o site apresentar o certificado digital.

Além disso, se o seu objetivo é construir uma estratégia de SEO e ranquear para mecanismos de busca, a certificação torna-se fundamental.

Afinal, um dos pré-requisitos do Google é apresentar sites confiáveis para os usuários. Isso torna  a implementação do certificado SSL uma boa prática.

Aprendeu tudo sobre o certificado SSL? Conheça também o navegador Brave e descubra porque ele proporciona uma navegação com maior privacidade e segurança para o usuário!

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...