Minha Conexão

Entenda a diferença entre a internet de fibra óptica e cabo UTP

Se você não é um expert em internet, provavelmente não vai saber identificar qual o tipo de conexão e velocidade de internet que mais se ajusta as suas necessidades.

Atualmente, existem opções de conexão, que variam entre as mais populares, como o cabo UTP (par traçado sem blindagem) até as mais modernas, como a internet via fibra óptica.

Confira abaixo a diferença entre a fibra óptica e cabo UTP

Bem, mas se você não sabe definir qual é a melhor conexão que irá atender as suas necessidades, como é possível entender a diferença entre fibra óptica e cabo UTP? Vamos explicar tudo nesse post! Depois de conferir as características e a velocidade da internet de cada tipo de conexão, você com certeza saberá qual o tipo de internet é capaz de suprir suas necessidades.

Primeiro, vamos explicar as características da internet via cabo UTP, par traçado. Se estivermos tratando de redes de dados para empresas ou estabelecimentos menores, os cabos de par trançado sem blindagem podem ser uma boa opção, com ótimo custo benefício.

A estrutura desse tipo de conexão é feita por meio de fios de cobre trançados em pares, que ajudam a evitar interferências ou perdas de sinal. Seu alcance máximo é de 100 metros e a taxa de transmissão pode variar de 1 à 10 Gbps. Como a internet via cabo UTP é utilizada para pequenas distâncias, os cabos de par trançado também possuem ótimas vantagens para atender algumas necessidades específicas.

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Confira outros pontos positivos do par traçado sem blindagem-UTP:

  • Cabos mais flexíveis para manusear;
  • Fácil instalação;
  • Preço altamente acessível;
  • Ideal para pequenas instalações (uso doméstico ou pequenas empresas);
  • Estruturação para prevenir interferências.

Os cabos de par trançado sem blindagem podem ser usados para transmissão de voz, dados e imagens. Contudo, ele não será tão eficaz quanto a internet via fibra ópticas se a aplicação for em grandes redes ou rápida velocidade de internet, com ausência total de interferências.

E por falar em conexão de internet via fibra óptica, agora vamos abordar as características e vantagem desse estilo moderno de conexão.

A fibra ótica é uma ótima opção para transmissão de dados, constituída de filamentos de vidro ou polímeros. A internet via fibra óptica processa informações na velocidade da luz e conta com uma tecnologia que converte energia luminosa em energia elétrica ou sonora.

As redes de fibra ótica permitem que os sistemas de transmissão sejam maiores, com maior largura de banda. Além disso, geram dados em maior velocidade de internet e são de fácil instalação.

Esse modelo de cabo está servindo como substituto dos cabos de cobre, que já apresentam deficiência para estruturação de grandes redes.

Os cabos de cobre acabam perdendo a potência do sinal transmitido conforme a distância, além de sofrerem mais deterioração do que as fibras óticas. Uma das maiores vantagens em utilizar cabos de fibra ótica é sua alta velocidade de internet, que transmite dados em grande volume e por distâncias maiores.

Confira outros pontos positivos da internet via fibra óptica:

  • Redes de fibra ótica são mais seguras, pois não sofrem interferência devido ao material em sua composição;
  • Maior capacidade para transmitir informações;
  • A matéria prima utilizada para sua fabricação é abundante, diminuindo os custos de sua produção;
  • Redes altamente confiáveis, livre de interferências e falhas;
  • Não enferrujam;
  • Abrangem grandes distâncias de cabeamento;
  • Alta velocidade na transmissão de informações.

Agora você já conhece as principais características e vantagens da internet via fibra óptica e cabo UTP (par trançado sem blindagem).

Depois de definir qual a melhor conexão para suas necessidades, é imprescindível checar a velocidade da internet, a fim de saber se você está recebendo a quantidade de dados que contratou. Para isso, conte com o site Minha Conexão.

O portal Minha Conexão é uma ferramenta online que mostra a real velocidade da internet na qual você navega, funciona como um velocímetro que realiza testes de velocidade em qualquer tipo de provedor. Acesse o site e saiba mais sobre o serviço do portal Minha Conexão.

Gostou dessa explicação? Confira muitas outras explicações e dicas no blog do minha conexão!

Até a próxima!

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...