O Que é um Certificado SSL e Porque Ele é Tão Importante

A internet é uma ferramenta importantíssima para a realização de diversas atividades importantes. Com ela, podemos pagar contas, realizar cadastros, comprar coisas, fazer pesquisas, etc.

Com a variedade de atividades realizadas online, a segurança digital é fundamental para que certas informações não sejam utilizadas sem o nosso consentimento. E um dos principais mecanismos de proteção online é o certificado SSL. 

Neste artigo, vamos compreender o que é um certificado de segurança SSL, como ele funciona e porque ele é tão importante para uma navegação segura. 

O que é um certificado SSL?

O Secure Sockets Layer (SSL) é um sistema que tem como objetivo criptografar a comunicação dos dados entre o navegador e o servidor utilizado.

A estratégia mais popular de utilizar essa tecnologia é através do certificado de segurança SSL

instalação da certificação SSL em um site criptografa os dados de navegação do usuário, impedindo que informações sensíveis caiam nas mãos erradas.

O certificado SSL não é uma tecnologia nova. Ele foi desenvolvido em 1994 pela Netscape, como uma forma de oferecer uma conexão mais segura para os usuários. 

Qual a função do certificado SSL?

A principal função do certificado SSL é proteger dados do usuário.

Basicamente, o sistema codifica as informações a partir de uma chave que apenas o destinatário conhece.

Assim, ele evita que hackers tenham acesso a dados como nome, endereço, informações bancárias, entre outros.

Além disso, a certificação SSL serve para autenticar a identidade de um site. Ou seja, se a página realmente pertence a uma empresa. Isso evita que pessoas leigas caiam em golpes na internet.

Como identificar um site seguro?

Para identificar se um site possui o certificado de segurança SSL, basta procurar a figura de um pequeno cadeado, ao lado da URL do site.

Ao clicar em cima do desenho, deverá aparecer a mensagem “conexão segura”. 

Outra forma de descobrir se um site tem ou não o certificado SSL é copiar a url e colar em um bloco de notas.

Se ele começar com http://, o site não possui o certificado.

Porém, se o link do site começar com https://, o S significa que o site é seguro.

Além disso, navegadores como o Google ou o Firefox tendem a deixar o link do site verde quando o site é seguro e vermelho quando ele não for.

Quais os tipos de certificado SSL?

De maneira geral, existem 3 tipos de certificados SSL. São eles:

  • Validação estendida: oferece uma autenticação maior do site. Valida a entidade proprietária do domínio e oferece uma análise completa sobre a segurança e as informações do site.
  • Validação da organização: apresenta um nível médio de validação. Verifica a propriedade do domínio e as informações da organização responsável por ele.
  • Validação de domínio: indica que o site é seguro para navegar. É uma das opções mais básicas de certificação SSL. 

Todo site precisa ter um certificado SSL

O certificado SSL é um sistema de segurança não obrigatório. Ou seja, você pode colocar um site no ar sem ele.

No entanto, instalar a certificação SSL é um passo bastante estratégico para qualquer site por diversos fatores. 

Em primeiro lugar, o certificado SSL passa uma sensação de segurança para o usuário, por identificar que aquela é uma plataforma segura de navegação. 

Inclusive, se você deseja criar uma loja virtual no seu site, isso só será possível com a certificação SSL.

Muitas operadoras de cartão de crédito permitem o uso do cartão para compras online apenas se o site apresentar o certificado digital.

Além disso, se o seu objetivo é construir uma estratégia de SEO e ranquear para mecanismos de busca, a certificação torna-se fundamental.

Afinal, um dos pré-requisitos do Google é apresentar sites confiáveis para os usuários. Isso torna  a implementação do certificado SSL uma boa prática.

Aprendeu tudo sobre o certificado SSL? Conheça também o navegador Brave e descubra porque ele proporciona uma navegação com maior privacidade e segurança para o usuário!

Posts Relacionados

Como manter a segurança de suas senhas na internet

Autor: minhaconexao | 23 de maio de 2019
A segurança é um dos principais problemas apresentados na internet nos últimos anos. Hackers procuram a todo momento acessar dados, roubar informações e utiliza-las para…