Minha Conexão

Saiba tudo sobre o xCloud

Já imaginou utilizar seus jogos favoritos do Xbox pelo celular? É possível graças ao xCloud, serviço da Microsoft, que transmite jogos do Xbox diretamente da nuvem, por wi-fi ou rede móvel.

O serviço de streaming de jogos foi lançado em 2019 em alguns países e, agora, os testes no Brasil estão a todo vapor.

Essa é uma boa alternativa para gamers que não possuem, por exemplo, computadores com alto desempenho.

Gostou da novidade e quer saber mais como funciona, valores e como participar do teste do xCloud no Brasil? Continue a leitura!

xCloud

O que é xCloud?

O xCloud, também conhecido como Project xCloud, é uma plataforma do Xbox que tem o intuito de facilitar a vida dos gamers que não querem fazer download dos jogos para o seu dispositivo.

Isso porque a plataforma é toda com armazenamento em nuvem, evitando o uso e a limitação da capacidade de armazenamento interno.

Além dessa praticidade, o serviço também permite que você participe dos jogos em rede usando apenas o seu celular.

Como o xCloud funciona?

A conexão com o xCloud é feita por meio de um servidor remoto.

Dessa forma, o dispositivo se conecta pela internet para reproduzir as imagens e o áudio, como uma plataforma de streaming. Esse acesso pode ser feito via tablet, celular, computador ou outro dispositivo.

Para usar, é muito simples. Ao acessar a plataforma, basta selecionar o jogo, esperar pouco tempo até que o aplicativo se conecte no servidor de um Xbox, e jogar.

Como você estará em sua conta, os jogos ficam salvos e quando for jogar novamente, é possível continuar de onde parou.

Importante ressaltar que, atualmente, o xCloud roda apenas em dispositivos Android com versão 6.0 ou em versões superiores.

A previsão é que a empresa consiga oferecer o serviço, em breve, para dispositivos como IOS, da Apple, e PCs com sistemas variados.

Qual a velocidade necessária para usar o xCloud?

Como necessita de uma conexão via wifi ou internet móvel é importante que a velocidade do plano de internet contratada seja suficiente para jogos online.

O próprio site do xCloud recomenda que se tenha uma conexão de dados móvel ou Wi-Fi de 5 GHz com velocidade de 10 Mbps, para que não haja travamentos, latência ou resolução baixa.

Para ver qual a real velocidade da sua internet, acesse o teste de velocidade do Minha Conexão.

Ali você encontra um speed test e descobre se a internet que você contratou está com uma boa velocidade de download, upload e ping.

Além disso, você pode também fazer um comparativo de planos e verificar qual atenderia suas necessidades para jogar online.

Quando o xCloud Brasil chega?

Esse é um dos projetos mais ambiciosos da Microsoft e, por isso, em cada país em que houve o lançamento foi feito, antes, uma fase de teste com jogadores regionais.

Por isso, o xCloud está em fase beta no Brasil, ou seja, testando as funcionalidades, aceitação e viabilidade com os jogadores, desde 2020.

Alguns usuários já foram convidados para participarem desses testes que oferecem aproximadamente 30 títulos variados de jogos.

A previsão de estreia oficial do xCloud no Brasil é 2021, mas a data correta ainda não foi divulgada pela empresa.

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

xCloud Brasil: inscrição para testar a plataforma

Para testar o xCloud no Brasil você precisa:

  1. Registrar-se no xCloud. Para isso é preciso uma conta da Microsoft. Caso não tenha uma, você pode criar no momento do registro;
  2. Aguardar o recebimento do e-mail confirmando as próximas etapas (o primeiro e-mail de confirmação é apenas de cadastro, não que você foi aceito);
  3. Quando for validada sua participação, baixe o aplicativo Xbox Game Streaming (visualização);
  4. Acesse o aplicativo e faça login com a senha que usou para se registrar no xCloud;
  5. Emparelhe seu controle Xbox sem fio;
  6. Pronto! Agora é só testar!

Antes de tentar realizar sua inscrição para testar o acesso beta do xCloud, verifique se você possui os equipamentos necessários para isso. Para usar o serviço você precisa de:

  1. Um celular Android que possui a versão 6.0 ou uma versão superior. O aparelho não precisa ser potente, mas é necessário que ele seja compatível com o app Xbox Game Streaming;
  2. Que o celular possua bluetooth 4.0;
  3. De um controle Xbox compatível com Bluetooth;
  4. De uma conexão de internet suficiente;
  5. Do app Xbox Game Streaming, disponível para Android (play.google.com) mediante convite.

Um detalhe importante é que nesse período de testes, a Microsoft não está exigindo que os participantes tenham uma assinatura do Xbox Game Pass Ultimate ou do Xbox Live Gold.

Além disso, também não é um pré-requisito que o usuário tenha um console Xbox. Mas fique atento: quando o serviço começar a rodar oficialmente será necessária a assinatura do plano.

Ou seja, no momento, você só precisa se cadastrar e ser aprovado para testar o serviço.

xCloud

Xcloud Games: jogos disponíveis

Por enquanto, no Brasil foram disponibilizados cerca de 30 jogos para testar. Listamos abaixo os principais deles, confira:

  1. Killer Instinct;
  2. Gears (of War) 5;
  3. Halo: Guardians;
  4. Sea of Thieves;
  5. Minecraft Dungeons;
  6. Devil May Cry 5;
  7. Tekken 7;
  8. Overcooked;
  9. Subnautica;
  10. War Thunder;
  11. Forza Horizon, entre outras opções!

Nos demais países que já passaram pela fase de teste e o serviço já é comercializado, a gama de jogos disponíveis no xCloud é bem maior e variada.

Quanto o xCloud custa?

Por ainda estar em fase de testes, os primeiros usuários não vão pagar nada pelo acesso.

Isso porque a Microsoft não está exigindo que o usuário tenha assinatura do Xbox Game Pass Ultimate ou do Xbox Live Gold e também não é exigido que o usuário tenha console Xbox. Portanto, é só se registrar e usar!

Porém, esse acesso será cobrado quando o serviço sair da fase de teste e for lançado oficialmente no país. Atualmente, a assinatura do Game Passa custa a partir de R$ 45.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...