Minha Conexão

O que é criptografia? Confira como funciona e exemplos!

Você sabe o que é a criptografia? Com certeza você se comunicou com alguém ainda hoje usando um aplicativo de mensagens como o Whatsapp, ou mesmo uma opção mais formal como o email, certo?

Bom, talvez você não saiba, mas todas as mensagens trocadas em apps como WhatsApp e Telegram são criptografadas, de forma que não possam ser acessadas por alguém de fora.

Dessa forma, suas mensagens e informações ficam mais seguras.

Quer saber mais sobre o que é e como funciona a criptografia? Confira a seguir!

O que é criptografia na internet?

A palavra criptografia tem origem do latim ‘cryptographia’ e é formada pela junção de ‘kryptós’, que significa ‘oculto’ ou ‘secreto’, e ‘graphía’, que significa ‘escrita’. Por isso, a criptografia é, de forma literal, um tipo de ‘escrita secreta’.

Usada atualmente como uma maneira de segurança de dados na internet, para proteger informações pessoais, de pagamento, empresariais, e o que mais estiver sendo compartilhado entre um navegador e um servidor.

Com a criptografia, os dados que estão sendo compartilhados entre um dispositivo de origem e seu destinatário são codificados, e só podem ser lidos com uma chave de acesso específica, responsável por fazer o processamento dos dados e decodificar a mensagem.

Dessa forma, as informações compartilhadas ficam protegidas e não podem ser interceptadas por um terceiro usuário, como um hacker, por exemplo.

Como funciona a criptografia?

A criptografia é usada para proteger dados e garantir a segurança na transmissão de informações, ou seja, sua função é garantir que os dados sejam lidos apenas pelos envolvidos na comunicação, e não sejam acessados por pessoas de fora.

A criptografia também é responsável por manter os dados armazenados em segurança e identificar o remetente e o destinatário de uma mensagem, garantindo que não há alguém se passando por uma pessoa, por exemplo.

Essa identificação das pessoas envolvidas em uma troca de informações é feita pela chave de criptografia, que é exclusiva e não pode ser acessada por outra pessoa, sendo ela a garantia de que a mensagem será codificada e depois decodificada.

É através da criptografia que os dados compartilhados em pagamentos de compras online, informações do usuário de login e senha, e arquivos de empresas são protegidos, por exemplo.

Por que usar criptografia?

A criptografia é importante para a proteção de dados pessoais, ou mesmo informações sigilosas, como:

  • Processos de empresas
  • Transferências
  • Pagamentos online
  • Contratos
  • Entre outros arquivos e documentos importantes.

Além disso, criptografar dados é um formato que garante a segurança das informações compartilhadas durante o processo de envio e recebimento, para que não sejam interceptadas por terceiros, como hackers, por exemplo.

A criptografia também ajuda a identificar os usuários envolvidos nas trocas de mensagens, ou mesmo no acesso a um arquivo em repouso que esteja protegido por criptografia, tudo isso com o uso da chave.

O que é o sistema de criptografia?

O sistema de criptografia converte um texto legível em algo incompreensível, chamado de texto cifrado durante o processo.

Através de algoritmos matemáticos, os dados são transformados em uma sequência de outros valores, que voltam a ser uma mensagem legível depois de serem descriptografados com a chave de acesso.

Para ficar mais fácil de visualizar, veja o exemplo abaixo:

  1. Primeiro, você envia uma mensagem dizendo “Oi, tudo bem?”, via um aplicativo de mensagens que tenha a proteção da criptografia;
  2. Esse texto será cifrado automaticamente pelo app em algum código como, por exemplo: “1wsnv01apz4310ajhyrqmjqa3d72”;
  3. Esse código só poderá ser lido como “Oi, tudo bem?” depois que a mensagem chegar ao aparelho que possui a chave criptográfica certa.

O que é chave de criptografia?

As chaves de criptografia são responsáveis por fazer a decodificação da mensagem criptografada e torná-la novamente legível para o recebedor.

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Criptografia simétrica

Na criptografia simétrica, os dados enviados são codificados e depois decodificados por uma mesma chave.

Ou seja, todo o processo de envio e recebimento de mensagem possui uma mesma chave de acesso.

Por possuir uma única chave durante todo o processo, esse formato de criptografia é mais ágil, porém, não tão seguro já que a mesma chave está sendo compartilhada entre diversos dispositivos.

Criptografia assimétrica

Já na criptografia assimétrica, são combinadas duas chaves diferentes durante o processo, uma chave pública e outra privada. A pública é usada para cifrar a mensagem e a privada para decifrar.

Quanto mais complexa for a chave de criptografia, mais seguro é o processo de armazenamento e transmissão de dados.

Quais são os tipos de criptografia?

De início, a criptografia possui poucas chaves, mas com o ataque de hackers e o avanço da tecnologia, é preciso desenvolver novas chaves a todo momento, para aumentar a complexidade da codificação dos dados, e assim, tornar mais seguro.

Essa complexidade das chaves de criptografia pode ser medida em bits, que é a menor unidade de informação medida. Ou seja, quanto mais bits possuir a chave, mais segura ela será.

comparar

Teste sua velocidade no Minha Conexão!

Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.

TESTE SUA CONEXÃO

Funções de hash

As funções de hash são algoritmos matemáticos que transformam os dados em uma série de caracteres aleatórios ilegíveis e de comprimento fixo. Voltando a ser a mensagem original apenas quando decodificados.

Criptografia AES

O nome AES significa Advanced Encryption Standard, traduzido como ‘Padrão de Criptografia Avançada’ e é um algoritmo padrão para o governo dos Estados Unidos, por exemplo.

Utilizando uma chave de 128 bits, mas também com a possibilidade de usar 192 e 256 bits para casos específicos, esse formato é considerado extremamente seguro, com exceção de ataques hackers que sejam feitos misturando todas as combinações possíveis de 128, 192 e 256 bits, mas que são raros.

Criptografia DES e 3DES

A criptografia DES é a proteção básica, sendo o formato que possui o algoritmo mais compartilhado mundialmente e menos complexo.

DES significa Data Encryption Standard, em português “Padrão de Criptografia de Dados”, e por ser um formato que utiliza cerca de 56 bits, é mais fácil de ser decifrado.

Já o 3DES, foi criado para ser mais complexo e seguro que o DES, possuindo 3 chaves de 56 bits, totalizando 168 bits, por isso o nome “Triplo DES”.

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Criptografia RSA

RSA é a sigla para Rivest-Shamir-Adleman, os sobrenomes de seus criadores, e um dos primeiros formatos de chave de criptografia pública.

Funcionando de maneira assimétrica, como explicamos acima, o RSA cria uma chave pública e outra privada, que deve ser guardada em segurança. Neste sistema é possível utilizar a chave pública para cifrar qualquer dado, mas ele só será decifrado utilizando a chave privada.

Esse tipo é o mais usado atualmente para situações de rotina como compras online e envio de e-mails, por exemplo.

Criptografia Twofish

Twofish é um tipo de chave simétrica, formada por blocos de 128 bits e chaves que podem chegar a 256 bits. É considerada muito ágil e o código é aberto, ou seja, pode ser utilizado por outros programadores para desenvolver novas chaves.

Criptografia RC4

O RC4 foi desenvolvido em 1987 e é um tipo de chave simétrica, utilizada anteriormente para proteger o tráfego de internet e também de redes sem fio.

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Criptografia em trânsito ou criptografia em repouso

Como o próprio nome já diz, a criptografia em trânsito se trata de dados que estão em movimento, ou seja, circulando entre mais de um dispositivo, sendo acessados por mais de uma pessoa.

a criptografia em repouso se refere aos dados armazenados e guardados em um disco rígido ou USB, por exemplo.

A criptografia em trânsito é usada para o tráfego na internet, protegendo as informações que estão sendo compartilhadas entre o navegador e o seu dispositivo.

Atualmente isto é feito de forma automática por muitos sites através do HTTPS, o formato seguro do endereço web.

Se você acessar um site e visualizar o ícone de um cadeado ao lado do endereço, é porque aquele site está seguro e protegido por criptografia.

Por sua vez, a criptografia em repouso é usada para proteger arquivos, documentos e outros dados importantes, que não estão em movimento, ou seja, que permanecem em um dispositivo apenas.

Contudo, para acessá-los será necessário fornecer a chave que decodifica os dados de volta para o texto legível, caso contrário, eles permanecerão criptografados.

O que é criptografia de ponta a ponta?

Utilizada por aplicativos de mensagem como o Whatsapp e o Telegram, a criptografia de ponta a ponta é um formato que garante a proteção da mensagem para que seja lida apenas por aquele que enviou e o usuário que recebeu.

Dessa forma, todas as mensagens trocadas durante a comunicação, só podem ser acessadas por aqueles envolvidos na conversa, nem mesmo os servidores e as empresas responsáveis pelos aplicativos devem ter acesso aos dados compartilhados.

Apesar das inúmeras vantagens da criptografia, ela também pode ser usada para prejudicar propositalmente alguém, como é o caso do vírus Ransomware.

Como funciona a criptografia do WhatsApp?

Funcionando como uma criptografia assimétrica, a criptografia do WhatsApp é de ponta a ponta.

Ela possui duas chaves, uma de codificação e outra de decodificação.

Ninguém além de você e a pessoa que recebeu sua mensagem terão acesso à comunicação trocada no app.

Quando um dos contatos troca de dispositivo móvel, por exemplo, recebemos uma mensagem dizendo que o código de segurança da conversa com aquela pessoa mudou, como uma forma de garantir que não há outra pessoa se passando pelo contato.

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Como criar criptografia?

Para criar sua própria criptografia, você pode usar o BitLocker, que é uma ferramenta padrão do Windows usada para criptografar arquivos e pode ser ativada nas configurações de segurança do computador.

Outra ferramenta interessante é o AxCrypt, também disponível para Windows, ele pode criptografar arquivos e conta com funcionalidades extras como o bloqueio com senha, ou com arquivo-chave, e ainda a opção de apagar um arquivo de maneira que seja impossível recuperá-lo na memória do dispositivo.

Além desses, existe também o MiniLock, uma extensão do Google Chrome que permite criptografar arquivos e compartilhar com outras pessoas por meio de um ID, formado por um email e uma senha.

Assim, para compartilhar com alguém, é necessário que esta pessoa também tenha um ID da plataforma, para receber em segurança.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...