Minha Conexão

8 dicas importantes para você manter a sua privacidade na internet

Atualmente vários meios de acesso a internet são ofertados. Wi-Fi livre e Internet de dados moveis estão sempre disponíveis em diversos locais nos proporcionando navegar na internet com alta velocidade, fazer downloads, pagar contas e usar as redes sociais a qualquer momento do dia e com facilidade.

Muitas vezes não nos atentamos sobre os perigos que existem ao se conectar e navegar.

Separamos 8 dicas que te ajudará a manter sua segurança na hora de navegar pela internet.

1. Proteja suas informações pessoais e tome cuidado com o que postar nas redes sociais

O uso das redes sócias tem crescido dentre a população, mesmo quem não faz o uso de varias redes sociais como, Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Foursquare entre outros, possui pelo menos uma conta ativa. Em sua grande maioria elas permitem que seus usuários façam check-in em diversos locais, publique fotos e vídeos, compartilhem pensamentos, etc. Não há problema algum em fazer o check-in, mas procure lugares com maior movimentação, locais de fácil acesso e com poucas pessoas podem ser perigoso. Não divulgar atividades e locais de sua rotina é importante e preserva sua privacidade. O ideal seria desconectar a opção de localização do seu aparelho. Na maioria dos aplicativos, existem opções de configuração de privacidade.

2. Não adicione qualquer um

Opte por ter pessoas conhecidas em suas redes sociais. E ao adicionar uma pessoa desconhecida, evite postar informações particulares. Uma pessoa mal intencionada pode utilizar informações da sua rotina para planejar um sequestro, por exemplo.

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

3. Opte pela navegação anônima

Existem ferramentas nos navegadores que te proporcionam a opção de navegar anonimamente.

Cada navegador possui um atalho e um nome diferente para a função: • No Mozilla Firefox, clique no botão do Firefox e escolher a opção “Nova janela privativa”; • No Google Chrome, utilize o botão de configurações e selecione “Nova janela anônima”; • No Internet Explorer, vá até o no menu, clique em “Segurança” e em seguida clique em “Navegação InPrivate”; • No Opera, pelo botão do navegador, clique na alternativa “Nova janela privada”.

Estas ferramentas também servem para bloquear os cookies de rastreio e que não exige a instalação de um programa para ser realizada.

4. Atenção redobrada na hora de efetuar compras on-line

A comodidade que a internet nos proporciona ao facilitar nossas compras é surpreende. Porém, é importante se atentar a algumas dicas, como: Credibilidade do vendedor: Sempre pesquise sobre vendedor ou loja que deseja realizar suas compras. Afinal, estes sites pedem informações importantes como endereço para entrega e dados bancários.

5. Cuidado com senhas obvias

Sempre opte por senhas que mesclem números, caracteres e letras. Evite senhas obvias como datas de aniversário, nomes ou sequencias padrões, como 123 ou abc.

comparar

Descubra a velocidade real da sua internet!

Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!

TESTE SUA INTERNET

6. Nem tudo que encontramos na internet é verdade

Seja por meio de posts, e-mails, ou até mesmo links enviados por amigos, sempre recebemos varias informações diárias.

Mas tome cuidado para não clicar em tudo que vê, muitas vezes tratam-se de vírus disfarçados em informações, e podem ter acesso a informações pessoais importantes.

7. Use antivírus e mantenha softwares atualizados

A importância de se ter um antivírus em seu aparelho é obvia, entretanto para que ele funcione com precisão é necessário que você o mantenha atualizado e realize varreduras periodicamente - no mínimo, uma vez por mês.

8. Cuidado ao usar computadores públicos

As redes abertas também podem ser um grande perigo para a privacidade da informação. Na maioria das redes públicas são muitas pessoas conectadas ao mesmo tempo e não existe nenhuma características para garantir a segurança de seus utilizadores.

Procure sempre se conectar em uma rede segura.

Viu como manter a sua privacidade é simples? Independe do ponto de acesso, seja em casa, em redes públicas, internet móvel ou no trabalho faça um teste de conexão seguro e um teste de velocidade com precisão através do site.

O MinhaConexão tem a maior rede de provedores associados no Brasil.

O teste funciona sem a instalação de aplicativo, possui maior precisão do resultado e salvar o relatório dos testes. Armazena e gera um histórico detalhado com os seus testes. Você pode salvar e imprimir para usar como prova de problemas com sua internet.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...