Como a tecnologia pode ajudar nos estudos em casa

Desde que a internet se consolidou como uma ferramenta para auxiliar nas tarefas do dia a dia, ela faz cada vez mais parte da rotina em diferentes áreas. E isso inclui os estudos em casa.

E com a chegada da pandemia do novo coronavírus, todos os processos digitais foram acelerados. Afinal, as pessoas não podem mais se deslocar como antes.

Para quem está estudando e se preparando para alguma prova, vestibular, concurso ou algum teste, todo o processo de estudo neste período precisa ser feito em casa. Neste caso, como será possível usar as tecnologias disponíveis para auxiliar na organização dos estudos? Confira dicas importantes para deixar o aprendizado mais estruturado na era digital!

A tecnologia como aliada dos estudos

Com a estrutura de internet em constante evolução, e com cada vez mais pessoas se conectando por meio de seus dispositivos móveis, se torna quase imperativo usar essa ferramenta como uma parceria nos estudos. 

Assim, é possível estudar em qualquer lugar e a qualquer momento. E o método de educação a distância, também conhecido como EAD, vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos.

Com ela, é possível realizar estudos em casa e isso fez com que mais pessoas tivessem acesso aos diversos meios de educação, como:

  • Graduação;
  • Pós-graduação:
  • Cursos de especialização;
  • Cursinhos preparatórios, entre outros. 

Muitos aplicativos de estudos permitem também que o conteúdo seja consumido sem que necessariamente o usuário esteja conectada à internet. Isso torna muito mais fácil o consumo de informações e aprendizado. 

Entre os dispositivos tecnológicos que podem ser usados para auxiliar nos estudos, estão a TV, o celular, o computador, seja o desktop ou notebook, tablets e dispositivos de leitura.

Confira como cada um pode ser útil!

Estudos pela televisão

Apesar de estar perdendo espaço entre os jovens, a TV ainda é um meio de informação e entretenimento bastante usado no país.

A TV ainda é um meio eletrônico presente em muitas casas, especialmente depois que elas passaram a se conectar à internet. Isso trouxe uma nova vida para a TV e expandiu as possibilidades de uso.

Agora é possível conectar o YouTube direto ta televisão, por exemplo. E assim acessar os conteúdos de canal educativo pelo aparelho.

Estudos em casa no Celular e no tablet

O celular ganhou um espaço quase que absoluto na vida das pessoas, e é usado como uma ferramenta para as mais variadas utilidades. Entre elas, a educação.

Existem inúmeros aplicativos para celular que auxiliam as pessoas nos estudos, seja de uma nova língua,seja na preparação para o Enem, receitas culinárias, escolha de carreira, jogos educativos para a memória e raciocínio lógico, entre outros. 

Também é possível usar aplicativos para organizar os estudos. Com eles, você pode:

  • Criar mapas mentais;
  • Organizando a agenda de estudos da semana;
  • Armazenar referências de livros, filmes e séries a serem assistidas, entre outras utilidades.

Muitas das funções disponíveis nos celulares também são oferecidas pelos tablets. Por isso, ele também é uma ferramenta que pode ser de grande utilidade para quem estiver estudando.

Dessa forma, o celular e o tablet são aparelhos multiuso quando o assunto é educação. E para aproveitar por completo as funcionalidades do dispositivo, é importante ter um plano de dados adequado.

Confira e compare ofertas de diferentes operadoras e encontre o plano de celular ideal para seus estudos em casa!

Estudos com o computador e notebook

O tradicional computador, seja o desktop ou notebook, é uma ferramenta poderosa quando pensamos em dispositivos úteis para a educação.

Já consolidado nas escolas, faculdades e cursos livres, é provavelmente o meio mais popular entre todos. 

Quem usa o computador para estudar tem uma infinidade de ferramentas que podem ser úteis. Há cada vez mais sites que ajudam na organização de tarefas, como o Trello ou o Notion, ou também sites que vendem os mais variados cursos, como a Udemy.

Todo o tipo de conteúdo informativo e de estudo está disponível a um clique por meio da internet. É importante saber se organizar para aproveitar a ferramenta e não ser consumido pelas formas de distração que também estão disponíveis no computador. 

Dispositivo de leitura

As pessoas mais tradicionais são sempre adeptas à leitura por meio de livros. Porém, os dispositivos de leitura, como o kindle ou o iPad, vem ganhando cada vez mais espaço.

É muito mais prático poder carregar uma quantidade enorme de livros em apenas um dispositivo do que ter que carregar todo o peso de vários deles na mochila. 

Além disso, normalmente os preços de livros para esses dispositivos são mais baratos do que os livros físicos, sem contar a agilidade na hora de receber o livro adquirido.

Isso tem tornado essa ferramenta cada vez mais popular entre estudantes, especialmente os mais jovens. 

 

Como usar toda essa tecnologia a seu favor

Um ponto importante a ser considerado com tantas tecnologias disponíveis para auxiliar nos seus estudos é entender qual delas é mais útil para você, e com qual você se adapta melhor para tornar esse momento produtivo e proveitoso. 

Nem todos se adaptam a todas as ferramentas. Algumas pessoas podem ter mais facilidade com o celular, como é o caso dos mais jovensoutras preferem usar o computador, e há quem prefira a TV para os estudos em casa.

É interessante experimentar e testar qual deles funciona melhor para você. A vantagem do mundo moderno e das diferentes tecnologias disponíveis por aí é que se tornou possível escolher a ferramenta que melhor se encaixa no seu perfil. 

A tecnologia veio para facilitar a vida e, se for usada da forma correta, pode ser bastante útil para melhorar a forma como muitas das tarefas do dia a dia são feitas.

O essencial é saber como usar cada uma dessas ferramentas de forma útil e automatizar muitos dos processos que antes eram feitos de forma mais demorada e complicada. 

Como você usa a tecnologia para auxiliar nos seus estudos? Comente abaixo como isso funciona para você e compartilha com a gente suas dicas de estudos em casa!

*Esse artigo foi produzido em parceria com Stoodi.

Posts Relacionados