Vantagens da tecnologia no nosso cotidiano

Que a tecnologia está presente em nossa vida, não é novidade para ninguém. Já vimos grande inovações em áreas como saúde, economia, educação e principalmente na telefonia.

Com o crescimento cada vez mais acelerado da tecnologia, às não nos damos conta, mas, atualmente, estamos vivendo a 4º Revolução Industrial.

Mas afinal, como esse crescimento afeta a nossa vida?

Como o desenvolvimento acelerado da tecnologia afeta nossa vida?

Podemos dizer que a tecnologia está modificando os costumes humanos, transformando nossa cultura. Gerações à nossa frente não poderão dizer, por exemplo, que conhecem um “orelhão”.

Mas, é claro, que não é só isso! As relações humanas na era digital também foram modificadas, aproximando pessoas que estão longe e, ao mesmo tempo, “afastando” os quem está bem perto.

Porém, a tecnologia atua de forma muito positiva em nossa vida. Veja alguns desses fatores a seguir.

1. Tecnologia na educação

Antigamente, o aluno fazia suas pesquisas em bibliotecas e seu contato com o professor era restrito somente à sala de aula.

Os professores planejavam as suas aulas com base em pesquisa em livros e tinham que ter muita imaginação para planejar uma aula mais criativa.

Hoje, com auxílio da tecnologia, pesquisar na internet se tornou algo muito mais fácil e assim as aulas se tornaram mais lúdicas. Na web, o professor pode encontrar inspirações de aulas mais didáticas.

Já para o aluno, a pesquisa na internet passou a ser muito mais interativa, assim como o seu contato com o professor, que pode se encontrar disponível em uma rede social, por exemplo.

2. Praticidade na hora das compras

Com o auxílio da internet, você pode fazer compras no conforto da sua casa ou de onde estiver. Pesquisar um produto, fazer comparação de preços e realizar o pagamento como quiser são só algumas das vantagens identificadas.

Isso tudo sem ter que ficar andando de loja em loja e podendo receber o produto rapidamente em casa. É claro que a internet também traz riscos com as compras online, por isso é necessário pesquisar bem antes de entrar em qualquer site.

A dica é começar a procura por lojas online conhecidas, mas também que possuem loja física, ver avaliações dos produtos, se foram entregues corretamente, entre outros aspectos.

3. Produtividade no trabalho

Seja na comunicação ou na otimização de tempo, a tecnologia vem aumentando a produtividade dos trabalhadores.

Se uma pessoa trabalha no comércio, ela pode utilizar redes de envio de mensagens, como WhatsApp para divulgar promoções e novidades para seus clientes.

Na área administrativa, é possível fazer reuniões virtuais, utilizar aplicativos e programas que otimizem o tempo do administrador, para poder se dedicar a outras tarefas importantes.

4. Home Office ou trabalho remoto

Alguns tipos de trabalho podem ser realizados de qualquer lugar, sem a necessidade de estar presente em um escritório.

Essa modalidade vem crescendo muito, já que manter um escritório físico gera gastos que podem ser cortados ao se contratar funcionários que trabalhem em home office.

Dessa forma, o colaborador é capaz de desenvolver um trabalho mais produtivo, pois ainda usufrui do benefício de não precisar se deslocar até o local de trabalho.

Nesse caos, é imprescindível o uso de internet, por isso é importante que colaboradores que trabalham remoto tenham um bom plano de internet para poder acessar de qualquer lugar ou pelo menos utilizar o wifi de algum outro estabelecimento.

Várias operadoras disponibilizam planos de internet com modem portátil USB para pessoas que viajam bastante. Essa é uma boa alternativa para não correr o risco de ficar sem internet.

Outra opção é utilizar seu próprio celular como roteador e para isso é fundamental ter um bom pacote de dados.

5. Comunicação

Não podemos deixar de citar esta vantagem. Graças à tecnologia e seu avanço, a comunicação ficou muito mais fácil. Há alguns anos, enfrentávamos filas para fazer uma ligação em um orelhão, gastávamos dinheiro com fichas que nem sempre eram suficientes.

Hoje, a maioria da população tem um smartphone em mãos, o que facilita e agiliza o envio de mensagens e fazer ligações, seja de áudio ou ainda de vídeo, ligando pessoas de diferentes continentes.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Posts Relacionados