Saiba quais são as vantagens e desvantagens de ter um repetidor de sinal wifi

Hoje a internet wifi é bastante utilizada em todo o mundo, em casas, restaurantes, lojas, shoppings e diversos estabelecimentos. Ela é muito útil e possui muitas vantagens. A internet wifi (livre de fios) funciona através de ondas de rádio comuns, assim como a TV e o próprio rádio. Através dessas ondas, são transmitidas as informações de internet por meio do roteador, que recebe os sinais e os transmite.

Configurar a rede sem fio é simples: Você pluga o roteador wireless na tomada e no modem de acesso da banda larga já existente, segue o procedimento de instalação, como alteração de senha e outras configurações essenciais de segurança, e tudo funciona. Siga o passo a passo indicado pelo fabricante.

Mas em alguns casos que apenas o sinal do roteador não o suficiente para entregar o sinal em todos os cômodos que você precisa. A insuficiência de cobertura faz com que o sinal da rede wifi chegue muito fraco, ou simplesmente não chegue a algum ambiente, assim o sinal da internet funciona em apenas alguns lugares da casa, e em outros lugares você mal consegue se conectar.

Já falamos anteriormente dessa solução relativamente simples e eficaz: O repetidor de sinal wi-fi. E hoje vamos contar como funciona essa tecnologia, e algumas vantagens e desvantagens desse dispositivo.

O funcionamento de um repetidor wifi é simples, ele recebe os dados do roteador principal e assume a mesma configuração de rede (canal, ESSID, chave de acesso, método de criptografia), e repete o sinal com a potência da sua antena que é bem mais forte que a dos nossos notebooks.

Depois de configurado, instale na tomada do cômodo em que não há cobertura, não tem nenhuma necessidade de cabos de rede. Como a antena dele é mais potente não tem nenhuma dificuldade para se conectar ao roteador principal, e o nível de sinal captado pelo notebook, que muitas vezes é fraco passa a ser mais forte sem precisar que você aumente seu plano de internet e pague mais por isso.

Vantagens – Redução de custo: Esta é uma das principais vantagens de obter um repetidor de sinal wifi, não precisar aumentar seu plano de internet mensal com a operadora. Com o repetidor comprado você não paga nenhum valor adicional por mês.

Flexibilidade: dentro da área de cobertura os notebooks, tablets, celulares e Smart TVs podem se conectar sem nenhuma restrição. Além disso, permite que a rede alcance lugares onde os fios não poderiam chegar.

Funcionalidade: a instalação é rápida e feita no local que o usuário preferir. Evita a passagem de cabos através de paredes e móveis. Reduz o bloqueio de objetos físicos que enfraquecem os sinais sem fio, como por exemplo, objetos de metal sólido, portas pesadas portas, e armários que acabam atrapalhando a conexão sem fio.

Desvantagens – Custo: Os repetidores de sinal wifi variam de preço conforme suas configurações, porém como é um aparelho que utiliza energia isso pode gerar um aumento na conta de eletricidade.

Desempenho: Se um repetidor de sinal wifi não for compatível com seu hardware de rede sem fio atual, ele não pode aumentar a potência do sinal. A dica é comprar o repetidor da mesma marca que o roteador para garantir a compatibilidade e melhorar os resultados.

Vimos que ainda há mais vantagens do que desvantagens na utilização do repetidor de sinal wifi, se seu sinal estiver fraco em algum cômodo vale a pena investir em um. E para você que quer testar a velocidade da sua internet o site Minha Conexão faz o teste de velocidade em tempo real e gera um relatório com a velocidade da conexão para o cliente salvar e usar para comparações.

Posts Relacionados