Internet espacial: um projeto ambicioso

Certamente ainda vamos ouvir falar muito de Elon Musk o empresário responsável pelo desenvolvimento do Falcon Heavy e proprietário da SpaceX.

Na semana do carnaval o mundo todo acompanhou pela internet o espetáculo dado pelos propulsores do foguete que levou até um carro ao espaço, que deve passar pelo planeta Marte, o plano mais ambicioso do empresário.

Seu plano é enviar os primeiros terráqueos a Marte para começar uma colônia nesse planeta e, para isso, não está fazendo economia. Os investimentos feitos até agora permitiram que o lançamento de satélites ou de cápsulas espaciais se tornasse 90% mais baratos do que os custos da Nasa, a agência espacial norte-americana.

Agora, neste final de semana, o empresário deve levar ao espaço dois satélites que fazem parte de um novo projeto, a internet espacial. Além disso, ao mesmo tempo, o foguete vai colocar o Paz em órbita, um satélite espanhol.

O projeto da internet espacial pretende, num futuro próximo, oferecer sinal de internet em todo e qualquer lugar do mundo, independente de torres ou de qualquer estrutura desse tipo instalada no solo.

Elon Musk pretende colocar em órbita pelo menos 12 mil satélites, que terão como missão emitir o sinal de internet para todo o planeta. Os satélites devem operar entre 320 km e 1.120 km de altitude, emitindo sinais em frequências diferentes.

Os satélites deverão se mover continuamente pelo espaço, em torno da Terra, criando uma rede espacial que irá fornecer cobertura a todos os países do mundo, possibilitando a qualquer pessoa acessar a rede, independentemente do local em que esteja.

A internet do futuro projetada pelo empresário deve se chamar Starlink e já deixa a certeza de que será uma verdadeira mina de ouro para a SpaceX. Os planos do empresário incluem a quantidade de pelo menos 40 milhões de assinantes até o ano de 2025, podendo gerar uma renda de até US$ 30 milhões, ou seja, em dinheiro brasileiro, R$ 97 bilhões.

Mesmo sendo um projeto que está longe de se tornar uma realidade, o lançamento dos primeiros satélites da Starlink servirá como teste, verificando a real possibilidade de isso ocorrer dentro do prazo planejado.

Como o empresário vem se mostrando audacioso o suficiente, mostrando que existem grandes possibilidades para o futuro da humanidade no espaço, a probabilidade de conseguir sucesso com a Starlink continua sendo bastante alta.

Para nós, que vivemos ainda no mundo da tecnologia de internet que logo vai fazer parte do passado, no entanto, é preciso ainda garantir nossa navegação no mundo virtual. Se você está conectado, não se esqueça de conferir a velocidade de internet que está recebendo.

Posts Relacionados

Curiosidades: Limite de Dados Móveis

Autor: minhaconexao | 13 de setembro de 2017
Grande parte das pessoas se queixam que o limite de dados móveis mensal do seu smartphone acaba muito rápido ou até mesmo que sobra limite…