Minha Conexão

Entenda o que é e como funciona o Google Nest Mini

A Google tem investido na criação de hardwares funcionais pensando em proporcionar mais praticidade à vida de seus usuários.

Um de seus lançamentos que tem feito bastante sucesso é o Google Nest Mini. Ele traz funções muito interessantes e promove interação com outros dispositivos.

Quer saber mais? Então, siga com sua leitura!

Caixa do Google Nest Mini e cabo USB no lado esquerdo com o texto em azul Google Nest Mini ao lado

O que é o Google Nest Mini?

O Google Nest Mini é uma caixa de som inteligente que possui compatibilidade com o Google Assistente, permitindo que suas funcionalidades sejam acionadas por comando de voz.

A caixa de som foi produzida pela Google em 2019 e foi lançada com a promessa de bater de frente com sua concorrente Echo Dot, da Amazon.

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Como funciona o Google Nest Mini?

Ele funciona tanto por conexão wi-fi quanto por Bluetooth e é compatível com dispositivos Android nas versões 4.2 ou superior e iOS 9.1 ou superior.

Para fazê-la funcionar, o usuário precisa seguir alguns procedimentos simples, sem ter que apertar qualquer botão no equipamento. Para fazê-la funcionar você precisa:

  1. Conectar o dispositivo em alguma tomada de energia.
  2. Acessar a mesma rede wi-fi que seu dispositivo móvel.
  3. Baixar o aplicativo Google Home em seu smartphone (Android ou iOS).
  4. Buscar pelo “Google Nest” dentro do aplicativo.
  5. Seguir as instruções exibidas na tela para configuração.

Por contar com uma versão mais rápida do Google Assistente, o Nest Mini costuma concluir seus comandos em menos tempo.

Além disso, o equipamento conta com um chip de aprendizado, fazendo com que ele armazene as funções usadas com uma frequência maior.

Assim, o usuário pode criar algumas rotinas utilizando apenas frases curtas.

Para que serve Google Nest mini?

Por ter acesso ao Google Assistente, o Nest pode executar uma grande variedade de funções.

Você pode desde um simples comando para ouvir sua música preferida no streaming Spotify, até algo mais complexo, como acender ou apagar as luzes — desde que você tenha instalado no ambiente componentes inteligentes que permitam essa interação.

Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de sincronizar uma Nest às outras que estejam no alcance da mesma rede wi-fi.

Assim, você pode, por exemplo, escutar a mesma música em todas as unidades, enquanto vai de um cômodo a outro da casa.

Quer usar como interfone, por exemplo? Também pode! Basta que tenha mais um dispositivo instalado em outro cômodo da casa. Assim, você informa sua mensagem ao Nest e ele distribui para os outros equipamentos sincronizados.

Você pode, ainda, utilizar o Nest Mini para criar uma interação com sua automação residencial, incluindo na mesma rede o Chromecast, por exemplo, sem precisar acionar o smartphone.

A transmissão será feita normalmente, sem qualquer queda na qualidade, desde que sua internet seja suficiente para suportar as plataformas de streaming.

Para tirar essa dúvida, faça um teste de velocidade e confirme se o pacote que está sendo entregue condiz com o que foi contratado perante sua operadora.

Vale a pena adquirir o Google Nest Mini?

O Google Nest Mini chegou ao Brasil custando R$350,00. Hoje, ele pode ser encontrado a partir de R$250,00 e até mais barato em condições promocionais…

Analisando essas condições e comparando com as funções que ele pode entregar, o custo-benefício do Google Nest Mini é vantajoso.

Porém, na hora de adquirir um, deve-se levar em consideração o grau de utilidade que ele terá para você e seus concorrentes, como o Echodot que usa a tecnologia Alexa.

Se for para usar apenas como uma caixa de som ou toca-músicas, talvez existam outras opções no mercado que entreguem mais qualidade, com um preço mais acessível.

Por outro lado, se for contar com a maioria das funcionalidades que o equipamento oferece, certamente vale a pena considerar adquirir o seu.

Ela permite que você tenha várias operações em um único aparelho, otimizando a sua rotina.

Agora que você já conhece o Google Nest Mini e as praticidades que ele pode te proporcionar, fica mais fácil decidir se vale a pena contar com o dispositivo na sua casa para usufruir de suas funcionalidades, não acha?

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...