Minha ConexĂŁo

Amplificador de Sinal Wi-Fi: Entenda Como Funciona e Como Configurar

Mesmo com o aumento da qualidade e da velocidade de internet, Ă s vezes Ă© necessĂĄria uma ajuda extra para fazer com que o sinal do WIFI chegue para todos em casa, certo?

Uma forma de resolver isso Ă© com o amplificador de sinal WIFI. Quer saber como? Continue a leitura!

Aparelho de repetidor de sinal Wi-Fi no lado esquerdo em fundo branco com formas orgĂąnicas e linhas azuis nas laterais

O que é amplificador de sinal WiFi?

O amplificador ou repetidor de WiFi é ideal para quem precisa levar a internet para ambientes onde o sinal não chega de forma eficiente ou as vezes nem alcança.

Isso porque o amplificador é uma ferramenta capaz de ampliar o sinal de internet e superar algumas barreiras físicas (como distância entre cômodos e paredes mais grossas) ou o uso intenso do sinal por várias pessoas.

Uma característica dele é manter a rede original, o que garante uma conexão completa com o pacote de internet banda larga contratado pelo usuário.

O dispositivo é fácil de configurar e não precisa conexão via fio.

Como funciona o amplificador de sinal WiFi?

O amplificador de sinal WIFI funciona de uma forma muito simples, confira:

  1. O repetidor recebe o sinal gerado pelo roteador;
  2. Amplifica esse sinal Wifi;
  3. Isso faz com que a rede alcance uma ĂĄrea maior do que aquela que seria possĂ­vel sem o uso do aparelho.

O uso do amplificador permite que mais dispositivos como tablets, smartphones e computadores sejam conectados à rede WiFi jå existente.

Isso sem que haja perda de velocidade ou dificuldades de conexĂŁo.

Como configurar o amplificador de sinal WIFI?

A instalação e configuração do amplificador de sinal WIFI é realizada de acordo com o modelo do aparelho adquirido pelo usuårio.

No mercado podem ser encontradas diversas marcas e modelos. E para cada uma delas hå um tipo de configuração necessåria para seu total funcionamento.

Mas de maneira geral, a configuração pode ser feita da seguinte forma:

  1. Plugue o amplificador na tomada;
  2. Conecte o amplificador à sua rede wireless através da pågina de configuração do mesmo;
  3. Siga as instruçÔes de instalação contidas no manual;

ApĂłs a configuração, o amplificador pode ser instalado em qualquer lugar da residĂȘncia e nĂŁo precisa ser configurado novamente.

O repetidor de sinal WIFI diminui a velocidade de internet?

NĂŁo. O repetidor por si sĂł nĂŁo tem a capacidade de alterar ou diminuir a velocidade de conexĂŁo contratada pelo usuĂĄrio.

A diminuição de velocidade da sua internet pode estar ligada a outros fatores.

Como por exemplo, a quantidade de pessoas conectadas dividindo a mesma taxa de download.

Se essa nĂŁo for a situação, caso sua internet nĂŁo esteja entregando tudo o que vocĂȘ contratou, pode ser um problema tĂ©cnico com a operadora e, nesse caso, Ă© bom ficar atento.

Faça o teste de velocidade e descubra se este é o problema e entre em contato com sua operadora para solicitar o reparo.

comparar

Teste sua velocidade no Minha ConexĂŁo!

Descubra se vocĂȘ estĂĄ recebendo a velocidade contratada no seu plano.

TESTE SUA CONEXÃO

Alcance do amplificador de sinal WiFi

Os anunciantes de aparelhos de amplificador de sinal WiFi comunicam, em sua maioria, coberturas de até 300 metros.

No entanto, na prĂĄtica esse valor diminui devido interferĂȘncias.

Paredes grossas, diferentes andares na casa ou residĂȘncia, entre outros fatores, podem bloquear o sinal.

Onde posicionar o amplificador?

O bom funcionamento do repetidor depende também do local onde ele serå instalado.

Como ele funciona de forma similar ao sinal original do WiFi, dependendo de onde for colocado, pode sofrer interferĂȘncias tambĂ©m.

O importante, nesse caso, é achar a melhor posição para colocar seu amplificador, e para isso são necessårios alguns testes.

Para isso Ă© importante vocĂȘ ter em mente o motivo principal para o qual vocĂȘ precisa de um amplificador. Pode ser para um cĂŽmodo especĂ­fico ou uma ĂĄrea externa para receber pessoas, por exemplo.

Separamos algumas dicas para que vocĂȘ encontre a melhor posição para seu amplificador de sinal WiFi, confira:

  • Tomadas altas: deixar o amplificador em uma posição alta facilita a propagação do sinal e evita que ele encontre muitos obstĂĄculos;
  • Escolha um lugar longe do roteador, mas nĂŁo muito: Essa parte pode parecer confusa, mas Ă© essencial para o bom funcionamento do roteador. Isso porque o lugar onde o sinal nĂŁo vai Ă© longe do roteador, mas se for colocado muito longe essa conexĂŁo nĂŁo serĂĄ realizada de forma correta. É interessante encontrar uma distĂąncia intermediĂĄria e que seja suficiente para receber as ondas do dispositivo principal e garantir uma conexĂŁo estĂĄvel;
  • Procure um local onde nĂŁo tenha muito obstĂĄculos: muitos modelos de amplificadores disponĂ­veis no mercado possuem luzes que indicam a intensidade do sinal que estĂĄ sendo recebido. Fique atento a esse detalhe, pois isso ajuda na hora de verificar o melhor local para instalação.

Vale a pena investir em um amplificador de sinal WIFI?

O amplificador de sinal pode ser uma boa opção. Principalmente para quem precisa ter um custo mensal mais baixo e não deseja investir tanto em uma internet um pouco melhor ou em mais de um ponto de internet.

Mas, algumas questÔes devem ser avaliadas antes de adquirir o aparelho amplificador.

Por isso, separamos as vantagens e desvantagens do amplificador de sinal WIFI:

comparar

A sua internet estĂĄ travando muito?

Teste sua velocidade e veja se vocĂȘ estĂĄ recebendo a velocidade contratada!

TESTE DE VELOCIDADE

Vantagens

  • Reduz as interferĂȘncias: este Ă© o principal ponto do amplificador jĂĄ que, posicionado de forma correta pode reduzir e muito os impactos no sinal causados por um grande volume de uso ou alguns obstĂĄculos no caminho.
  • Reduz o custo da conta: Para quem nĂŁo quer gastar muito com planos de internet o amplificador pode ser uma boa opção.
  • É de fĂĄcil instalação: a instalação do dispositivo Ă© rĂĄpida e prĂĄtica.

Desvantagens

  • Custo do aparelho: o investimento inicial do aparelho pode ser algo caro. No mercado estĂŁo disponĂ­veis diversas opçÔes e Ă© sempre bom pesquisar pois o mais barato pode sair caro.
  • Desempenho do aparelho: Ainda em relação ao tĂłpico anterior, a escolha do amplificador Ă© importante, pois se um repetidor nĂŁo for compatĂ­vel com o hardware atual da rede sem fio do usuĂĄrio, ele poderĂĄ ter um impacto negativo na intensidade do sinal ou o repetidor poderĂĄ nĂŁo ter o resultado esperado.

E aĂ­, jĂĄ sabe se precisa de um amplificador em casa? Deixe nos comentĂĄrios sua opiniĂŁo sobre o assunto!

ConteĂșdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges Ă© graduada em RelaçÔes PĂșblicas pela UFMG e pĂłs-graduanda em ExperiĂȘncia do UsuĂĄrio pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteĂșdo hĂĄ mais de 3 anos. Especialista em conteĂșdo no Minha ConexĂŁo, Jessica tem experiĂȘncia na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dĂșvidas dos usuĂĄrios sobre testes de velocidade.

Carregando...