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Qual é o telefone da Anatel?

Veja os canais de atendimento para fazer sua reclamação!

O telefone da Anatel é o 1331, ligando de qualquer aparelho. Para pessoas com deficiência auditiva ou de fala, é necessário acessar a Central de Intermediação de Comunicação (CIC) da sua operadora e solicitar uma videochamada para o 1331, Central da Anatel.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. A ligação é gratuita.

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Telefones por cidadeComo funciona?Outros canais de atendimentoComo acompanhar solicitação?

Qual o número da Anatel na sua cidade?

Além do número da Central, você também pode entrar em contato com as sedes da Anatel.

Confira a lista de telefones Anatel por cidade:

Local da Sede Anatel Telefone da Anatel
São Paulo (11) 2104-8800
Rio de Janeiro (21) 2105-1850
Belo Horizonte (31) 2101-6100
Curitiba (41) 3219-7000
Salvador (71) 3616-5301
Belém (91) 3323-2100
Porto Alegre (51) 3230-1900

Caso não encontre o telefone da sede do seu estado, recomendamos que entre em contato com o 1331

Qual é o telefone 0800?

A Anatel não possui um telefone 0800 para atendimento. Contudo, as ligações para os canais disponíveis são totalmente gratuitas. 

Quando devo ligar para a Anatel?

Você deve ligar para a Anatel quando o seu problema não for resolvido pela operadora.

Ou seja, antes você precisa ligar para o número da sua operadora, gerar um número de protocolo e tentar resolver o problema. Só é possível fazer uma reclamação na Anatel por meio do número de protocolo gerado no atendimento com a operadora, caso o problema não seja resolvido.

Confira o número da central de atendimento das principais operadoras:

  • Oi: 103 31 do seu celular Oi ou 1057 de qualquer telefone;
  • Claro: 1052 para cliente Claro móvel e 10621 para clientes Claro residencial;
  • Vivo: 103 15 para quem já é cliente e 1058 para quem ainda não é cliente Vivo;
  • TIM: *144 de qualquer número TIM ou 1056 de qualquer telefone;
  • Algar: 103 12 para o SAC e *1212# para o autoatendimento;
  • SKY: 10611 para o SAC.

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Como funciona para fazer uma reclamação?

A Anatel não resolve os problemas dos consumidores, apenas faz uma mediação com as operadoras.

Para fazer uma reclamação por telefone, ligue para 1331 com o número de protocolo gerado no atendimento com a sua operadora em mãos.

Alguns pontos merecem destaque:

  • somente o titular do contrato pode fazer a reclamação; 
  • caso não seja possível, é preciso apresentar uma procuração;
  • os protocolos da operadora são indispensáveis.

Depois de fazer sua reclamação na Anatel, o atendente irá informar um número para que você possa acompanhar sua solicitação.

O prazo de resposta é de 10 dias corridos. E quem irá entrar em contato com você é sua operadora, e não a Anatel.

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Quais são os outros canais de atendimento?

Além do telefone, a Anatel oferece outros três tipos de canais de atendimentos diferentes: aplicativo, site e de forma presencial, confira a seguir!

Aplicativo Anatel

O app "Anatel Consumidor Mobile" é gratuito e está disponível para iOS, Android e Windows Phone. 

Por ele você registrar as suas reclamações, fazer sugestões, denunciar ou até mesmo conferir o desempenho das operadoras no tratamento das demandas. 

Para registrar qualquer reclamação o app exige a inserção de CPF e senha.

Site Anatel

Pelo site da Anatel Consumidor, você também pode receber atendimento.

Semelhante às funcionalidades do aplicativo, no site também é possível registrar e acompanhar solicitações, fazer sugestões ou denúncias e ficar por dentro do desempenho das operadoras.

Para acessar, é necessário realizar cadastro ou fazer login com suas informações do gov.br.

Atendimento presencial

O atendimento presencial Anatel acontece nas Salas do Cidadão.

Nesse caso, você registra a sua reclamação via preenchimento de formulário. O tempo de espera no local é estimado em 15 min.

A Anatel disponibiliza em cada capital uma Sala do Cidadão que funciona exclusivamente para receber os consumidores que possuem dúvidas ao registrar reclamações pelos outros canais disponíveis.

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Como acompanhar a sua solicitação?

Para acompanhar sua solicitação Anatel, você pode acessar o site, o app ou solicitar as informações do status do processo por telefone.  

Confira o passo a passo para cada um dos canais de atendimento.

Por telefone

Para acompanhar a sua solicitação Anatel por telefone, basta:

  1. Ligar para o 1331;  
  2. Informar o número da sua reclamação.

Pelo aplicativo

No aplicativo, o status da sua solicitação Anatel fica disponível na aba "Minhas solicitações", confira como acessar:

1. Baixe o app "Anatel Consumidor Mobile";

2. Faça login com o seu CPF/CNPJ e senha;

3. Clique em "Minha Solicitações", disponível na primeira seção do app; 

 

Aplicativo Anatel

4. Pronto! Você terá acesso as suas reclamações já realizadas. Além de informações como status, tipo de atendimento e serviço, avaliação, data e número da solicitação.

Pelo site

Semelhante ao aplicativo, o acompanhamento da sua solicitação pelo site também pode ser acessado na seção "Minhas Solicitações".

Para isso:

1. Acesse o site Anatel Consumidor;

2. Informe os seus dados para login;

3. No menu superior, clique na aba "Minhas Solicitações";

Site Anatel acompanhar solicitação

4. Pronto! Nessa seção você pode acompanhar as suas últimas solicitações, bem como o número do protocolo, data, situação e o tipo serviço. 

Site anatel acompanhar solicitações

Se após 10 dias corridos você não receber resposta da operadora, precisará reabrir sua reclamação com a Anatel

O mesmo deve ser feito se receber uma resposta não adequada. A reabertura precisa ser em até 15 dias úteis. 

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

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