Minha Conexão

Telefone da Anatel

Veja os canais de atendimento para fazer sua reclamação

Qual é o telefone da Anatel?

O telefone da Anatel é:

  • 1331 de qualquer aparelho; 
  • 1332 para pessoas com deficiência auditiva ou de fala. 

O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. A ligação é gratuita.

Porém, antes você precisa ligar para o número da sua operadora e tentar resolver o problema. 

Caso não funcione, você pode entrar em contato com a Anatel, informando os protocolos das ligações.

Planos disponíveis em SÃO PAULO/SP
VER PLANOS EM

Planos de Internet

TV por assinatura

Planos de Celular

vivo
200MB
R$
99,99
/mês
claro
250MB
R$
99,99
/mês
tim
60MB
R$
79,20
/mês
lupa

QUER CONHECER OUTROS PLANOS DE INTERNET?

Veja ofertas de banda larga na sua região e escolha a ideal para você!

Ver planos

O número da Anatel varia de estado para estado?

Sim! Além dos números acima, você também pode falar com as sedes da Anatel. 

Porém, neles você só consegue solucionar dúvidas sobre o atendimento presencial

Esses telefones variam conforme sua capital:

Local da Sede Telefone da Anatel
Anatel São Paulo (11) 2104-8800
Anatel Rio de Janeiro (21) 2105-1850
Anatel Belo Horizonte (31) 2101-6100
Anatel Curitiba (41) 3219-7000
Anatel Salvador (71) 3616-5301
Anatel Belém (91) 3323-2100
Anatel Porto Alegre (51) 3230-1900

Caso não encontre o telefone da sede do seu estado, recomendamos que entre em contato com o 1331

Homem ligando para o telefone da Anatel através do celular

Reclamações feitas com a Anatel

A Anatel não resolve os problemas dos consumidores, apenas faz uma mediação com as operadoras.

Alguns pontos merecem destaque:

  • Somente o titular do contrato pode fazer a reclamação; 
  • Caso não seja possível, é preciso apresentar uma procuração;
  • Os protocolos da operadora são indispensáveis.

Depois de fazer sua reclamação na Anatel, o atendente irá informar um número para que você possa acompanhar sua solicitação.

O prazo de resposta é de 10 dias corridos. E quem irá entrar em contato com você é sua operadora, e não a Anatel.

lupa

INSATISFEITO COM SEU PLANO ATUAL DE CELULAR? 

Compare os benefícios e preços dos Planos Controle e Pós-Pago! 

Comparar ofertas

Acompanhando sua reclamação com a Anatel

Para acompanhar sua solicitação e ter certeza de que você será atendido, é só:

  1. Ligar para o 1331;  
  2. Informar o número da sua reclamação.

Se após 10 dias corridos você não receber resposta da operadora, precisará reabrir sua reclamação com a Anatel

O mesmo deve ser feito se receber uma resposta não adequada. A reabertura precisa ser em até 15 dias úteis. 

Outros canais de atendimento Anatel

Além do telefone, a Anatel oferece outros três tipos de canais de atendimentos diferentes:

  • Aplicativo da Anatel: gratuito para iOS, Android e Windows Phone; 
  • Pela site da Anatel Consumidor
  • De forma presencial, nas Salas do Cidadão.

Conteúdo atualizado em 23/08/2021

Andreza Abreu

Por Andreza Abreu

Publicitária por formação e redatora no Minha Conexão. Apaixonada por economia, arte urbana, dança e música.

Carregando...