Live Tim: tudo que você precisa saber para fazer a escolha certa

Você já deve ter visto por aí anúncios diferentes sobre o Live Tim, sem entender direito o que é.

Muito bem, aqui vai a resposta para todas as suas dúvidas: o Live Tim é um serviço de internet fixa (para a sua casa ou para o escritório), oferecida pela operadora de telefonia Tim.

O que é o Live Tim?

Assim como outros serviços do ramo, esse é um produto que funciona em pacotes, oferecendo quantidades diferentes de megas de internet (de 40 mega até 1 giga) através de um sistema de fibra óptica.

A velocidade de internet (os “megas”) é determinada por dois fatores: download ou upload. O download vale para quando você assiste a filmes, baixa fotos, músicas, usa sites de streaming como a Netflix…

A velocidade de upload é o contrário: ela se baseia na quantidade de dados que você envia. Por exemplo, se você usa um serviço de nuvem (como o Drive do Google) para guardar fotos.

O Tim Live é um serviço que prioriza a tráfego de download. Ou seja, em um plano de 40 mega, esse número especifica a velocidade de download oferecida. A velocidade de upload não é a mesma que de download, e é detalhada em cada plano.

A fibra óptica é considerada o melhor sistema de transmissão de dados de internet atualmente. Ele funciona com cabos finos e resistentes, passador por baixo da terra, que conseguem transmitir até 2,5 milhões de chamadas telefônicas – uma quantidade muito superior aos cabos tradicionais, de cobre.

Esse cabos também ocupam menos espaço (já que são menores) e consomem menos energia elétrica para o funcionamento.

Cobertura Live Tim

Por ser uma tecnologia diferente, a internet por fibra óptica depende de disponibilidade da região, e o serviço da Tim, atualmente, funciona no Rio de Janeiro e São Paulo.

Isso significa que é possível que o seu bairro não seja atendido pela banda larga da Tim ainda – por isso, é importante fazer uma consulta no site da operadora para ter certeza que ela vai chegar até a sua casa.

A Tim oferece também um mapa de cobertura através do CEP, e, com esse sistema, você consegue saber exatamente se a sua região tem essa cobertura ou não e, a partir daí, dar continuidade no seu contrato do serviço.

Quais as vantagens do Live Tim?

Mas, vamos ao que interessa: como o Tim Live pode ser comparado aos demais?

  1. Sem multas de cancelamento: é um contrato sem fidelidade. Isso significa que você pode cancelá-lo a qualquer momento, sem pagar taxas.
  2. Roteador grátis: a contratação do serviço garante a instalação de um roteador, aquele aparelho ligado aos cabos de fibra óptica, que vão transmitir o sinal de internet na sua casa por meio de uma rede Wi-Fi.
  3. Conexão 24 horas, sem interrupção: o serviço é ininterrupto e você sempre terá acesso à internet, a qualquer hora do dia ou da noite.
  4. Conexão livre: esse é um serviço livre de franquias, o que significa que o seu acesso à internet é ilimitado (diferente do que acontece com planos de celular, por exemplo).
  5. Fibra óptica: mesmo com a limitação de localidade, a fibra óptica ainda é considerada a tecnologia mais rápida de entrega de internet – ou seja, os seus jogos online não vão travar enquanto você joga (e o mesmo pode ser dito dos filmes que você vê na Netflix).
  6. Internet mais rápida: segundo a Anatel, que anualmente mede a qualidade da internet e serviços de comunicação no Brasil, a internet fixa da Tim é considerada uma das melhores bandas largas, e é a mais rápida nos estados em que atua, RJ e SP.

Lembrando sempre que você pode checar a velocidade da sua conexão em casa usando o MinhaConexão e garantir que está recebendo (e enviando) os dados contratados, além de pesquisar quais os provedores com as conexões mais rápidas através do nosso ranking de banda larga.

E as desvantagens?

Como a tecnologia de fibra ótica é um pouco mais complicada de ser instalada – e depende de um plano de expansão da operadora – isso significa que não são todos os estados do país e bairros que terão acesso à Live Tim.

Mesmo em São Paulo e Rio de Janeiro, onde os serviços são oferecidos agora, é possível que o seu bairro ainda não tenha esse acesso.

Veja também: Vivo Fibra ótica: quais as vantagens e desvantagens desse serviço?

Faixa de preço

Os planos da banda larga da Tim têm preços que variam conforme a quantidade de megas contratada, mas todos contam com uma configuração básica:

  • acesso ilimitado à internet;
  • modem Wi-FI gratuito;
  • Tim Banca Virtual (acesso à revistas online);
  • Tim Protect (espaço na nuvem para armazenamento de imagens, vídeos e arquivos).
  • Oferta de canais de streaming online.

A variação no preço depende da quantidade de megas oferecida, além de acesso à esses canais de streaming. A média de preço é:

  • 40 mega de internet + 3 canais: a partir de R$ 105 por mês
  • 2 giga + 15 canais: a partir de R$ 1560 por mês

Canais

Um diferencial do Tim Live é a oferta de canais de streaming, que fazem parte de todos os pacotes de internet banda larga oferecidos pela empresa.

Esses canais são de emissoras ou canais de televisão específicos (como Fox e Cartoon Network), que são incorporados ao seu plano e oferecem um acesso ilimitado aos programas dessas emissoras para serem assistidos online.

Alguns dos canais oferecidos pelo Live Tim são:

  • Esporte Interativo
  • Fox
  • Cartoon Network Já
  • National Geographic
  • Looke (para streaming de séries e filmes)

Assim como com a quantidade de megas, quanto maior o plano, maior o número de canais que você pode escolher para usufruir no seu plano. Esse é um serviço integrado à internet da Tim, ou seja, você não paga a mais para ter acesso a isso, mas recebe o acesso a partir do momento em que assina o contrato.

Afinal: Vale a pena contratar o Live tim ou não?

Quem mora no eixo Rio – São Paulo pode querer priorizar esse serviço por conta da tecnologia de fibra óptica, que garante uma internet mais estável e segura e com menos possibilidade de cair por causa de chuvas ou acidentes com postes de luz.

Se você prefere também assistir programas de televisão pelo computador (ou se não tem uma televisão em casa) e ama esportes, pode fazer bom uso dos canais oferecidos, muitos deles focados em programas esportivos e transmissão de jogos de futebol.

Ao mesmo tempo, como esse não é um serviço oferecido para todos os bairros de São Paulo e do Rio de Janeiro, nem para o Brasil inteiro, você fica refém da disponibilidade do serviço até agora e dos planos de expansão da própria operadora.

Você tem alguma dúvida sobre o Live Tim? Deixe as suas perguntas no comentários!

Posts Relacionados

Saiba tudo sobre a Fatura da Net!

Autor: Bianca Leonel | 24 de setembro de 2018
Na hora de pagar suas contas, é possível que surjam algumas dúvidas e situações inesperadas.  Precisa de 2ª via da sua conta Net Vírtua? Quer…