Saiba quais são os principais cuidados de segurança ao se fazer uma compra online

Mesmo com a comodidade que a internet nos proporciona, como permitir fazer compras sem sair de casa, com ótimos descontos e produtos que não encontramos com facilidade em lojas físicas, muitas pessoas ainda não adotaram este habito por algum receio, pois ainda muitos comentários sobre fraudes ou problemas com as compras são divulgados pela mídia. Mas em sua maioria, clientes que fazem compra online são satisfeitos, e dificilmente saem de casa para fazer compras. Pensando nas pessoas que ainda tem este receio selecionamos, algumas dicas e recomendações necessárias na hora de efetuar sua compra online.

1. Pesquisas

Primeiramente, só compre em sites seguros! Como identificar se a loja é segura? Geralmente, vai aparecer um ícone de cadeado no canto da URL, no navegador. Alteração da cor na barra da URL também pode indicar que o website pode ser falso.

A internet oferece um grande acervo de lojas virtuais, e muitas delas oferecem os mesmos produtos, então se torna bem mais fácil comparar preços. Há uma ferramenta no Google chamada Google Shopping, que faz a busca do produto desejado por diversas lojas virtuais e com esta ferramenta você consegue achar as lojas que oferecem os produtos mais baratos, diferente de lojas físicas onde a pesquisa de preço demora mais tempo.

Há também sites e aplicativos que oferecem o tipo de compra coletiva. Nos sites de compras coletivas, você encontra produtos e serviços com um desconto considerável, a quantidade desses produtos e serviços são limitados.
Para não perder estes descontos, cadastre seu e-mail ou baixe os aplicativos, assim você poderá acompanhar as promoções e garantir os serviços disponíveis.

2. Buscar informações sobre o fornecedor

Quanto mais canais o fornecedor divulgar, mais segurança o cliente vai ter se precisar comunicar um problema, verifique informações disponíveis como razão social, CNPJ, endereço, telefone, e-mail e tente um entrar em contato antes de fechar seu pedido. Pesquisar antes de fechar o pedido evita que sua compra lhe traga dores de cabeça.

3. Verifique opiniões de outros consumidores

Existem sites que oferecem espaço para que compradores compartilhem suas experiências em compras online, informando o produto e nome da loja.

Dar o Feedback de sua experiência com a compra é importante para ajudar futuros compradores.

4. Segurança eletrônica

Em uma compra online, o fornecedor pede uma série de dados pessoais do consumidor, como CPF, endereço para entrega e o número do cartão de crédito. Ao elaborar uma senha evite números ou caracteres óbvios e já usados em outros sites, como datas de aniversário, números de telefone e sequência simples como 123 ou ABC, o ideal é sempre mesclar os dois. Instale e mantenha atualizados programas antivírus, existem opções gratuitas.

O site MinhaConexão tem benefícios para verificação de internet como por exemplo o relatório detalhado que gera e o acompanhamento que traz dos testes de conexão já realizados. O teste funciona sem a instalação de aplicativo. Faça agora mesmo o teste de velocidade no MinhaConexão!

Posts Relacionados

Como manter a segurança de suas senhas na internet

Autor: minhaconexao | 12 de março de 2018
A segurança é um dos principais problemas apresentados na internet nos últimos anos. Hackers procuram a todo momento acessar dados, roubar informações e utiliza-las para…