Como escolher um antivírus: Proteja seus dispositivos!

As vulnerabilidades dos sistemas operacionais são mais frequentes do que você imagina. Mesmo aqueles usuários cautelosos podem cair em golpes. Por isso, é importante saber como escolher um antivírus que proteja a sua privacidade na internet.

Cada antivírus tem suas particularidades. E alguns programas podem acabar se tornando inconvenientes ou com muitas notificações, mesmo que adicione mais camadas de proteção.

Continue a leitura e saiba como escolher um antivírus que vai proteger o seu computador e permitir que você trabalhe sem incoveniências!

Por que você deve escolher um antivírus?

Um dos motivos mais importantes para escolher um bom antivírus é se proteger de golpes online. Por mais que o seu sistema operacional tenha funções próprias de proteção, ela não é tão aprimorada quanto os softwares especializados.

Essa é uma realidade bastante presente para quem precisa lidar com informações sensíveis diariamente, por exemplo.

Mesmo que este não seja seu caso, certamente existem informações sensíveis particulares que você deseja proteger, como:

  • senhas na internet;
  • senhas de banco;
  • contas em redes sociais
  • e até mesmo acesso ao seu CPF .

Quais as melhores alternativas pagas e gratuitas?

Com isso em mente, saber como escolher um antivírus é essencial. Confira as melhores alternativas pagas e gratuitas que selecionamos para você!

1. Kaspersky

Um dos mais conhecidos e melhores antivírus do mercado, a Kaspersky tem uma gama completa de serviços para proteger o seu computador e dados pessoais. Em sua página, você pode informar que tipo de serviço precisa, para que a empresa possa te indicar qual a melhor solução.

Ou seja, você terá acesso a mais opções de antivírus ou até outros serviços como VPN e controle parental, caso seja necessário.

O Kaspersky Anti-Virus traz proteção em tempo real contra softwares invasores, além de bloquear ransomwares, cryptolockers e os tipos de ameaças mais recentes, como infecção para mineração de criptomoeda.

Seu plano anual para apenas um computador custa R$ 59,90 e é o mais indicado para PCs pessoais. Conheça mais do produto acessando o link.

2. Bitdefender

Enquanto o antivírus da Kaspersky é pago, o Bitdefender oferece versão gratuita para quem não pode investir em uma solução paga. Ou seja, se precisa escolher um antivírus grátis, o Bitdefender é uma das melhores alternativas.

Na versão grátis ele é capaz de detectar ameaças em tempo real, além de escanear o seu computador em busca de vírus que podem já estar instalados em sua máquina.

Além disso, a versão também ajuda a proteger sua navegação em sites. Ele detecta ameaças de phishing – que podem capturar seus dados e aplicar golpes na web – e fraudes nessas páginas.

a edição paga conta com essas proteções, mas adiciona outras funcionalidades. Por exemplo, o Bitdefender Antivirus Plus traz proteção VPN, dificultando o rastreio da sua localidade por sites. 

Ele também protege seu computador contra ransomware, no qual hackers roubam o acesso aos seus dados, trocam as senhas e exigem pagamento para te devolver esses acessos.

Clique no link para acessar a versão grátis do Bitdefender.

3. Avast

O Avast é um dos antivírus gratuitos mais conhecidos e usados no mundo, especialmente ao longo dos anos 2000. Não à toa que a frase “As definições de vírus foram atualizadas” se tornou um meme na década passada.

Sem contar com a icônica – e incômoda! – frase, o Avast continua sendo uma excelente opção de antivírus grátis. Ele traz proteção em tempo real, evitando acesso a sites ou aplicativos perigosos.

Além dessa funcionalidade, ele também conta com gerenciador de senhas, facilitando seu acesso a sites que não costuma logar com frequência. Outra função interessante é a de bloquear interrupções quando estiver a jogar ou assistindo séries e filmes, evitando o aparecimento de pop ups.

A edição paga traz alguns extras, como escaneamento de sites de compras e bancos para evitar cair em páginas falsas. O Avast Premium também traz proteção contra ransomware e deixa sua webcam segura, evitando o acesso clandestino de hackers.

Conheça mais sobre o Avast acessando sua página.

 

4. Norton Antivirus Plus

Outro antivírus bastante conceituado, o Norton Antivirus Plus é também uma boa opção de antivírus pago para proteger seus aparelhos pessoais ou da sua empresa.

Ele conta com diferenciais de proteção contra ameaças em tempo real e um firewall inteligente, monitorando informações trocadas e bloqueando trocas que pareçam fraudulentas. Porém, com o uso da tecnologia de aprendizado de máquina, esse sensor fica cada vez mais apurado, evitando enganos.

Além dessas funcionalidades, o Norton Antivirus Plus também conta com um gerenciador de senhas e permite armazenar arquivos importantes em uma nuvem protegida. Você poderá enviar até 2 GB de seus documentos e arquivos mais importantes nela.

Conheça o serviço por meio do link agora mesmo.

5. F-Secure Antivirus

Fechando nossa lista, temos o F-Secure Antivirus. Com um portfólio extenso de produtos pagos e gratuitos, você tem a opção de selecionar serviços específicos que te atendem.

Na área grátis da plataforma, você pode escolher o escaneador online, que irá verificar a existência de malware no seu aparelho. Também é possível inserir suas informações de identidade ou cadastro em serviços online e verificar se eles foram vazados, entre outros.

Já nos serviços pagos, o F-Secure conta com seu antivírus completo. Nele, você pode proteger seu PC em tempo real, assim como remover programas maliciosos que já estavam em seu PC.

O F-Secure também garante o funcionamento sem deixar o seu PC lento e também o protegerá de sequestros virtuais de dados, o já mencionado ransomware.

Acesse sua página para conhecer os serviços disponíveis.

Para escolher um antivírus, é importante verificar sua lista de funcionalidades. Além disso, é preciso garantir de que sua máquina não ficará mais lenta por causa deles.

Também é importante considerar investir nas soluções pagas, já que costumam oferecer mais camadas de proteção aos seus dados, além de funcionalidades extras bem convenientes.

Já sabe como escolher um antivírus que atenda a todos os seus critérios? Comente abaixo o que mais procura em um software do tipo!

*Esse artigo foi produzido em parceria com Denilson Marcos.

Posts Relacionados

Garantindo maior privacidade na internet

Autor: minhaconexao | 11 de dezembro de 2018
Uma das maiores preocupações de qualquer usuário é a segurança de seus dados na internet. A ISOC – Internet Society, que é uma organização sem…