Minha Conexão

Aprenda como bloquear ligações de telemarketing

Se você tem um telefone celular ou uma linha de telefone fixo em casa, já recebeu algum tipo de chamada incômoda: com propagandas ou ofertas que não te interessam.

Pensando nisso, hoje vamos ensinar como bloquear ligações de telemarketing e deixar você livre dessas interrupções indesejadas.

E aqui vai um lembrete: após a leitura, teste a velocidade da sua internet gratuitamente aqui no MinhaConexão!

É possível bloquear ligações de telemarketing?

O meio mais rápido de não receber ligações desse tipo é pelo site do Procon. Na página da fundação, você preenche um cadastro seguindo alguns passos:

  • Ao acessar a página, clique em “Bloquear ou Desbloquear”;
  • Em seguida, clique em “Quero Cadastrar meu Número de Telefone no Sistema de Bloqueio”;
  • Preencha o formulário que aparece na página seguinte;
  • Clique em “Enviar”.

Você pode registrar ali até cinco números de telefone diferentes para o bloqueio de ligações de operadoras e bancos - e o processo inteiro leva menos de dez minutos para ser feito.

Esse bloqueio também pode ser feito pessoalmente, em qualquer unidade do Poupatempo.

Não existe uma lei federal (ou seja, que cobre o país inteiro) sobre esse assunto, mas em estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraná, o bloqueio do telemarketing é um direito do consumidor garantido pela legislação local (pelas leis do estado).

Um ponto importante: fazer o bloqueio do seu telefone no seu estado significa também que o seu número está bloqueado para receber ligações de telemarketing de outro estados.

É muito comum as operadoras usarem de números diferentes, de cidades e estados variados, para ligarem para clientes e possíveis clientes de todo o Brasil. Fazer o registro na lista do Procon também evita que isso aconteça com você.

Veja também: Operadoras podem bloquear a internet no fim da franquia?

Como funciona o bloqueio de ligações de telemarketing?

É muito simples: a partir de 30 dias após o preenchimento do cadastro, as empresas ficam proibidas de ligar para o seu número. Essa proibição é por tempo indeterminado - só você mesmo pode desfazer o bloqueio de ligações pelo site do Procon.

Depois de preencher o formulário (seguindo os passos acima), você recebe um e-mail com um login e senha. Com isso em mãos, você pode entrar na área de bloqueios de ligações do Procon, colocar outros números na lista de bloqueio, trocar os que já estão lá, suspender o bloqueio ou alterar qualquer informação cadastral.

Ah, ali você também pode denunciar empresas que furaram o bloqueio e continuam ligando para você - elas, inclusive, podem pagar uma multa por não respeitar essa decisão.

Quais ligações são bloqueadas?

Colocar o seu telefone na lista não significa que você nunca mais vai receber ligações de telemarketing. Basicamente, o que esse recurso faz é impedir que empresas liguem para o seu número sem a sua autorização - como operadoras de telefonia ou bancos.

Porém, o seu número ainda fica disponível para empresas não governamentais (as ONGs, ou instituições que fazem trabalhos sociais), que podem ligar pedindo algum tipo de apoio ou doações em dinheiro.

Aliás, precisa ficar claro também que bloquear os seus números para ligações de telemarketing não significa que você vai deixar de receber mensagens SMS ou de WhatsApp com propagandas e ofertas dessas empresas.

Mesmo com o número bloqueado, as empresas de telefonia e os bancos tem permissão de ligar para você em alguns casos: para fazer cobranças de dívidas ou fazer pesquisas de satisfação sobre os seus serviços - desde que não ofereçam outros produtos.

como bloquear ligações de telemarketing
comparar

A sua internet está travando muito?

Teste sua velocidade e veja se você está recebendo a velocidade contratada!

TESTE DE VELOCIDADE

Como bloquear mensagens de telemarketing?

Já que o serviço de bloqueio de ligações não funciona com SMS e mensagens de WhatsApp, a solução é pedir o bloqueio do seu número no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa de telefonia ou banco em questão.

Posso fazer reclamações para a Anatel?

Sim! Mas essas reclamações valem apenas para ligações de operadoras de telefonia e empresas de telecomunicações (NET, Vivo e Claro, por exemplo). Esse canal não é válido para bancos, lojas ou qualquer outro tipo de empresa que faça esse tipo de ligação.

Acessando o site da Anatel, você pode registrar a sua reclamação, seguindo o passo a passo indicado pela página. Isso, no entanto, não funciona como um bloqueio - para evitar receber qualquer tipo de ligação de telemarketing, a lista do Procon ainda é a melhor opção.

Você pode saber mais sobre isso lendo o nosso post sobre como fazer uma reclamação na Anatel.

Aplicativos que bloqueiam ligações de telemarketing

Outra forma de você mesmo fazer esse bloqueio é usando de alguns aplicativos de celular que identificam chamadas indesejáveis.

Esses aplicativos identificam chamadas (dizendo de onde vem e se o número é confiável, por exemplo), de forma que você pode optar por atender o chamado ou não, e até bloqueiam o recebimento de mensagens. Veja algumas opções:

  • Truecaller: identifica ligações e bloqueia mensagens por meio de uma lista de spam criada com base em uma comunidade com mais de 250 milhões de usuários (Disponível para iOS e Android).
  • Whoscall: identifica e bloqueia ligações indesejadas, inclusive permitindo um bloqueio seletivo, por meio de DDD, operadora, banco ou números privados (Disponível para iOS e Android).

No fim das contas, você precisa fazer uso de alguns recursos para evitar receber qualquer tipo de ligação de telemarketing, mas vale a pena se você quer manter o seu telefone longe dessas propagandas.

Como você faz para bloquear ligações de operadoras e bancos? Deixe a sua dica nos comentários abaixo.

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...