Descubra as vantagens e funcionalidades de ter uma TV com internet

Com o avanço da tecnologia, temos hoje TVs que oferecem acesso à internet, com vários aplicativos disponíveis, além de outros recursos. Elas são chamadas de Smart TVs.

Se você já tem uma Smart TV e quer saber melhor como usar todas suas funcionalidades ou está pensando em comprar uma, continue lendo esse artigo. Vamos explicar como essa tecnologia funciona e quais as vantagens de se ter uma TV com internet. Confira!

O que é a Smart TV?

A Smart TV é uma televisão com acesso à internet. Esse acesso pode ser feito de várias formas, que dependem da marca e modelo da TV.

Algumas dão acesso apenas a sites parceiros e alguns aplicativos. Já com outras, é possível navegar na web assim como em computadores e celulares.

Formas de conectividade das smart TVs

Existem três tipos de conectividade com a internet para uma Smart TV. É importante, no entanto, ter uma boa velocidade de internet em sua casa para que os serviços da TV sejam operados com grande desempenho.

Se estiver em dúvida sobre qual a velocidade atual da sua internet, faça o teste no Minha Conexão e confira!

Smart TV com wifi integrado

Esse é o tipo de conectividade mais comum atualmente, no entanto, é o modelo mais caro.

Essas televisões já vêm prontas para captar sinais de internet sem fio e conectar-se a eles, por isso, não é preciso de nenhum adaptador ou cabo.

Televisão com conexão Wi-Fi ready

Já as TVs com Wi-FI ready são os televisores que precisam de um adaptador para serem conectadas à internet. Esses adaptadores são chamados também de dongles e, geralmente, são adquiridos separadamente da TV.

Ele se conecta à TV pela porta USB.

Smart TV com acesso a cabo

Os modelos mais antigos de TVs com internet se conectam ao mundo online através do cabo RJ45 ligado diretamente ao modem, assim como computadores de mesa.

Funcionalidades de uma TV com internet

A Smart TV possui várias funcionalidades para além dos serviços básicos oferecidos por um televisor comum. Confira:

Acesso à web

Muitos modelos desse tecnológico tipo de televisão oferece acesso à internet em forma de navegação. Assim, você pode fazer pesquisas ou checar suas redes sociais pela sua TV, assim como faz em seu computador ou celular.

A desvantagem disso, no entanto, é que alguns sites não possuem uma página com boa leitura para TV e a experiência pode não ser tão agradável.

Aplicativos

Os aplicativos disponíveis são um dos principais motivos pelos quais as pessoas optam pelas Smart TVs.

Os apps oferecidos dependem de cada marca e modelo e, por isso, a dica aqui é fazer uma busca online ou perguntar para o vendedor quais aplicativos são compatíveis com o televisor que deseja comprar.

Na lista dos aplicativos mais comuns nesses dispositivos estão: Youtube, Spotify e Facebook.

Serviços on demand/streaming

Os serviços on demand/streaming são bastante procurados por quem adquire as TVs com internet. Aplicativos como Netflix e Crackle, que possuem catálogos de filmes e séries são uma ótima opção para quem quer conteúdos por streaming.

Algumas TVs, contam, inclusive, com um botão da Netflix já no controle remoto, para um acesso ainda mais fácil à plataforma.

TV 3D

Que tal assistir seu filme preferido ou o jogo do seu time com efeitos tridimensionais? Existem modelos de Smart TVs com tecnologia 3D, que já vêm com óculos.

Câmera integrada

Ideal para quem quer fazer videoconferência no Skype, por exemplo, é possível adquirir modelos com câmera integrada.

Para quem não comprou a TV já com a câmera mas deseja possuir uma, no mercado são vendidas dispositivos separadamente.

Integração com smartphones

Uma funcionalidade bastante útil das TV com internet é a integração com smartphones, que é disponibilizada por alguns apps. Você pode, por exemplo, escolher um vídeo no seu aplicativo do Youtube pelo celular e “enviar” para a TV, assistindo em uma grande tela.

Além disso, alguns modelos possuem conexão via Bluetooth, permitindo que você conecte fones de ouvido à TV quando estiver jogando online ou ouvindo sua música preferida no Spotify.

Confira aqui como assistir Youtube com um código na TV.

Como configurar uma Smart TV

Muitas dúvidas podem aparecer ao tentar configurar sua Smart TV para conectar-se à rede Wi-Fi. Cada marca possui uma forma de configuração, por isso, separamos as duas marcas mais famosas para te ajudar.

É importante lembrar para obter um bom sinal, é preciso ter uma conexão de banda larga de qualidade e quanto mais perto da TV estiver o roteador, melhor.

Configurando uma TV Samsung

O padrão de configuração pode alterar de acordo com o modelo mas o passo a passo geral para as TVs Samsung é o mesmo.

Se você está ligando a TV pela primeira vez:

Ao iniciar sua televisão, ela já irá te guiar para se conectar à uma rede Wi-Fi. Para fazer isso, é só selecionar sua rede de internet sem fio, inserir a senha e confirmar.

Vai aparecer em sua tela os termos e condições do Smart Hub. É por meio dele que você acessa os aplicativos da sua TV. Selecione a caixa “I Agree to All” e dê ok.

Se você não configurou a TV na primeira vez ou quer mudar a rede:

  1. Vá em configurações
  2. Clique em “rede”
  3. Selecione “configurações de rede”
  4. Acesse a rede que deseja e insira a senha.

Configurando uma TV LG

  1. Clique no botão de configurações ou home em seu controle remoto
  2. Selecione “ajustes”
  3. Selecione “rede’ → “ligação de rede”
  4. Clique em “iniciar conexão” e dê ok
  5. Acesse a rede que deseja e insira a senha
  6. Clique em “concluído”.

Vale a pena adquiri uma TV com internet?

Sim. Principalmente se você gosta de usar plataformas como Netflix, Spotify e Youtube. As Smart TVs apresentam muitos recursos que facilitam o acesso à essas plataformas, além de grande qualidade de imagem.

A dica é pesquisar antes, seja online ou com os vendedores nas lojas físicas, quais modelos e marcas atendem às suas necessidades.

Você possui uma Smart TV? Quais funcionalidades você mais usa? Conta aqui embaixo!

Posts Relacionados