Minha ConexĂŁo

Smart TV: como escolher a sua?

Na escolha de uma Smart TV de qualidade, Ă© essencial que vocĂȘ conheça o item desejado para que sua compra seja satisfatĂłria. E Ă© isso que chamamos de custo-benefĂ­cio.

Entender as funcionalidades, as diferentes tecnologias e projeçÔes de tendĂȘncias vai te ajudar a fazer um bom negĂłcio.

Veja algumas dĂșvidas comuns e outras que deveriam ser feitas sempre que vamos Ă s compras em busca de uma televisĂŁo inteligente.

Como escolher o tamanho ideal de Smart TV? ?

O tamanho da tela ideal para a sua casa depende especialmente do espaço que vocĂȘ tem disponĂ­vel para que ela seja instalada de forma adequada.

Além disso, é sempre importante observar a que distùncia o espectador estarå da tela. Quanto mais perto, menor deve ser a tela.

Se essa distĂąncia Ă© de 1,8m, por exemplo, o ideal Ă© que o aparelho tenha pelo menos 32’‘. JĂĄ para quem tem uma sala maior e tem entre a TV e o sofĂĄ 3,0m, o mais indicado Ă© que ela tenha pelo menos 55’'.

Uma Smart TV na direita com a tela com vĂĄrias cores, texto ao lado escrito em azul Smart TV: como escolher a sua?

Vale a pena comprar uma Smart TV 4K?

A resposta curta é sim, vale a pena! Na verdade, hoje em dia, é difícil encontrar televisÔes  sem essa tecnologia.

Um ponto positivo Ă© que no Ășltimo ano, os preços se tornaram bastante acessĂ­veis Isso aumentou a procura tambĂ©m pelos aparelhos 4K.

Algo a ser observado, porém, é que a televisão só utilizarå seu potencial 4K se a imagem transmitida estiver com a mesma qualidade.

De toda forma, a maioria dos serviços de streaming jå estão oferecendo essa resolução  aos clientes.

comparar

EstĂĄ com problemas na sua conexĂŁo?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema estå na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Qual a diferença entre SMART TV LED, OLED e QLED?

Outra característica que confunde quem tem menos familiaridade com as televisÔes inteligentes diz respeito à formação da imagem. Ou seja, às tecnologias de LED, OLED e QLED.

A grosso modo, pode se dizer que, nesta mesma ordem, uma é a evolução da outra. E, a grande diferença estå em como as imagens são exibidas na tela.

Enquanto a Smart TV de LED usa um emissor de luz traseira, na OLED os pixels se acendem ao serem estimulados por impulsos elétricos.

NĂŁo Ă© arriscado dizer que as duas  tĂȘm boa qualidade. PorĂ©m, nesse quesito a QLED se destaca. Isso porque sua tecnologia oferece:

  • mais pontos de cor;
  • melhor independĂȘncia da distribuição da luz;
  • melhor contraste;
  • imagens mais realistas e detalhadas.

O que analisar sobre a conectividade da SMART TV?

Um dos principais diferenciais da Smart TV Ă© que ela tem um sistema operacional prĂłprio, como um computador, e se conecta Ă  internet. Ou seja, nĂŁo serĂĄ preciso usar dispositivos como o Chromecast.

PorĂ©m, aqui Ă© preciso se atentar para a velocidade da internet. É importante que ela seja adequada para exibir os conteĂșdos online sem travar.

Outro fator que Ă© muitas vezes ignorado Ă© sua conectividade com outros aparelhos da casa, tal qual o home theater, por exemplo.

Nesse sentido, a regra do “quanto mais melhor’', vale a pena ser aplicada. Prefira aparelhos que tenham pelo menos 3 entradas HDMI e 2 USB.

Esses podem ser fatores de desempate para quem estĂĄ em dĂșvida sobre aparelhos semelhantes.

📌 Aproveite e descubra como conectar sua TV à internet!

E sobre a qualidade do åudio das televisÔes inteligentes?

Muitas vezes pensando exclusivamente na qualidade da imagem, deixamos de lado a qualidade do ĂĄudio na hora de adquirir uma TV nova, mesmo que esse seja um fator muito importante.

Na Smart TV, a qualidade do åudio é medida  em watts. Quanto mais, melhor. Outro fator diferencial pode ser a presença de um sistema de som surround, o mesmo que faz o home theater.

Aproveite e teste a velocidade da sua internet para garantir uma experiĂȘncia ainda melhor com a sua nova televisĂŁo inteligente!

ConteĂșdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges Ă© graduada em RelaçÔes PĂșblicas pela UFMG e pĂłs-graduanda em ExperiĂȘncia do UsuĂĄrio pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteĂșdo hĂĄ mais de 3 anos. Especialista em conteĂșdo no Minha ConexĂŁo, Jessica tem experiĂȘncia na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dĂșvidas dos usuĂĄrios sobre testes de velocidade.

Carregando...