Dicas para melhorar o desempenho dos seus jogos online

Se você gosta de jogos online, provavelmente já se perguntou quais os itens mais essenciais para um bom desempenho nas partidas. E apesar das respostas dependerem também do tipo de game que será jogado, existem algumas características básicas que todo o interessado deve observar.

Neste artigo do Minha Conexão, confira algumas dicas que irão te ajudar a aproveitar o melhor dos jogos online:

Ping

De maneira simples, o ping – também conhecido como latência – é um teste para medir a velocidade da internet entre dois pontos. Dessa forma, o interessante no Ping para jogos é sempre tentar buscar pelo menor valor – o que significa que a conectividade está a melhor possível.

Sendo assim, quanto mais rápida a sua conexão, menor será seu o Ping e, como consequência, melhor irá funcionar os seus jogos online. Por outro lado, se a taxa de Ping for muito alta, irão acontecer travadas durante as partidas, devido à alta latência da troca de dados entre o servidor e o seu computador.

De acordo com especialistas, uma banda larga de 1 ou 2MB de qualidade hoje é suficiente para a maioria dos jogos, até mesmo aqueles em que o dinamismo e a ação estão sempre presentes. No entanto, independente da velocidade de sua internet, é importante que o tempo de Ping esteja abaixo de 50ms (idealmente abaixo de 25ms). Caso contrário você poderá sentir atrasos nas respostas de jogos de ação, por exemplo.

Sempre que possível, conecte-se em servidores de jogos que estejam no Brasil, pois a latência até servidores fora do país será normalmente acima de 100ms, devido à distância entre o servidor e seu computador.

Para testar a Ping entre seu computador e um servidor nos Estados Unidos, por exemplo, vá ao site Minha Conexão e clique em “Servidores”, depois escolha algum servidor nos EUA utilizando para isso o mapa que aparecerá.

Quadros por segundo

Em jogos online que exigem movimentos rápidos, uma taxa de quadros de qualidade se torna fundamental para um bom desempenho. Segundo jogadores experientes, o mínimo recomendado para qualquer game – online ou não – é algo em torno de 30 quadros por segundo, ou frames per second (FPS).

Portanto, se possível invista num computador que apresente boas taxas de FPS ou – caso necessário – desative alguns recursos de qualidade gráfica da sua máquina em prol disso.

Taxa de upload


De maneira simples, a taxa de upload representa a quantidade de informações que sua internet consegue enviar ao servidor. Isso significa que seu computador precisa estar em constante diálogo, enviando e recebendo dados.

Nesse movimento, cada ação realizada no jogo online deve ser enviada ao servidor em pouquíssimo tempo. Dessa forma, se esses dados demoram para chegar no servidor, você provavelmente terá seu desempenho prejudicado.

Por esse motivo, lembre que a taxa de upload deve estar em sintonia com os requisitos mínimos do game que você quer jogar.

Equipamento

Também não esqueça de trabalhar com um equipamento de qualidade na hora de se divertir com os jogos online. Podemos citar, por exemplo, o monitor, que deve contar com uma boa velocidade de resposta e contraste elevado.

Além disso, também trabalhe com um mouse preciso e suave – ele irá deixar seus movimentos mais rápidos e certeiros – e com um teclado de teclas leves – dessa forma, você não irá perder movimentos de atalho.

Velocidade da internet

Por fim e não menos importante, a velocidade da internet cumpre um papel fundamental. Você já fez um teste de velocidade (Speed Test) para verificar se ela de fato funciona bem na sua casa?

Se ficou curioso para realizar uma verificação completa, acesse agora mesmo o Minha Conexão – um portal que conta com a maior rede de provedores associados no Brasil. Além de contar com precisão no resultado, o site ainda salva o relatório dos testes e funciona sem a instalação de nenhum programa ou aplicativo.

Faça agora mesmo o teste de velocidade no Minha Conexão! Clique e descubra.

Posts Relacionados

Veja como diminuir o lag do jogo online

Autor: minhaconexao | 14 de novembro de 2018
Quem gosta de jogos online sabe que uma das coisas que pode estragar toda a diversão é o famoso lag. Para quem não conhece o…