Uma ferramenta para criar música na internet

A cada dia encontramos um novo aplicativo na internet para atender nossas necessidades pessoais, de trabalho e de lazer. Para muitos, a internet é uma ferramenta de trabalho, enquanto que outros a utilizam apenas para aproveitar o tempo e se deliciar com tantas coisas disponíveis.

Uma das ferramentas mais recentes, disponibilizadas pelo Google, é um aplicativo para criação de trilhas sonoras, utilizando o navegador e podendo compor qualquer tipo de música.

É bom saber que se trata de uma ferramenta online, ou seja, você vai criar sem precisar baixar o aplicativo, mas poderá, depois, compartilhar sua criação através das redes sociais ou mesmo usa-la para algum vídeo que tenha produzido.

A interface do aplicativo é bastante intuitiva, não havendo necessidade de conhecer as notas musicais ou teoria sobre música. É uma novidade que integra o conjunto de recursos disponíveis no Chrome Music Lab, um site dedicado ao aprendizado de música.

O Song Maker foi desenvolvido apenas para diversão, não havendo a pretensão de ser uma ferramenta de criação profissional. Através dele, é possível praticar de uma forma bastante divertida todos os fundamentos musicais.

Existem algumas opções mais avançadas no site e, para usa-las, basta configurar um teclado Midi, selecionar alguns instrumentos virtuais, como um piano, cordas, sopro, sintetizador e bateria.

Para quem gosta de música e tem intenção de um dia se tornar um compositor, é uma forma fácil e despretensiosa de começar. Veja como fazer:

  1. Acesse o link do Chrome Music Lab e você vai encontrar, logo de cara, o Song Maker.
  2. Você vai ver uma tela em branco com diversos retângulos. Cada retângulo corresponde a uma nota musical. Você pode criar uma trilha sonora através de cliques nos retângulos, que vão ficando coloridos, ou colocar a criatividade em prática marcando as notas que deseja.
  3. O instrumento musical é a marimba, mas você pode selecionar outro tipo de instrumento.
  4. O ajuste da velocidade da execução da música pode ser feito através do botão deslizante Tempo.
  5. Depois de criada a música, clique no botão Play para executar sua criação e conhecer o resultado.
  6. Se quiser salvar sua composição, clique no botão Save. O áudio será disponibilizado num link ou, se você preferir, poderá compartilhar sua criação nas redes sociais.

A única falha do Song Maker é que, pelo menos por enquanto, o sistema ainda não permite fazer o download da trilha sonora, mesmo depois que você salvar sua criação. Mesmo assim, é um aplicativo bastante interessante, servindo como distração para crianças de todas as idades.

E, se você está sempre conectado à internet, não se esqueça de verificar todos os dias como anda a velocidade de sua conexão. Se tiver problemas, fale com sua operadora, já que você tem um contrato que lhe permite usar a internet com a velocidade contratada.

Posts Relacionados

O upload influência nos jogos online?

Autor: minhaconexao | 25 de maio de 2017
No Brasil, os jogos online são variados e contam com milhões de adeptos. Existem opções para todos os estilos – desde os tradicionais games de…