Transformação digital nas empresas: como colocar em prática?

A transformação digital nas empresas já é uma realidade e termos como business intelligence, internet das coisas, indústria 4.0 e Big Data estão cada vez mais presentes no dia a dia dos negócios.

Podemos afirmar que estamos vivendo essa era! E caso você queira se manter competitivo no mercado é importante acompanhar e se adaptar a essa transformação.

Neste artigo, você fica sabendo mais sobre como implementar a transformação digital na sua empresa! Aproveite também para fazer um teste de velocidade da sua internet após a leitura!

O que é transformação digital?

O termo transformação digital não tem uma abrangência simplificada, como simplesmente incluir e incorporar novas tecnologias. Na verdade, trata-se de um processo profundo de mudança nas operações de uma empresa.

Essa mudança inclui alteração na estrutura das organizações tendo a tecnologia como o seu papel principal.

A medida que sofrem alterações as operações das organizações passam a possuir mais processos digitalizados. A pandemia do novo coronavírus, inclusive, acelerou a transformação digital em muitas empresas.

Por que é importante inserir a transformação digital na sua empresa?

Vivemos em uma realidade em que mudanças acontecem constantemente.

O mercado e até mesmo o ambiente de trabalho vem se tornando muito competitivo. E para não perder espaço por falta de adaptação, é preciso acompanhar esse processo evolutivo.

Então, mais do que nunca, é necessário utilizar os recursos que sua empresa possui ou se necessário fazer aquisição de novos recursos para incorporar essa transformação digital no seu negócio.

Faça uma avaliação do seu negócio

Para começar o processo de implementação tecnológica no seu negócio é necessário avaliar uma mudança estrutural da organização, para inseri-la no universo do digital.

Sendo assim, você deve analisar o seu negócio de forma criteriosa, verificando cada um dos processos.

Reveja seus processos e pense nas novas tecnologias que estão disponíveis no mercado e como você pode inseri-las em cada um desses processos.

Digamos que você chegue à conclusão que  precisa digitalizar a comunicação da sua empresa com os clientes. Um excelente exemplo de tecnologia disponível para esse processo seria a utilização do aplicativo de conversas utilizado mundialmente, o Whatsapp

Com o WhatsApp é possível gerar uma conta comercial com informações do seu negócio, além de contar com um portfólio dos seus produtos. 

 

Altere a cultura da sua empresa

Para inserir a transformação digital no seu negócio é importante uma cultura mais propícia a tecnologias.

Nesse quesito é importante deixar de lado a zona de conforto e realizar uma verdadeira mobilização cultural. 

Estimule o desenvolvimento de habilidades

A transformação digital em empresas só será bem sucedida quando compreendidas as habilidades necessárias para aplicá-las.

Afinal, em alguns casos, o seu negócio pode ser mais tradicional e não estar familiarizado com essa abordagem tecnológica que estamos vivendo.

É por isso que buscar treinamento e qualificação são essenciais para que essas ações sejam realizadas com eficácia.

Planejamento são pontos chave para conquistar essas habilidades. Essa é uma etapa que deve ser vista como um investimento para o seu negócio, por isso dê atenção a ela.

Faça uma avaliação dos processos

Alguns negócios tradicionais que seja mantida essa tradição nos processos do seu negócio. Ou seja, eles são realizados de uma mesma forma há muitos anos.

É por isso é importante avaliar processos e verificar aquilo que pode ser automatizado e incorporado nas novas tendências de tecnologia. 

Por exemplo, se você apresentar o seu produto para cada cliente, uma forma interessante de alterar esse processo seria torná-lo automatizado utilizando e-mail marketing ou publicidade paga em plataformas de redes sociais ou site.

Inicie o processo digital!

A transformação digital altera todos os processos da empresa incluindo o modelo de negócio e a experiência que o cliente tem ao fechar algum negócio com você. Então podemos dizer que automatizar é apenas o ponto inicial a ser dado.

Provavelmente você já tenha visto algum processo que era feito impreterivelmente de forma física ter passado a ser realizado por meio digital.

Um exemplo bem interessante que podemos citar o registro de uma empresa na junta comercial. Anteriormente todo o registro se dava de forma física entretanto os processos sofreram alteração e é possível realizar os totalmente por meio digital. É basicamente assim que se insere em um negócio a transformação digital.

Outro exemplo interessante é a virtualização de serviços como servidores, roteadores bem como manutenção para essas estruturas. 

É possível ter todas essas funcionalidades em nuvem e garantir menores custos e facilidade.

 

Deixe toda a companhia engajada no projeto

Quando falamos em transformação digital é comum associar unicamente a equipe de TI, entretanto, essa revolução não deve ser delegada já que objetivo é percorrer todos os processos. É importante que haja um comprometimento de toda a equipe na elaboração e incorporação desse projeto.

Utilize a inteligência do seu negócio também de forma digitalizada

Era comum associar a tecnologia apenas com com questões relacionadas a:

  • automatização de processos;
  • reduçaõ de erros e custos;
  • registro de informações;
  • organização do processo logístico a empresa.

Porém, a tecnologia pode ser hoje utilizada até mesmo como ferramenta auxiliadora para gestão e realizar a tomada de decisões.

Existem hoje ferramentas capazes de processos grande número de dados tanto interno quanto externos e apresentar uma visão panorâmica e direta das ações necessárias levando em conta cenários e comportamentos do mercado!

Explore ideias

Para inserir a transformação digital no seu negócio é importante experimentar novas ideias.

Veja as inovações que estão disponíveis e podem ser utilizadas por sua empresa e não tenha medo de testá-las! Saia da zona de conforto e confronte-se com novas perspectivas.

*Esse artigo foi produzido em parceria com Wats GP, um portal sobre Whatsapp.

Posts Relacionados

Internet espacial: um projeto ambicioso

Autor: minhaconexao | 22 de maio de 2019
Certamente ainda vamos ouvir falar muito de Elon Musk o empresário responsável pelo desenvolvimento do Falcon Heavy e proprietário da SpaceX. Na semana do carnaval…

Como usar os cupons de desconto na internet

Autor: minhaconexao | 23 de maio de 2019
Para quem costuma fazer compras online, é preciso saber usar os cupons de desconto oferecidos. Esses cupons são oferecidos em sites que apresentam oportunidades de…