Ok Google: tudo que você precisa saber sobre o assistente Google

Assistentes virtuais podem trazer mais praticidade no dia a dia. Afinal, com um simples comando de voz você pode ativar funções, programar alarmes, enviar mensagens e até fazer buscas.

Entre os mais populares está o Ok Google e é esse o tema deste artigo. Confira!

O que é Ok Google?

Ok Google é o sistema de inteligência artificial do Google, que pode ser ativado por voz.

Os comandos são feitos em tons de conversa e respondidos também por voz no assistente.

Seu objetivo é trazer mais praticidade para o usuário que mesmo sem encostar no celular pode propor vários comandos, fazer ligações, enviar mensagens e fazer programações no dispositivo.

Importante ressaltar que, mesmo instalado no celular ou tablet, o assistente só funciona quando o aparelho está conectado à internet.

E por falar em internet, você sabe qual a velocidade da sua? Faça um teste de velocidade rápido e prático para descobrir!

Funções do assistente Google

Cada vez mais o Ok Google contribui em atividades simples do seu dia a dia e a desenvolvedora está sempre em busca de incluir novas funções. 

É bem parecido com o que a Alexa da Amazon pode fazer.

As principais funcionalidades são:

  • Programar alarmes: basta pedir ao assistente que um alarme seja ativado no horário que deseja que a programação seja feita.
  • Fazer ligações: você pode fazer uma chamada identificando o contato da sua lista por meio de voz.
  • Envio de mensagens: seja via SMS ou no WhatsApp Messenger, você pode ditar uma mensagem para o assistente, sinalizando o nome do contato.
  • Traçar rotas: o Ok Google é capaz de ativar o Google Maps para traçar rotas do local em que você está para o destino desejado. Inclusive, funciona enquanto você estiver dirigindo.
  • Buscar comércio na região: você pode perguntar, por exemplo, qual é o supermercado, farmácia ou o comércio que preferir mais próximo de você. O assistente informa qual é e a distância. Você também pode pedir para traçar a rota até o local, se quiser.
  • Programe lembretes: acrescente eventos e lembretes no Google Agenda com o assistente, para nunca esquecer nenhum dos seus compromissos.
  • Ouça músicas: ative os streamings musicais, como o Spotify, já escolhendo a música que você deseja escutar e o assistente irá executar a ação.
  • Busca de vídeos: também é possível pedir para procurar o vídeo de sua preferência no YouTube.
  • Busca no Google: você também pode buscar o que quiser no Google usando o recurso de voz do assistente. Basta, por exemplo, perguntar “o que é…”, “qual é…”, “como fazer…”, etc.
  • Passar o tempo: está entediado? Peça o Ok Google para contar uma piada ou jogar com você, há várias opções disponíveis!

Você também pode fazer perguntas divertidas para a assistente e ela vai te responder de maneira irônica ou com referências inteligentes.

Pergunte, por exemplo, se estamos na Matrix, onde está Papai Noel ou se ela gosta de carnaval! 

Como ativar e desativar o Ok Google?

Confira o passo a passo para ativar o OK Google:

  1. Acesse o App do Google.
  2. No canto inferior direito da tela, clique nos três pontinhos.
  3. Selecione “Configurações”.
  4. Na sequência, escolha “Voz”.
  5. Vai aparecer a opção “Ok Google” e aí basta selecionar “Voice Match”.
  6. Clique em “Acessar com Voice Match”.
  7. Pronto, você ativou a opção de ter o assistente no seu celular ou tablet!

Para desativar, basta seguir o mesmo caminho e desautorizar a opção “Acessar com Voice Match”.

Como configurar Ok Google no celular?

É muito simples configurar o assistente virtual do Google para deixá-lo da maneira como você achar mais prático. 

Para isso, entre em configurações do App do Google e vá em configurações. Você pode alterar os seguintes recursos:

  • Quando utilizar o Ok Google: você pode optar por deixar o assistente em funcionamento em todas as telas do dispositivo, ou não. Inclusive se está dirigindo ou se a tela estiver desligada.
  • Utilizar com tela bloqueada: é possível configurar para desbloquear o celular com voz, uma vez que ele é capaz de reconhecer a sua. No mesmo comando você já faz sua solicitação para o assistente. 
  • Modelo de voz: você ensina como é sua voz mais de uma vez, para captar várias entonações. É possível deletar e gravar de novo, se necessário.

Ok Google só funciona em Android?

Muita gente que tem aparelhos como o iPhone ou Windows se pergunta se pode utilizar o Ok Google.

Isso porque traz certa praticidade, já que boa parte das buscas são feitas pelo site na internet. 

Embora os celulares com sistema iOS já venham com uma assistente própria, a Siri, e Windows com a Cortana, é possível sim aproveitar a ferramenta da Google. 

Para isso, basta ir à sua loja de app diretamente no dispositivo, pesquisar por “Ok, Google” ou “Google assistente” e baixar o aplicativo.

Já nos sistemas Android, o Ok Google já vem instalado no aparelho. O usuário só precisa configurar!

No entanto, vale ressaltar que a compatibilidade é melhor em celulares Android. Isso porque os recursos são interligados, permitindo maior reconhecimento de comandos.

Meu Ok Google não funciona, o que pode ser?

Seja em funcionamento em sistema Android ou iOS, o Ok Google pode apresentar problemas. 

As causas podem ser diversas, mas fizemos uma lista com recursos que podem te ajudar a tornar a experiência com o assistente ainda melhor:

  • Verifique nas configurações se o Ok Google está devidamente ativado (ensinamos em um passo a passo em um tópico anterior!).
  • Confira quais são as configurações do Voice Match.
  • O assistente está sempre em atualização pela Google. Por isso, veja em sua loja de app se há atualizações pendentes.
  • O Ok Google conta com várias alternativas de idiomas, para identificar o que você quer dizer, mantenha o idioma em português nas configurações do assistente.
  • Procure falar pausadamente para que sotaques não interfiram na compreensão do áudio.
  • O modo de economia de bateria do aparelho interfere no funcionamento. Por isso, mantenha essa opção desativada.

Caso nenhuma dessas ações faça com que o Ok Google funcione corretamente, desinstale e instale novamente, configurando o recurso desde o início!

Posts Relacionados

Como assistir futebol ao vivo e online?

Autor: Bianca Leonel | 9 de abril de 2020
São muitos os apaixonados por futebol e é natural que queiram assistir às partidas dos seus times do coração ou aos jogos decisivos de determinados…

O que é CDN?

Autor: minhaconexao | 20 de março de 2020
CDN é abreviação de Content Delivery Network (ou Rede de Distribuição de Conteúdo). É uma rede de servidores que armazenam o conteúdo de outros sites na…