Conheça o navegador Brave, que promete mais privacidade e bloqueio de anúncios

Quem acompanha as novidades tecnológicas já deve ter se deparado com o navegador Brave como opção de browser para o computador e para o celular.

Mas, por que tanta gente está trocando os navegadores convencionais por ele? Quais são seus diferenciais e como ele muda sua experiência de navegação?

Você vai saber tudo isso e muito mais a seguir!

O que é o Navegador Brave?

Desenvolvido pela Brave Software Inc., o Navegador Brave foi lançado em 2016 como mais uma opção de browser para acessar os sites disponíveis na internet. 

No entanto, o Brave só ganhou popularidade e mais usuários a partir de 2018, quando lançou uma versão de teste para que as pessoas pudessem receber por ver anúncios.

Atualmente, são mais de 20 milhões de pessoas que utilizam o Brave. 

Criado com base no Chromium, o código aberto do Google, ele traz funções parecidas com os outros navegadores mais utilizados, como o próprio Chrome, Opera, Edge ou Firefox.

Ou seja, é possível estranhar no começo da transição para o browser, mas não muito.

O que o difere dos outros é que ele de maneira nativa bloqueia os anúncios e traz mais velocidade para a navegação

Disponível gratuitamente, quem quiser pode optar por ver as publicidades disponíveis nos sites e receber por isso, por meio de moedas digitais.

O usuário recebe 70% do valor do anúncio, o que traz um benefício único entre os navegadores disponíveis atualmente.

Quais são os diferenciais do Navegador Brave?

Entre os motivos que cada vez mais usuários estão optando pelo navegador Brave é que ele traz mais velocidade e privacidade em comparação aos concorrentes. 

Mas, esse não são os únicos diferenciais do browser, que ainda permite a monetização de anúncios.

Confira detalhes abaixo!

Privacidade

Os usuários buscam, cada vez mais, por privacidade e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vem para reforçar isso. E essa é a questão principal do Brave. 

O navegador foi criado para que a privacidade do usuário seja preservada.

Você não precisa se preocupar em fazer uma busca na internet apreensivo que dezenas de publicidades com o tema vão te perseguir por dias.

Diferentemente do Chrome, Firefox, Opera ou Edge, o Brave bloqueia rastreadores, scripts e anúncios em seu modo padrão. Essa configuração só muda se você quiser.

Segurança

Com menos scripts e links disponíveis, as chances de vírus ou abertura de portas para hackers são consideravelmente minimizadas.

Afinal, você corre menos risco de clicar em um link duvidoso, já que ele não está exposto a você.

Isso faz com que o Brave seja um navegador mais seguro do que os outros disponíveis no mercado.

Sincronização

Se você está acostumado com a sincronização do Google Chrome ou Firefox, saiba que no Brave essa funcionalidade também está disponível! 

Logins, senhas, páginas salvas, extensões, você sincroniza tudo para que a experiência seja contínua em qualquer dispositivo!

Aliás, a maioria das extensões disponíveis para os outros navegadores também são compatíveis com o Brave.

Monetização

Sim, você leu direito: é possível ganhar dinheiro navegando pelo Brave! Se você não se importa em receber anúncios, você pode ganhar criptomoedas em troca.

Se o usuário concorda com isso, os anúncios passam a aparecer nas páginas que acessar e receber o Basic Attention Token, também chamado de BAT.

Você pode trocar esses BATs por produtos ou serviços em empreendimentos digitais que aceitem a moeda. 

Para isso, você só precisa criar uma conta no Uphold e ativar a monetização nas configurações do Brave. Se preferir, também é possível doar a quantia recebida para sites parceiros.

Velocidade

Quem já experimentou vários navegadores sabe que eles podem impactar sua experiência de velocidade, deixando mais lento ou mais rápido.

Por isso, vale salientar que uma das coisas que mais chama a atenção no Brave é sua velocidade

Os usuários relatam muita rapidez na abertura e carregamento das páginas. A taxa pode ser até oito vezes de maior rapidez.

Mas, por que ele é tão rápido? Simples: sem publicidade há bem menos dados para carregar e isso impacta diretamente no quão rápida uma aba será aberta.

E se você quer saber qual é a velocidade da sua internet, aqui fica uma ótima dica: confira o nosso teste de velocidade gratuito! Demora apenas alguns segundos e você descobre qual é a real velocidade da sua conexão!

Como instalar o Navegador Brave?

Curtiu as funcionalidades do Brave e quer utilizar o navegador? Vamos te ensinar a instalar! 

O download é gratuito e você pode aproveitar o browser tanto no computador quanto no celular. Confira abaixo como fazer a instalação!

Como instalar o Navegador Brave no computador

Instalar o Brave no seu computador não tem mistério. Funciona basicamente como outros navegadores. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o site de download do Brave;
  2. Clique em “Download Brave”;
  3. Após baixar, acesse a sua pasta de downloads;
  4. Clique no instalador do software;
  5. Confirme que você deseja fazer a instalação clicando em “sim”;
  6. O processo de instalação começará automaticamente.

Após ter instalado o Brave, basta clicar em seu ícone sempre que desejar usá-lo para navegar na internet.

Como instalar o Navegador Brave no celular

Também é simples fazer a instalação no seu celular. Veja como proceder:

  1. Acesse a loja de aplicativos do seu aparelho;
  2. Pesquise por “Navegador Brave”;
  3. Clique em “Instalar”;
  4. Aguarde o download e instalação;
  5. Clique em “abrir”;
  6. Pronto, você já pode navegar pelo Brave!

Sempre que quiser acessar o navegador, basta clicar em seu ícone que ele abrirá. Uma dica para facilitar o acesso é criar um atalho para a tela inicial do smartphone.

Como o Brave impacta na navegação?

A navegação pelo Brave impacta positivamente na experiência do usuário. 

Como já explicamos, ele automaticamente bloqueia anúncios de diversas maneiras. Isso faz com que a velocidade do navegador seja mais rápida, proporcionando maior usabilidade. 

Vale ressaltar que não é a internet banda larga que fica mais rápida. Você continua recebendo o mesmo tanto de velocidade que contratou da sua operadora. 

O que muda é que como não há tantos elementos para carregar, o carregamento fica mais rápido.

Além disso, com as propagandas interrompidas, há menos possibilidades de clicar em um link indevido, baixar arquivos nocivos e infestar seu computador com vírus.

Posts Relacionados

Veja como fazer um Teste de Velocidade Oi

Autor: Iuri França | 22 de janeiro de 2021
Para tirar suas dúvidas sobre a velocidade de internet que está recebendo em sua casa, escritório ou smartphone, nós do Minha Conexão desenvolvemos um velocímetro.…