Lata de alumínio melhora o sinal do seu Wi-fi!

É comum muitas residências e até empresas sofrerem com problemas em relação a conexão wi-fi. Para resolver esse mal que muitos sofrem, aparecem algumas soluções que parecem um tanto quanto “estranhas”.

Soluções essas que, por serem simples, algumas pessoas acreditam e fazem o teste, já que são fáceis de fazer e não custam nada.

Certamente você já ouviu falar que, antigamente, as pessoas colocavam esponja de aço, mais conhecida como “bombril”, nas antenas de televisão para fazer com que a imagem ficasse melhor.

Hoje, com a solução da TV digital não existe mais esse problema. Mas existe o problema que para a maioria é considerado muito pior do que quando a imagem da TV falha, que é quando o sinal do wi-fi não funciona bem.

Mas para isso, também descobriram uma solução que é muito barata e simples de fazer, utilizando alumínio próximo ao roteador. Será que funciona tanto quanto o bombril funcionava nas antenas de televisão? Vamos descobrir o que a pesquisa revela!

 

Afinal, funciona mesmo ou não?

Sim, funciona e ainda foi comprovado pelos Cientistas da Universidade de Dartmouth que fica nos Estados Unidos. Para fazer o estudo dessa comprovação, eles usaram como inspiração a famosa “gambiarra” com lata de alumínio em volta da antena do roteador.

Um outro teste que fizeram foi tentar colocar uma lata de alumínio como as de cervejas, sucos e refrigerantes na parte de trás do roteador para que o sinal fosse direcionado para a direção que a pessoa quisesse.

Depois de fazer essa descoberta, com a ajuda de uma impressora com a tecnologia 3D, eles então fizeram um programa que se chama WiPrint e cobriram tudo o que tinha ao redor com papel alumínio.

Além de descobrir que realmente melhora o sinal do wi-fi, descobriram ainda que é possível impedir que esse sinal chegue em lugares que o dono não queira como, por exemplo, a casa dos vizinhos.

Isso é possível fazer utilizando a lata de alumínio como refletor. O sinal expande somente para onde está sendo direcionado, e não para todos os lados.

O professor Xia Zhou da Universidade Dartmouth nos Estados Unidos declarou que com um pequeno investimento de 35 dólares e com a cobertura necessária de alumínio, é possível construir um refletor sem fio sob medida que funciona melhor do que antenas que são muito caras e muitas vezes difíceis de instalar.

Os pesquisadores fizeram o teste em vários modelos de roteadores, o padrão 802.11ac é um deles e o resultado foi um sucesso. Essa solução tem como vantagem uma segurança maior para o sinal.

Além disso, é uma forma muito barata de melhorar o sinal e também de fazer com que pessoas que não entendem muito sobre o assunto consigam arrumar o seu wi-fi de uma forma simples.

Se você quiser tentar essa solução, pode ter certeza que irá funcionar. Assim que fizer, é importante fazer um teste de velocidade para saber se o sinal está realmente melhor.

No site da MinhaConexão é possível utilizar o teste de velocidade, simples e muito fácil de fazer, através do sistema conhecido como speed test.

Posts Relacionados

Novos cabos submarinos melhoram a internet

Autor: minhaconexao | 28 de maio de 2019
É bem possível que você já tenha ouvido falar sobre cabos submarinos de transmissão de dados. Esses cabos fazem parte de uma rede de fibra…