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Como gerar renda extra na internet

O post a seguir foi feito por uma empresa parceira, especialista em marketing digital.

Você sabia que é possível gerar renda extra na internet? Pois é, essa pode ser uma forma acessível e prática de complementar seu salário ou até iniciar seu próprio negócio.

Com o marketing digital as oportunidades para monetizar na internet se potencializaram.  O mais interessante é que, em alguns casos, não é necessário investir nenhum centavo para começar a faturar.

Com esse argumento, até mesmo quem não estava com a ideia em mente para empreender pode começar a reconsiderar a possibilidade, não é mesmo? É claro que existem algumas promessas e ofertas na internet para renda extra que precisam ser avaliadas com cuidado, como também acontece nas relações presenciais.

Mas, no geral, desenvolver uma fonte de renda pode ser muito prazeroso e produtivo, o que acaba criando novas oportunidades de negócio online, inclusive.

Para mostrar que existem possibilidades concretas e atrativas no mercado digital, reunimos neste post alguns formatos reais e lucrativos para melhorar seu faturamento mensal. Acompanhe!

Crie um blog especializado

Existem algumas formas para ganhar dinheiro com a criação de um blog. Uma delas é faturando com o volume de acessos. Também podemos citar e detalhar as seguintes possibilidades.

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Blog de nicho com alto volume de acessos

Blogs sobre maternidade ou esportes radicais, por exemplo, criam conteúdos especializados e que se comunicam com um público muito específico, o que pode atrair o interesse de anunciantes.

Usando técnicas de marketing de conteúdo, Search Engine Optimization (SEO), e demais estratégias para criar postagens ricas para os leitores e corretamente configuradas para terem destaque em mecanismos de buscas como o Google, o volume de acessos torna-se alto e atraente para patrocinadores e marcas das áreas relacionadas.

Assim, contratos para divulgação, patrocínio de páginas dentro do blog e outras modalidades de contratos podem ser negociados.

Com o volume de acessos, um blog também pode faturar com o Google Ads, também chamado de Google Adsense, que, basicamente, usa algumas partes do layout do blog para fazer anúncios de publicidade da sua rede de parceiros. Vale ressaltar que o google ads é diferente de SEO, que consiste em estratégias orgânicas e muitas vezes, de longo prazo.

Quanto maior o volume de exposição, melhor para o proprietário do blog e mais renda é gerada.

Blogs para divulgação de serviços e produtos pessoais (físicos ou virtuais)

Um especialista em contabilidade pode produzir conteúdos de sua área para atrair interessados e, depois de convencê-los da importância de seus serviços por meio de um fluxo de postagens, oferecer consultorias online de seus serviços e orientações.

Com isso, o blog passa a ser uma vitrine de seus serviços. O mesmo pode acontecer para artesãos que queiram divulgar seus produtos e cursos, profissionais que desejam divulgar clube de vantagens, professores que queiram vender aulas online e muito mais.

Criar e gerenciar um blog, no entanto, exige alguns cuidados. Boas práticas para seu sucesso são:

  • escolha um tema ou nicho com o qual tenha familiaridade e interesse. Assim, será possível criar uma autoridade nos conteúdos publicados;
  • tenha uma regularidade nas postagens, afinal, para os leitores voltarem recorrentemente ao blog, precisam saber que ele publica e atualiza constantemente as suas informações;
  • aposte nas estratégias de SEO e marketing de conteúdo, para criar materiais relevantes e que consigam um bom posicionamento nas páginas do Google, pois isso aumenta o número de novos usuários acessando o blog.

Monte uma loja virtual

É possível criar uma loja virtual ou e-commerce em poucos passos e vender produtos físicos ou virtuais. A grande questão está em seu gerenciamento.

Algumas empresas também permitem que as pessoas criem um perfil social em suas lojas e tornem-se revendedores da marca. Assim, é criada uma loja virtual completa, com meios de pagamento e até parcelamento.

No caso das lojas pessoais, questões de logística de envio, gestão de estoque, formas de pagamento e até mesmo emissão de Nota Fiscal devem ser estudadas. Pode parecer um investimento maior, porém, se bem administrado, pode gerar uma boa renda.

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Desenvolva um perfil de influenciador nas redes sociais

A pesquisa Social Media Trends 2019 confirma que a maior dificuldade das empresas nas redes sociais ainda é engajar seu público (69,4% das respondentes).

Isso mostra a importância dos influenciadores digitais nas relações comerciais nos dias de hoje, afinal, eles atraem alguns milhares de pessoas interessadas em suas dicas e lifestyle, mostrando no cotidiano se produtos e serviços funcionam ou não.

É o mesmo princípio dos blogs, que podem ser de nicho ou generalizados, mas a diferença é que usam as redes sociais para a interação e promoção de seus conteúdos. Para gerar renda com o status de influenciador digital, é preciso ter uma estratégia consistente e um bom volume de seguidores reais e ativos.

Ou seja, é preciso trabalhar regularmente para aumentar o público que interage, conhecer as novas regras e tendências das redes sociais, investir em formatos diferentes para seus conteúdos, e muito mais.

O Facebook ainda é a rede social mais utilizada por empresas, mas o Instagram vem expandindo ano a ano sua relevância e utilização de acordo com os dados da pesquisa Social Media Trends 2019, assim como o YouTube, que prioriza os vídeos em seu formato.

Lembrando que os influenciadores podem tanto divulgar marcas de terceiros, como também criar suas próprias linhas e assinaturas, em que também receberão comissões e direitos de imagem.

Um especialista em mercado de capitais pode usar as redes sociais para encontrar sua persona, fazer publicações para engajá-la, e, por fim, apresentar um curso que tenha desenvolvido ou um e-book com conteúdo exclusivo e prático.

Assim, algumas boas práticas são:

  • escolha a rede social com a qual seu público mais se identifique;
  • defina uma identidade para o perfil, incluindo a linguagem e as imagens que serão utilizadas para ilustrar os conteúdos;
  • poste regularmente;
  • aposte em soluções de automação de marketing para atingir um público maior, mas cuidado com ferramentas que prometem expandir o número de seguidores, pois isso pode prejudicar o alcance de suas publicações.

Essa última dica diz respeito à forma como os algoritmos das redes sociais funcionam para colocar o conteúdo dos perfis nas timelines de seus seguidores.

Isso acontece porque, assim como o Google, as redes sociais querem privilegiar a experiência de seus usuários, trazendo conteúdos relevantes, e não apenas anúncios das empresas.

Também quer privilegiar aquelas interações reais, em que o influenciador se comunica diretamente com o público, e não aquelas que são programadas por robôs, por exemplo.

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Venda fotos e designs para bancos de imagens

Um fotógrafo ou designer gráfico pode vender imagens e vetores para empresas especializadas, sites, agências de notícias e bancos de imagens.

É importante dizer que, em alguns casos, o fotógrafo ou designer precisa vender a autoria do trabalho negociado, e ele pode ser utilizado por outros usuários ou pela própria publicação.

A qualidade da máquina não precisa ser profissional para começar a vender as imagens, mas aquelas com melhor acabamento, luz e enquadramento podem ter valores melhores.

Ofereça cursos online

Aprofundando no tema dos produtos digitais, a oferta de cursos online também entra nas possibilidades de fazer renda extra na internet.

Existem algumas plataformas de conhecimento que podem desenvolver toda a tecnologia para o profissional, mas também é possível apostar em soluções com menor investimento e criação caseira.

Afinal de contas, muitos aplicativos e ferramentas atuais garantem uma ótima qualidade de produção e edição de conteúdos em vídeo e texto.

O Ensino a Distância (EAD) está cada vez mais popular, e isso faz com que a oferta e concorrência sejam intensas. Assim, além de escolher o nicho, é preciso criar um conteúdo diferenciado, com estratégias para engajar os alunos e fazer com que eles indiquem para terceiros.

Escolher uma plataforma que tenha credibilidade e tenha capacidade de divulgar os cursos para sua base também pode ser um diferencial.

Por fim, promover a divulgação por outros meios também pode ajudar a ganhar uma renda extra nessa modalidade. Se o empreendedor já tem um blog ou rede social, pode explorar esses canais.

Pedir que parceiros e conhecidos divulguem também pode ajudar, assim como:

  • usar programas de afiliados, em que outros empreendedores divulgarão o curso para obterem comissões sobre as vendas;
  • promover o conteúdo impulsionando publicações nas redes sociais. Nesse caso, para aumentar o nível de divulgação para um grupo bem segmentado.
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Seja um freelancer na internet

A internet também é rica em ofertas para freelancers. É a tendência da Gig Economy, em que a mão de obra é contratada sob demanda.

Existem muitas oportunidades na área de Tecnologia da Informação, como desenvolvimento de aplicativos, mineração de dados e programação, como também para a área do marketing digital. Os profissionais podem atuar como redatores, revisores, diagramadores de e-book, gestores de mídias sociais e muito mais.

Plataformas e marketplaces fazem a ponte da negociação entre empresas interessadas e os profissionais com determinadas habilidades disponíveis no mercado.

A captação de clientes de forma autônoma e por meio de indicações também pode acontecer e, nesse caso, a criação de um portfólio ou blog profissional pode ser um ótimo recurso para profissionalizar a atuação.

Esse mercado tem uma excelente perspectiva e atrai muitos profissionais que veem em sua flexibilidade não só a possibilidade de complementar renda, mas também uma nova área de atuação.

Aposte nos afiliados

É possível trabalhar com o marketing de afiliados mesmo não tendo um blog ou rede social oficial para sua divulgação. Isso porque, ao se filiar, o profissional recebe um código para suas vendas e, todas as vezes que elas são realizadas por eles, sua comissão é contabilizada.

Dessa maneira, ele pode divulgar entre seus amigos, colegas de trabalho e outros grupos de relacionamento, garantindo suas vendas e comissões.

Dica bônus: tenha uma internet boa e de qualidade

Se você quiser gerar renda extra online, a internet vai virar sua principal ferramenta de trabalho. Sendo assim, você precisará de uma conexão boa e com qualidade.

Se você já conta com um serviço, mas não tem certeza se ele te atende bem, faça um teste de velocidade. Caso perceba que o desempenho da sua conexão não está bom, não deixe de comparar os provedores existentes no mercado.

Para isso, confira o ranking dos melhores provedores em velocidade e escolha o que atende melhor suas necessidades.

Seja qual for o método para gerar renda extra pela internet, fica claro que eles podem se complementar, e esse é o poder do marketing digital, afinal, ele é direcionado para o mercado onde os diferentes tipos de clientes se concentram, com uma ótima relação entre investimento e retorno.

Porém, assim como os métodos convencionais para ganhar renda extra, as oportunidades de empreendedorismo digital também exigem dedicação e estudo, ainda que em apenas meio período.

Quer saber mais sobre o mundo do marketing digital e saber como você pode sair na frente da concorrência? Então, não deixe de ler este artigo com as 8 maiores tendências para este ano!

Então, o que achou das dicas para gerar renda extra na internet? Você já faz alguma delas? Conte para a gente!

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

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