Como ganhar dinheiro no Instagram em 5 dicas!

Todos os meses, cerca de 14 mil pessoas pesquisam por formas de fazer uma renda extra no Instagram nos mecanismos de busca. E com razão, já que, de alguns anos para cá, a rede social tem se revelado um importante canal para ganhar dinheiro na internet.

Para se ter uma ideia de seu impacto, uma pesquisa do site Cuponation revelou que, hoje, os brasileiros passam mais de três horas por dia na plataforma. Sendo assim, não há como negar: nosso país ama o Instagram — o que também faz dele uma ótima oportunidade de negócios por aqui.

Mas, afinal, de que forma podemos explorá-lo como fonte de renda? Abaixo, nós te mostramos 5 possibilidades diferentes de fazer isso acontecer. Leia mais!

Como posso ganhar dinheiro no Instagram em 2021?

Existem diferentes formas de ganhar dinheiro no Instagram. Você pode se tornar um influencer, trabalhar com marketing de afiliados e produzir conteúdo como freelancer.

Para isso, inicie seu perfil com uma biografia para Instagram atrativa e transforme seus visitantes em seguidores!

Continue a leitura e saiba mais sobre essas e outras opções!

Se tornando um influenciador digital

Para quem está começando do zero, se transformar em um influenciador digital requer tempo e dedicação.

Isso porque trata-se de um trabalho que exige postagens frequentes e de qualidade, interação com o público, contato com marcas locais e, claro, um bom número de pessoas te acompanhando diariamente.

No entanto, digamos que você já conta com uma grande quantidade de seguidores, atinge um nicho específico sem pretensão e vive tendo seus conteúdos viralizados pelo Instagram.

Daí para se tornar um influencer é um pulo, pois apenas precisará profissionalizar o que já faz.

De toda forma, há inúmeros modos de ganhar dinheiro como um influenciador.

O mais conhecido, por exemplo, é realizando ações de divulgação de um produto ou marca parceira por meio de posts patrocinados.

Normalmente, esse tipo de parceria é bem simples: após fechar um contrato de divulgação, o influenciador apresenta uma proposta, que pode ser uma sequência de stories, vídeo no IGTV ou post no feed falando sobre o produto.

Sua remuneração costuma ocorrer através de comissões de acordo com o volume de vendas ou por um valor único pela publicação.

Sendo um afiliado digital

Outra das principais formas de ganhar dinheiro no Instagram atualmente é trabalhando como afiliado digital.

De forma geral, o afiliado é como um consultor comercial que vende produtos de terceiros em troca de comissões.

Lembrando que ele pode comercializar tanto produtos físicos quanto digitais e realiza o trabalho de divulgação na maioria das vezes 100% através da internet.

Para se tornar um profissional do tipo, você deve pesquisar por empresas e sites que possuem um programa de afiliados.

Então, é só encontrar o produto que mais se encaixa com o seu posicionamento no Instagram e que irá agregar para a sua audiência.

Exemplos de grandes sites para ganhar dinheiro como afiliado são a Hotmart, Eduzz, Monetizze e Braip, que possuem uma série de produtos online e físicos.

Ao acessar alguma dessas plataformas, é bem provável que você encontre mais de um produto que interesse o público que te acompanha.

A partir daí, basta traçar estratégias de divulgação por meio da rede social e atingir todos aqueles que podem se interessar pelo que você vende.

Investindo na gestão de tráfego pago

Se você tem interesse em trabalhar com publicações pagas, talvez a carreira de gestor de tráfego com foco no Instagram seja sua melhor opção.

Tal profissional é responsável por realizar todas as ações pagas de um projeto envolvendo Marketing Digital. Como, por exemplo, anúncios nos stories, posts patrocinados por marcas parceiras, entre outras iniciativas.

No entanto, não é só a execução das ações que fica sob seu comando.

A partir da verba estabelecida para tráfego pago na internet, o gestor é responsável por:

  • Determinar os objetivos da campanha.
  • Definir o orçamento em cada uma delas.
  • Alinhar o uso do texto do anúncio, a imagem ou vídeo e a página de destino.
  • Desenvolver relatórios das campanhas para verificar quais ações estão dando mais resultados para o cliente.

Normalmente o pagamento vem em cima do valor investido em tráfego ou um valor fixo + variável.

Tudo vai depender do nível do seu conhecimento, experiência e resultados.

Atuando como um especialista na rede social

Como já mencionamos antes, o Instagram é uma das mídias sociais mais acessadas do país atualmente.

Fruto disso é a quantidade de pessoas e empresas que vêm utilizando a rede para aumentar a visibilidade e implementar estratégias de relacionamento com suas audiências.

Contudo, como todas as plataformas que dispõe de algoritmo e recebem atualizações constantes, é necessário que haja um especialista em gestão de redes sociais para acompanhar:

  • Tendências nas redes sociais
  • Principais tipos de conteúdo
  • Campanhas de Tráfego
  • Novas estratégias para atrair seguidores e possíveis compradores de uma marca.

Faria sentido por aí?

Se dedicando à produção de conteúdo freelance

Mais uma vez, engana-se quem pensa que produzir conteúdos para o Instagram significa viver de selfies e vídeos do próprio dia a dia.

Afinal, você pode simplesmente fazer da rede uma vitrine para oferecer serviços a outras pessoas.

Exemplos de serviços que você pode oferecer são:

  • Criação de imagens para posts
  • Animações diversas
  • Edição de fotos.

Caso seja um fotógrafo ou designer, vale mostrar alguns projetos no seu próprio perfil. Algumas ideias de conteúdo são:

  • Compartilhar registros do resultado final.
  • Publicar feedbacks de clientes.
  • Esclarecer como você pode ajudar outras pessoas que lhe contratarem.

Temos certeza de que essa será uma ótima porta de entrada para mais pessoas conhecerem seu trabalho. E, claro, se tornarem novos clientes em pouco tempo!

Algumas dicas para turbinar seu perfil a atingir mais seguidores organicamente:

  • Tenha uma biografia bem montada e que revele exatamente o que você faz. Se conseguir incluir algum resultado na bio, melhor ainda.
  • Crie uma hashtag própria para que amigos e clientes o marquem e ajudem a propagar seu nome na rede social.
  • Mantenha conteúdos relevantes com frequência por meio de posts do feed, IGTV, fazer lives criativas e stories. Explore todas as potencialidades da rede!

E então, o que achou das nossas dicas? Já tem conseguido utilizar o Instagram para fins profissionais por aí? Conte para a gente!

*Esse artigo foi produzido em parceria com o Blog Nucleo Expert – Alex Vargas

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