Você sabe como funciona a Netflix? Aprenda tudo sobre a plataforma!

A Netflix é um dos serviços de streaming que mais tem crescido nos últimos anos. Além de oferecer grandes títulos do cinema e da TV, a empresa tem investido bastante em conteúdos de produção própria que têm agradado bastante o público.

Mas você sabe como funciona a Netflix, quais os preços de seus pacotes e quais as vantagens e desvantagens de ser um assinante?

Confira esse artigo onde vamos te explicar tudo sobre a plataforma!

Como surgiu a Netflix

A Netflix surgiu nos Estados Unidos, em 1997, como um serviço de entrega de DVD pelo correios. Com o tempo, a empresa notou uma tendência do mercado ao serviço de streaming.

O novo modelo de negócio começou em 2007 nos EUA e em 2010 no Canadá. Hoje, a empresa atua distribuindo conteúdo em mais 190 países ao redor do mundo.

Inicialmente, a Netflix apenas oferecia filmes, documentários e séries feitas por alguns estúdios parceiros da companhia. No entanto, em 2013, ela lançou sua primeira produção original, a série de política House of Cards.

Um de seus diferenciais é que a empresa oferece planos e catálogos diferentes para cada país, na tentativa de promover serviços mais direcionados e personalizados.

Como funciona a Netflix

Como falamos, a Netflix é um serviço de streaming. Isso significa que você escolhe o que deseja ver e pode assistir quando quiser.

A maioria dos conteúdos são assistidos de forma online, por isso, quanto melhor for sua conexão de banda larga, melhor o sinal de internet para usar a plataforma sem o vídeo travar.

No entanto, você tem a opção de fazer download de sua série para ver offline, por exemplo. Falaremos disso mais adiante.

Vantagens e desvantagens da Netflix

Uma principais vantagens da Netflix é a possibilidade de ter acesso a diversos conteúdos pagando uma só taxa mensal, que é um preço abaixo de alguns pacotes canais de filmes da TV por assinatura, como a HBO.

Além disso, a funcionalidade de baixar os títulos e assistir de forma offline significa poder levar seus filmes e séries preferidas para onde você quiser.

As produções originais da plataforma apresentam grande diversidade, agradando a públicos diferentes e é um outro diferencial da Netflix.

Uma das desvantagens é o fato de que a plataforma não oferece muitas opções de filmes blockbuster recém-lançados e seu catálogo é renovado constantemente, o que significa que nem sempre você terá aquele título disponível para poder assistir.

Quanto custa por mês assinar à Netflix?

A Netflix oferece hoje 3 tipos de planos no Brasil. As diferenças entre esses planos são quantas pessoas poderão acessar à plataforma ao mesmo tempo e a qualidade da definição do vídeo: padrão (SD), alta definição (HD) e ultra-alta definição (Ultra HD).

Os planos são pagos mensalmente, com taxas a partir de R$ 19,90.

  • Plano básico: plano de 1 tela SD (somente é possível assistir em 1 aparelho de cada vez)
  • Plano padrão: plano de 2 telas HD (é possível assistir em 2 aparelhos simultaneamente)
  • Plano premium: plano de 4 telas HD/Ultra HD 4K (assista em até 4 aparelhos simultaneamente).

Como é feita a cobrança da mensalidade?

Ao fazer sua assinatura, você irá registrar uma forma de pagamento e o valor mensal será cobrado nele todo os meses, até que você cancele. As formas de pagamento podem ser consultadas no site da empresa.

O dia da cobrança será o mesmo dia da sua inscrição. Se você assinou no dia 5, por exemplo, a cada dia 5 a mensalidade será cobrada.

O cancelamento não tem taxa e pode ser feito a qualquer momento.

O 1º mês grátis da Netflix

A Netflix oferece um mês gratuito para todos que assinam ou desejam experimentar a plataforma.

Se você gostar, não é preciso fazer nada: a taxa mensal será cobrada automaticamente. Caso não queira mais assinar a Netflix, é só cancelar antes do dia da renovação (que é o mesmo dia da sua inscrição).

Quanto de internet a Netflix consome do meu pacote de dados?

Se você assiste a Netflix em seu celular, o uso de dados pode ser uma preocupação, afinal de contas, você não quer gastar toda sua internet com a assistindo filme.

Ao assistir aos conteúdos, você usa cerca de 1 GB de dados por hora em cada transmissão de vídeos com definição padrão e até 3 GB por hora em cada vídeo de alta definição.

Caso você queira diminuir o uso de dados, é possível. No site da empresa, eles explicam melhor como essa configuração funciona.

Por ser uma plataforma de streaming, a Netflix demanda uma internet de, no mínimo, 1,5Mpbs. No entanto, como falamos acima, cada plano tem uma qualidade de vídeo diferente, por isso, cada um demanda uma velocidade diferente.

Confira neste artigo mais detalhes sobre qual deve ser a velocidade de sua internet para que você possa usufruir da plataforma sem que o vídeo trave.

Baixando conteúdos da Netflix

Um dos principais recursos que a plataforma oferece é a possibilidade de baixar títulos para poder assistir offline.

Essa opção é ótima para quem gosta de acompanhar suas séries diariamente e quer ver seus episódios no ônibus ou em algum tempo livre, por exemplo e deseja economizar internet.

O download dos conteúdos pode ser feito por dispositivos móveis com sistemas iOS e Android e computadores e tablets com Windows 10. Basta ter o aplicativo instalado no seu celular.

Fazendo download de títulos na plataforma

É preciso verificar se o conteúdo em questão está disponível para download, já que nem todos estão. Caso esteja, é só seguir o passo a passo:

  1. Selecione o título que deseja baixar.
  2. Na página de descrição, toque no ícone de download.
  3. Para séries, o ícone será exibido ao lado de cada episódio disponível.
  4. Após o término do download, você poderá acessar o conteúdo na seção “Meus downloads” do aplicativo.

A Netflix permite a possibilidade de armazenar até 100 títulos em seu dispositivo.

Após assistir, se você desejar, existe a opção de deletar a aquele episódio ou filme. Essa alternativa é indicada principalmente para quem não tem muito espaço de armazenamento do celular.

Títulos disponíveis no catálogo da Netflix

A Netflix possui parceria com diversos estúdios e, por isso, disponibiliza vários títulos premiados de filmes, séries, documentários e até desenhos infantis.

Além disso, ela investe (bastante) em produções originais e o público tem gostado. Séries como Stranger Things e Black Mirror foram um sucesso de audiência e renderam, inclusive, indicações ao Emmy de 2018.

O catálogo da Netflix varia de acordo com o país e pode ser alterado com o tempo. Os critérios para a escolha dos conteúdos, de acordo com a empresa, são:

  • Empresa que detém os direitos exclusivos do conteúdo no momento.
  • Os direitos de transmissão estarem à venda pelo fornecedor do conteúdo.
  • Popularidade, custo, sazonalidade ou outros fatores ou disponibilidades locais.

Como funciona a seção “recomendações para você” da Netflix

A empresa usa de diversas métricas, como as avaliações, percentual de um episódio assistido e tipos de gênero e idiomas mais assistidos por você para constantemente recomendar títulos que podem ser de seu interesse.

A Netflix garante proteger essas informações e usá-las apenas para aprimorar seu catálogo e os conteúdos recomendados.

Quais os dispositivos compatíveis com a Netflix

A Netflix pode ser assistida em qualquer aparelho que tenha acesso à internet e seja compatível com o software, como Smart TVs, videogames, aparelhos de transmissão online, decodificadores, smartphones ou tablets.

A Netflix funciona em TVs normais?

Se você possui uma TV regular, sem ser Smart, não é possível acessar à plataforma sem algum dispositivo intermediando, como um videogame ou aparelhos de transmissão online.

No entanto, o mercado hoje está de repleto de Smart TVs, muitas que possuem, inclusive, o botão do Netflix já em seu controle remoto.

Pergunte ao vendedor da loja antes de fazer sua compra se o aparelho em questão é compatível com a plataforma.

Assinando a Netflix

Para assinar a Netflix, é bem simples. Lembrando que o primeiro mês é gratuito para todos os assinantes.

  • Escolha qual será seu plano de assinatura.
  • Crie uma conta usando seu email e definindo uma senha.
  • Escolha sua forma de pagamento (cartão de crédito, débito ou pré-pago, débito em conta, cartão presente da Netflix e Itunes)
  • Pronto!

Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento, sem taxas de cancelamento. Para isso, é só acessar o site da Netflix.

Se você cancelar o serviço antes do final do período de faturamento, você continua tendo acesso à plataforma até que este período termine.

Isso acontece quando, por exemplo, você cancela a assinatura no dia 3, mas sua renovação mensal é no dia 30. Sendo assim você terá acesso até o dia 30 daquele mês.

Caso queira voltar para a plataforma depois, é só reativar sua conta.

E você, é assinante da Netflix? Conta pra gente o que acha da plataforma!

Posts Relacionados