Como a tecnologia pode influenciar o futuro do e-commerce?

Nos últimos meses, as compras pela internet ganharam mais força do que nunca. E, certamente, este período difícil fará com que mais pessoas façam tudo no conforto de suas casas.

Quem trabalha com tecnologia sabe disso e está sempre em busca de tendências para otimizar essa interação e a experiência do cliente. Por isso, a realidade virtual (RV), a inteligência artificial e o machine learning fazem parte desse novo cenário.

Se você vende seus produtos na internet, não pode ficar de fora das novidades tecnológicas. E precisa oferecer inovações a fim de facilitar e melhorar a experiência do cliente no seu e-commerce.

Veja a seguir algumas das tecnologias que influenciam no futuro do e-commerce e saiba por que você deve implantar na sua loja.

Chatbots 

A automatização do atendimento já é uma realidade. Ela vem sendo usada por grandes marcas para um atendimento ágil e de qualidade.

Através dos chatbots os clientes conseguem tirar suas dúvidas de forma rápida e fácil, mas sem deixar a naturalidade e personalização de lado.

Pedidos por voz

A comunicação por inteligência artificial baseada em pesquisa por voz está cada vez mais presente. Um exemplo disso é o assistente pessoal do Google e a Siri, da Apple.

A assistência por voz também está ganhando espaço no futuro do e-commerce. Nos Estados Unidos, empresas como o Uber e a rede Domino’s já aceitam pedidos por comando de voz. 

No Brasil, essa tecnologia ainda está sendo implementada. Mas espera-se que em breve esteja disponível.

Os pedidos por voz trarão agilidade e facilidade na hora da compra, principalmente em datas comerciais, onde o volume de vendas é muito grande.

Essa tecnologia ajudará tanto os consumidores, por conta da agilidade, quanto os vendedores, que não poderão aumentar suas vendas.

M-commerce

O mobile commerce ou m-commerce é um termo para designar a utilização de dispositivos móveis, seja smartphones ou tablets, para realização de transações comerciais de bens e serviços on-line.

É muito difícil encontrar alguém que não tenha um smartphone. Com o poder de compra na palma da mão, cada vez mais os consumidores estão optando por fazer suas compras por meio desses aparelhos.

O estudo feito pelo Panorama Mobile Time e Opinion Box – Comércio móvel no Brasil realizado em setembro de 2019, confirma essa tendência.

Nele, 73% dos consumidores declaram que preferem comprar pelo celular e apenas 27% optaram por usar o computador.

Grandes empresas e marketplaces já entenderam essa tendência e buscam melhorar a experiência de consumo de seus clientes ao aprimorar a navegação em dispositivos móveis.

Alguns, inclusive, já possuem seu próprio aplicativo, como o caso da Magazine Luiza, Americanas, Submarino, entre outros.

  • Aproveite para comparar os planos de celular disponíveis na sua região:

Blockchain

A tecnologia de blockchain é uma aliada importante das operações de e-commerce. Ela irá trazer mais segurança ao fazer uma compra online.

Essa é uma novidade tecnológica para o futuro do e-commerce que vem sendo muito trabalhada nos últimos anos. E já temos sucesso em suas aplicações. 

Além de tornar o ambiente digital mais seguro, dificultando para que os criminosos encontrarem caminhos de burlá-lo, o blockchain pode aumentar a eficiência nas transações, diminuindo custos e o tempo.

Omnichannel

Omnichannel é uma estratégia que interliga todos os canais de comunicação com o objetivo de estreitar a relação com o consumidor e atendê-lo onde ele estiver. 

Essa é uma forma de melhorar a experiência do cliente, garantindo que ele consiga chegar até o seu e-commerce por meio de diversos caminhos.

Automatização de processos no futuro do e-commerce

A automatização consiste em usar a tecnologia e a integração de sistemas e dados para otimizar os processos e melhorar o controle das atividades.

Ele pode ser usado tanto para a substituição de atividades manuais, quanto para reduzir atividades repetitivas e monitorar em tempo real os diferentes setores e dados da empresa.

A integração do e-commerce com sistema ERP ou software de gestão empresarial facilita o controle de todos os processos em um único lugar.

Dessa forma, os dados são sincronizados em tempo real, evitando erros e otimizando a gestão financeira, planejamento de compras, estoque, vendas, além da emissão de nota fiscal, logística e pós-venda.

Essa integração e-commerce ERP também ajuda a coletar dados dos clientes, seu histórico de compras, produtos mais vendidos, entre outros dados que facilitam a criação de campanhas personalizadas. 

A automatização de processos com um sistema ERP fornece informações reais da empresa, que auxiliam nas tomadas de decisões mais assertivas pelos gestores, possibilitando que a loja cresça e ganhe mais espaço.

Essas são apenas algumas tendências de como a tecnologia pode influenciar no futuro do e-commerce. Será que seu mercado digital está preparada para essas e outras novidades?

Chegou a hora de fazer uma avaliação na sua loja virtual e ver onde pode melhorar e tornar a navegação mais fácil, segura e atraente.

Não se esqueça de dar uma atenção especial para a gestão e todos os processos que envolvem a manutenção de um e-commerce e boas vendas.

*Esse artigo foi produzido em parceria com GestãoClick.

Posts Relacionados